Texto escrito por Beto Trajano: Hoje não foi o dia de salvação de Marion. Aquela tão sonhada etapa final da entrevista, do tão esperado emprego, foi como um tiro no alvo reverso. Nota Zero. A esperança de conquistar Brunele também foi para as cucuias nos planos de Gildeão. E, desconcertado, Alencar acabou reprovado no exame… Continuar lendo Recado aos donos de pets egoístas e irresponsáveis
Categoria: Divagações
Pensamentos ao léo, que não são nem crônica, nem noticiário, nem poema, nem, necessariamente, memória… Aquilo que mais faço, quase sempre: divago.
O que Rubem Alves diria sobre a crise política do Brasil
Já falei aqui, e mais de uma vez, sobre o ótimo livro “Ostra Feliz Não Faz Pérola”, do Rubem Alves. Este livro tem uma parte apenas sobre Política. Nestes tempos de política tão conturbada no Brasil, recorri de novo às reflexões do sábio escritor. Compartilho, abaixo, seis trechinhos que me chamaram a atenção:
15 textos sobre o caos político das últimas semanas
Os acontecimentos no país andam tão turbulentos que é difícil tecer qualquer comentário ou análise sobre tudo isso. Num dia, uma revista divulga vazamento de uma delação que ainda nem havia sido homologada, implicando, ainda que sem provas, Dilma e Lula em esquema de corrupção. No dia seguinte, o ex-presidente é levado à força para depor.… Continuar lendo 15 textos sobre o caos político das últimas semanas
Pelo fim da autocensura nos blogs e redes sociais
Saiu a segunda edição da revista “Pauta“, feita pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Na primeira edição, eu tinha sugerido a leitura do texto escrito pelo meu pai sobre ser chefe. Desta vez, reproduzo o texto que escrevi lá, porque falo sobre um tema caro a este blog: a censura. Mais especificamente sobre… Continuar lendo Pelo fim da autocensura nos blogs e redes sociais
Azuis X Verdes: uma alegoria do fanatismo no Brasil de hoje
O penúltimo livro que li foi o excelente “Doce Quinta-feira”, de um dos meus autores favoritos do universo, o John Steinbeck. O livro é continuação de “A Rua das Ilusões Perdidas”, de que já falei aqui no blog. A história se passa alguns anos depois, então alguns dos personagens já morreram ou não moram mais… Continuar lendo Azuis X Verdes: uma alegoria do fanatismo no Brasil de hoje
Um ano para ficar na memória
Texto escrito por José de Souza Castro: Há dois dias li na “Folha de S. Paulo” artigo de Jairo Marques, um jornalista cadeirante, que me fez pensar. “Por todos os lados”, diz ele, “tenho escutado em coro ‘Acaaaaba, 2015’, o ano mais terrível de todos, o ano das desgraceiras nas mais diversas áreas, o ano… Continuar lendo Um ano para ficar na memória