Imagina ficar seis anos sem qualquer acesso à internet. Imagina que esses seis anos se deram entre 2008 e 2014: quando o Facebook passou de 100 milhões de usuários para 1,5 bilhão, quando o Twitter começou a se popularizar, quando surgiu o WhatsApp, o Instagram, o Google+, o SnapChat e vários aplicativos. No mesmo período,… Continuar lendo Reflexões sobre a morte da internet
Categoria: Divagações
Pensamentos ao léo, que não são nem crônica, nem noticiário, nem poema, nem, necessariamente, memória… Aquilo que mais faço, quase sempre: divago.
Jornalistas, esses carniceiros
“Carniceiros! Urubus!” Atire a primeira pedra o jornalista que nunca foi chamado assim. Claro que existem os casos extremos, como o retratado em “O Abutre“, que já discuti aqui no blog. Mas, de um modo geral, quem solta esses gritos contra o jornalista não entende o cerne dessa minha profissão: informar, escancarar a realidade, tirar… Continuar lendo Jornalistas, esses carniceiros
A ‘elalização’ do mundo, em três cenas
1 Dia desses fui ao clube. Estava um céu azuuuul, sem sinal de nuvens, um sol fortíssimo, crianças brincando na piscina. Um daqueles dias deliciosos para descansar, observar as pessoas, se divertir. Tomar um picolé sem culpa, botar o papo em dia, uma cervejinha gelada para os não grávidos. Eu estava sozinha, mas com o… Continuar lendo A ‘elalização’ do mundo, em três cenas
Os dois lados: uma pensata sobre Uber, protestos e violência policial
Diz que ela estava indo assistir ao jogo do Galo, na última quinta-feira, devidamente uniformizada com a camisa do time. Descia a rua a pé, quando um taxista passou ao seu lado, abaixou o vidro do carro e gritou: — CRUZEEEEIRO!!! Ao que ela respondeu, de pronto: — UUUBEEEERRR!!! Ele ficou com cara de tacho,… Continuar lendo Os dois lados: uma pensata sobre Uber, protestos e violência policial
Retomando a campanha de respeito aos pedestres
Durante a Semana Nacional de Trânsito de 2013, eu e o colega Acir Galvão criamos um adesivo original, com uma mensagem de respeito aos pedestres. Um mês depois, procurei uma gráfica, imprimi um lote desses adesivos e divulguei aqui no blog, para quem tivesse interesse. Enviei a todos os leitores que pediram (só cobrei R$… Continuar lendo Retomando a campanha de respeito aos pedestres
Reflexão aos leitores e fazedores de jornais
Por obrigação profissional, tenho que ler muitas notícias por dia. Mas muitas *mesmo*. Nunca contei, mas acho que são centenas. Obviamente que, para dar conta da quantidade no pouco tempo que tenho para isso, preciso fazer uma leitura dinâmica. Fui adaptando meu método de leitura dinâmica a ponto de conseguir “passar os olhos” em todos… Continuar lendo Reflexão aos leitores e fazedores de jornais