Grafite em BH

ATENÇÃO, LEITORES: EU NÃO FAÇO GRAFITES, APENAS FOTOGRAFO ALGUNS QUE ENCONTRO PELAS RUAS DA CIDADE!!!


Foi-se o tempo em que o grafite era visto com olhos tortos, como se fosse uma pichação. Basta ver como artistas como Os Gêmeos são disputados a tapa (e a grandes fortunas) em exposições mundo afora. Ou ver a idolatria que existe acerca do misterioso Banksy, de que já falei aqui no blog. Em São Paulo, existe o Beco do Batman, com muros totalmente forrados de grafite, que atrai turistas do mundo inteiro. E a Red Bull resolveu adotar o projeto Street Art View, um gigantesco mapa mundial com fotos e localização de grafites ao redor do planeta.

Em Beagá, já temos nossos grafiteiros renomados, inclusive fora do país. É o caso do Davi de Melo Santos. Outra que está espalhando sua arte pelas ruas da cidade é a Maria Raquel Bolinho, autora dos simpáticos cupcakes que estão em vários muros da capital. Também temos os palhacinhos de Zack, a arte de Hyper, do Thiago Alvim, do Baba Jung e a das Minas de Minas, quatro mulheres que fazem grafite na capital mineira. Esses são alguns dos grafiteiros que estão fazendo um belo trabalho hoje na cidade, que teve como grande incentivador da técnica o artista plástico Rui Santana, que morreu em 2008, aos 48 anos, e idealizou a primeira Bienal Internacional do Grafite, naquele mesmo ano.

Nesta página, que será sempre atualizada com frequência, você vai encontrar grafites que fotografei nos muros da cidade. Também colocarei por aqui as contribuições enviadas pelos leitores deste blog: só peço que sempre venham com localização exata (dentro de Belo Horizonte) e com o nome do grafiteiro, para que catálogo seja o mais completo possível, daqui a alguns meses. Algumas imagens abaixo ainda estão sem autoria: se você souber quem é o artista, por favor, me avise nos comentários!

Por enquanto, tenho representantes das seguintes regiões da cidade: centro-sul (Funcionários, Savassi, São Pedro, Serra, Cruzeiro, Mangabeiras, Centro, Morro do Papagaio), leste (Santa Efigênia, Pompeia, Santa Tereza, Floresta, Horto, Sagrada Família, Santa Inês), oeste (Barroca, Prado, Estrela Dalva), norte (Jardim Guanabara), nordeste (Fernão Dias) e noroeste (Santo André). Também tenho um na Cidade Industrial, em Contagem. Falta só do Barreiro, Venda Nova e Pampulha, mas logo esta lacuna será preenchida!

Minha ideia é tornar esta página uma grande galeria de grafites, só produzidos em Belo Horizonte, em várias regiões da cidade. Ajudem! 😉

Clique em alguma imagem para ver todas as 173 em tamanho real:

 

Contribuições enviadas ao blog (clique sobre a imagem para ver todas as 60 em tamanho real):

 

Veja grafites fotografados há mais tempo por Guilherme Ávila em instagram.com/guilherme_avila, com a hashtag #graffiti.

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

Anúncios

34 comentários sobre “Grafite em BH

  1. Olá! Tenho uma fábrica de calçados e bolsas femininas e meu galpão deve ter uns 80m2 de parede. Venho observando grafites pela cidade e acabei ficando interessado em gravitar o meu negócio. Vc tem alguma dica ou ajuda? Obrigado

    Curtir

  2. Super interessante seu blog e esse post!
    Acho que o grafite é visto ainda com muito preconceito. Sou louca pra fazer um na parede de casa… fico estudando essa ideia!

    Curte Bh? Vem dar uma olhada e opinar nas dicas que colocamos lá.
    Um abraço!

    Curtir

  3. Olá Cristina e leitores do Blog, meu nome é Douglas Gott e meu apelido é Jony C. sou artista plástico e graffiteiro. Bom falando por mim, o graffiti por se tratar de arte urbana é qualquer tipo de arte figurativa que interaja com a rua, foi criada com a intenção de protesto e evolui desde então. Qualquer intervenção não autorizada é considerada crime os estilos são variados e não existe uma regra. Qualquer dúvida estou a disposição, meu nome é também meu facebook. Parabéns pelo belíssimo blog!

    Curtir

    • Obrigada pelo comentário, Douglas! Você é de BH mesmo? Se quiser deixar mais contatos comigo, por email (pode deixar como comentário e eu não aprovo, para não te expor), será ótimo, porque toda semana recebo um email de algum leitor que quer contratar o trabalho de um grafiteiro 🙂 abração e volte sempre!

      Curtir

  4. Olá , tudo bem, Será que alguém pode me ajudar? Tenho um trabalho de escola valendo 10 pontos e tenho que entrevistar um GRAFITEIRO, interessado me avisa ou se conhecer alguém pra me indicar já vou ficar grata, ah e belo trabalho Ameeei, parabéns !

    Curtir

  5. Ola, boa tarde.
    Tenho uma parede onde abrirei um petshop. Uma fachada de uns 90 m quadrados.
    Alguem com uma ideia boa? Preciso de ajuda.
    Obrigado

    Curtir

  6. Olá, parabéns pelo blog. Então, eu estou interessado em grafitar as paredes de um bar/garagem, gostaria de uma indicação de um artista de qualidade para contrato imediato. Desde já agradeço, favor entrar em contato 31 86640352.

    Curtir

  7. Oi Pessoal, sou vendedor em uma loja de tintas na Avenida Dom Pedro II e vendo aqui o spray da marca Colorgin da linha Arte Urbana que é um produto especial para grafiteiros. Quem se interessar o meu telefone é (31) 3411-6199 (Paulo Alves)

    Curtir

  8. Olá boa noite, gostaria de alguns telefones de grafiteiros , estou precisando pois quero fazer umas imagens de futvolei na parede próximo a uma quadra.
    AGRADO RETORNO DESDE JÁ AGRADEÇO

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s