Todo mundo condena o Natal pelo excesso de consumismo etc e tals. É verdade, consome-se bem mais nesta época do ano: gasta-se com presentes, com comilança, e, como é de praxe, só gasta quem pode, os pobres ficam no desejo. Por isso Papai Noel é visto como o rei do capitalismo, com sua roupa vermelha… Continuar lendo As duas faces do Natal (qual é a sua favorita?)
Categoria: Divagações
Pensamentos ao léo, que não são nem crônica, nem noticiário, nem poema, nem, necessariamente, memória… Aquilo que mais faço, quase sempre: divago.
O dia entre o mau humor e a felicidade simples
Estamos doando as roupas da minha avó, recém-morta, mas eu não parecia ter 11 anos, e sim algo próximo dos atuais 26. Encho sacolas e sacolas, como sempre faço quando separo minhas roupas para doação, e estou com a minha mãe, que não cria objeções. Num sítio. E aparece um cachorro, acho que alguém deu… Continuar lendo O dia entre o mau humor e a felicidade simples
Primeiro livro aos 20
Li outro dia que o filho do empresário Eike Batista, Thor, de 20 anos de idade, afirma ter lido o primeiro livro de sua vida (escrito pelo pai) só agora. O primeiro livro da vida aos 20! Fiquei meio chocada, confesso, porque o filho de um trilhardário certamente tem uma vasta biblioteca em casa, com… Continuar lendo Primeiro livro aos 20
Cidade vazia
Diz o último Censo que São Paulo tem 11.244.369 filhos-de-deus espremidos. Daí que a frota de carros é de 7.000.000 e um filho-de-deus não acha por bem dar carona ao outro, então vai um enfileiradinho atrás do outro, em ruas malplanejadas ou seguindo aqueles GPS’s burros que, em vez de serem úteis para criar alternativas… Continuar lendo Cidade vazia
Da Cristina que não gosta de ficar só de meias
Duas coisas me chamaram a atenção no desenhozinho singelo acima, que encontrei no blog da minha amiga Alice. A primeira é como me causa certo estranhamento meu próprio nome impresso nos lugares. No jornal é o de menos, porque passa batido por mim, já que nunca leio minhas próprias matérias depois de impressas. Mas em… Continuar lendo Da Cristina que não gosta de ficar só de meias
Suspiro, cansada, contra os donos da verdade
1. Entro no táxi da USP e o motorista dispara: “Esses estudantes têm medo da polícia por quê? Devem ter algo pra esconder, né? Se um policial me para, não vejo problema algum em mostrar o documento. Aqui estão meus documentos, senhor policial, e pronto. Se eles têm algo a esconder, aí tá explicado por… Continuar lendo Suspiro, cansada, contra os donos da verdade