Andei por muitos anos com a foto de Luiza em minha carteira. Velhinha, enrugadinha, maquiadíssima, cheia de bijuterias coloridas, roupas também coloridíssimas. Sorrisão. Assim era ela na foto, bela tradução da figura real, que conheci quando eu tinha 14 anos e ela, 75. Brigas de família que não vêm ao caso me fizeram morar em… Continuar lendo Morreu Luiza, cuja foto eu guardava na carteira para me lembrar sempre de quem quero ser
Tag: Velhice
Brincar também é para velhos
Perguntaram a minha sobrinha de 7 anos recém-completos (a Laurinha, lembram?): — Laurinha, você já viu velho brincar? — Claro que já! — Quem?! — Uai, a tia Cris! 😀 Leia também: Mais pérolas da Laurinha Brincar também é para adultos Os 50 anos de Mary Poppins Boa ideia para um dia de calor Outros… Continuar lendo Brincar também é para velhos
Luiz Carlos Maciel, 77, filósofo desempregado
Texto escrito por José de Souza Castro: Leio no blog do poeta pernambucano Flávio Chaves que o filósofo Luiz Carlos Maciel está desempregado há quase um ano. Tem 77 anos e está sem dinheiro. Ele se oferece para trabalhar, avisando que só não canta e dança. No mais, o que vier, “eu traço”. É possível… Continuar lendo Luiz Carlos Maciel, 77, filósofo desempregado
Como perdi 7 kg sem perder a cabeça
Já falei várias vezes aqui no blog: sou contra pessoas bitoladas por causa de peso, sou contra excesso de magreza, sou contra pessoas que abdicam de comida de verdade para comerem grãos, igual passarinho, ou vitaminas e suplementos artificiais, sou contra o preconceito exacerbado que existe contra os gordos, sou contra forçação de barra para… Continuar lendo Como perdi 7 kg sem perder a cabeça
O leite derramou, a memória limpou
Imagine uma história contada por homem de mais de 100 anos, sofrendo de demência, no leito de um hospital. Essa história vai depender única e exclusivamente da instável memória deste senhor, que eu apresento desde já como um dos vários Eulálio dentro de uma linhagem familiar que remonta à nobreza européia, passa pelo Senado na Velha… Continuar lendo O leite derramou, a memória limpou
Luzes do passado para o obscuro futuro
Tenho certa obsessão com a ideia de que estou perdendo memórias. Não é raro eu achar que lembrei de algo e essa lembrança entrar numa atmosfera de sonho tão grande que começo a duvidar de que realmente lembrei e pensar que estou inventando. Por exemplo: será que eu colocava meias mesmo, toda vez que ia… Continuar lendo Luzes do passado para o obscuro futuro