13 desenhos animados lindos e educativos para crianças de 0 a 2 anos

A quem interessar possa: aquele vício que meu filho parecia ter em relação à Galinha Pintadinha não durou nem 1 mês. Isso mesmo: um mês! Hoje ele não só não é mais fissurado na galinha como não quer vê-la nem pintada em sua frente. Aquela minha preocupação entrou no topo da lista de dilemas inúteis que a gente enfrenta na maternidade, hehehe. Desde então, o desenho que ele mais quer assistir (e de que, aliás, sempre gostou), é o russo “Masha e o Urso”. Ele chega da escolinha já pedindo: “Urso! Urso!”. Quanto tempo durará esta nova moda? Outro mês? E depois, que virá? Peppa tem alta cotação na bolsa de valores aqui em casa! 😀

Bom, dado que mandei para as cucuias a recomendação das cartilhas de especialistas de alienar completamente meu filho das telas, telinhas e telonas antes dos 2 anos, e que isso já se tornou uma realidade inexorável aqui em casa, resolvi compartilhar com vocês aqueles desenhos que achei mais legais e que o Luiz também gostou de assistir em algum momento (nem que fosse por um mês apenas). Desenhos que acho que acrescentam algo de positivo, não apenas hipnotizam. Não vou colocar nem Galinha Pintadinha na lista nem aqueles desenhos que sei que são legais, beleza, mas que ainda não atraíram meu pimpolho de 1 ano e 7 meses (tipo Beat Bugs e Show da Luna). Mais tarde, se for o caso, repito a lista para uma faixa etária mais ampla 😉

Aí vai:

Mundo Bita
País de origem:
Brasil (Recife)
Onde passa: Discovery Kids, Netflix e Youtube
Por que recomendo: esse foi o desenho que mais encantou o Luiz por mais tempo, desde que ele era bem pequeno, com menos de 1 ano de idade. São clipes musicais, com ilustrações muito bonitas e coloridas, letras bem elaboradas e mensagens positivas e educativas ou simplesmente divertidas sobre o dia a dia, o corpo humano, os animais e as brincadeiras. Não tem história, são apenas clipes curtinhos com músicas, para essa fase em que os pequenos se interessam mais pelas trilhas do que pelas histórias. Luiz já dançou muito ao som de “Festa na Lagoa” e outras canções do Mundo Bita!

Masha e o Urso
País de origem:
Rússia
Onde passa: Boomerang, Cartoon, Netflix
Por que recomendo: baseado no conto de fadas de Cachinhos Dourados, essa animação russa é cheia de mágica, aventuras e é praticamente sem falas, com lindíssima trilha sonora de orquestra. Masha é muito levada e sei que haverá um grupo dizendo que ela ensina maus hábitos aos nossos filhos etc, mas ela também tem um carinho imenso pelo urso, que representa uma figura paternal na vida da garotinha minúscula, e a ternura e afeto entre os dois é comovente. Nós, pais, nos identificamos muito com o urso algumas vezes, como nas horas em que ele só quer um pouquinho de sossego com o jogo de damas ou na pescaria, rs. Luiz sempre gostou de assistir, mas, de um mês para cá, passou a adorar esse desenho e até a gargalhar das cenas!

Dinotrem
País de origem: Singapura
Onde passa: Boomerang e Netflix (Dinosaur Train)
Por que recomendo: desenho muito fofo que mostra as aventuras de uma família de pteranodontes com um filho adotivo que é tiranossauro. Eles andam no Dinotrem, onde conhecem outras espécies de dinossauros, inclusive nos ares, debaixo das águas do mar e atravessando túneis do tempo. Não tem trilha sonora e as histórias, bastante educativas, devem ser de difícil compreensão pelo Luiz, mas ele gostou de assistir por um tempo, no café da manhã. Imagino que vá gostar muito mais quando tiver naquela fase das crianças de amar dinossauros, lá pelos 5 anos, né!

Meu Amigãozão
País de origem: Brasil e Canadá
Onde passa: Discovery Kids e TV Brasil
Por que recomendo: assim como Dinotrem, não tem trilha sonora e conta uma historinha, geralmente com algum aprendizado do trio Yuri, Lili e Matt, que têm 5 anos de idade. Mas é um desenho muito lindo e também cheio de mágica e imaginação. Luiz gostou de ver um pouquinho e tenho esperança de que volte a gostar quando tiver com seus 4 a 5 anos.

Backyardigans
País de origem: EUA
Onde passa: Discovery Kids, Netflix e acho que em vários canais abertos
Por que recomendo: além de ter historinha, esse desenho é lotado de músicas, cantadas pela própria trupe de personagens, que ainda por cima fazem coreografias para acompanhar! Eu acho meio chatinho, porque essas canções são enoooormes, mas Luiz chegou a gostar por um tempo e os desenhos são muito bonitinhos.

Charlie e Lola
País de Origem: Inglaterra
Onde passa: Discovery Kids e Netflix
Por que recomendo: desenho muito bonitinho mostrando o relacionamento do irmão de 7 anos com a irmãzinha de 3 e os aprendizados dos dois no dia a dia. Que bom seria se todos os irmãos fossem assim, tão companheiros! Luiz gosta de ver de vez em quando.

Floogals
País de origem: EUA
Onde passa: Discovery Kids
Por que recomendo: o roteiro é muuuuito legal! Mostra três E.T.s que se disfarçam de brinquedos e exploram o Planeta Terra a partir das descobertas que fazem na casa de uma família. Só que as curiosidades e encantamentos que eles têm se parecem muito com o que as crianças pequenas também têm. O que é um guarda-chuva, afinal? Para que serve? Os pequetitos se perguntam isso também, não é? Os Floogals são como crianças bem pequenas descobrindo o mundo pela primeira vez, com olhos virgens. Luiz gostou de ver por muito tempo, mesmo não tendo músicas!

Palavra Cantada
País de Origem: Brasil
Onde passa: Netflix, Youtube, DVDs
Por que recomendo: as letras de Paulo Tatit e Sandra Peres dispensam maiores apresentações, mas o Luiz nunca gostou de ver os dois tocando, ao vivo e tal. Dia desses, apresentei a animação que a dupla lançou no ano passado, Pauleco e Sandreca, que tem 10 clipes musicais lindinhos demais, e aí sim o Luiz curtiu e até dançou! As músicas e letras continuam excelentes, mas agora ilustradas com desenhos! Além de ter clássicos do Palavra Cantada, como a música “Rato”, tem também “Leãozinho”, de Caetano Veloso, e “O Vira”, que ficou famosa com os Secos e Molhados.

Little Baby Bum
País de origem: Inglaterra
Onde passa: Netflix, Youtube
Por que recomendo: é o que tem conteúdo mais explicitamente educativo, dentre todos que citei. Tem a musiquinha para ensinar a guardar os brinquedos na caixa, outra pra escovar os dentes, outra pra mostrar a diferença das formas e cores, e assim por diante. O desenho é fofo, mas acho as músicas bem chatinhas. Luiz passou a gostar de ver recentemente.

Outros que já vi e achei simpáticos, todos na mesma linha de musiquinhas ou historinhas educativas, todos no Youtube e Netflix: Bob Zoom (que é uma Galinha Pintadinha beeeeem piorada), Festa das Palavras, Turminha Paraíso (uma Galinha Pintadinha muito mais fofinha!) e A Turma do Seu Lobato.

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

2 comentários sobre “13 desenhos animados lindos e educativos para crianças de 0 a 2 anos

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s