- Texto escrito por Cristina Moreno de Castro
Hoje este blog, que nunca deixou de ser meu hobby, completa um aniversário muito importante: são 15 anos de idade, QUINZE!, meu bloguinho querido debutou! 😀
E chegou a esta marca com mais de 3 mil posts publicados, quase 5 milhões de visitas e quase 3 milhões de visitantes únicos. Mas, acima de tudo, com MUITA história pra contar ❤
É um espaço-refúgio que eu tenho, onde posso escrever sobre absolutamente tudo o que me dá na telha. Quando criei este blog, eu ainda trabalhava na “Folha de S.Paulo”, e, sempre mantendo o espaço ativo, passei depois por outros jornais e empresas (g1, “O Tempo”, Canguru, TV Globo e outros).

Nunca perdi de vista a premissa de que aqui eu poderia escrever livremente, sem censura, e inclusive defender meus pontos de vista a respeito de política e das eleições. Porque, além de jornalista, também sou uma cidadã.
E sempre escrevi para leitores pensantes, que se tornou meu lema e slogan depois de algum tempo (não sei exatamente quando). Neste tempos em que é muito mais fácil mandar a inteligência artificial escrever, ler, resumir, interpretar etc, este blog segue 100% feito por e para humanos.
Hoje vou manter minha tradição dos últimos natais e compartilhar com vocês algumas estatísticas do blog (aaaaaamo ver as estatísticas!). E, pela primeira vez, pra marcar esta data tão importante, montei também uma linha do tempo.
Espero que curtam este post e se divirtam com ele tanto quanto eu me diverti ao analisar esses dados todos 😀
1. Posts (quase) diários
Em 2025, publicamos 196 posts.
Esses posts vieram espalhados em 28 categorias, sendo que as mais populares neste ano foram Eu Achei por Aí, Maternidade, Memórias, Fotografias e Livros. As tags mais populares do ano foram Televisão, Instagram, Netflix e Crianças.
Somando os 15 anos de blog, já são 3.220 posts, média de 0,6 por dia. Foram 1.916.940 palavras que já escrevi, junto com meu pai – sendo 178 mil só neste ano – uma média de 595 palavras por post.
2. Top 15
Os 15 posts mais lidos neste ano foram os seguintes:
- Carrossel: veja como estão as crianças 12 anos depois (de 2024)
- 13 desenhos animados lindos e educativos para crianças de 0 a 2 anos (de 2017)
- MasterChef Júnior: veja como estão as crianças oito anos depois (2023)
- Os 20 melhores livros para crianças de 4 a 6 anos (e que encantam por muitos anos depois!) (2020)
- 7 poemas de Drummond que eu gostaria que meu filho conhecesse (2017)
- As melhores séries na TV para crianças de 4 a 10 anos (2021)
- Melhores livros para crianças de 6 e 7 anos que leem sozinhas (2022)
- Mais de 40 desenhos animados e séries lindos e educativos para crianças de até 4 anos (2019)
- ‘A Natureza da Mordida’, de Carla Madeira: mistérios que se revelam (2023)
- Livro ‘Véspera’, de Carla Madeira: tudo o que antecede o descontrole (2022)
- Cedi à Galinha Pintadinha! (E dei adeus às cartilhas da criação de filhos) (2017)
- ‘Uma dica infalível que aprendi para desmamar minha filha de 2 anos’ (2017)
- ‘Ponte para Terabítia’: sobre a amizade e as coisas tristes da vida (2023)
- Desbravei os segredos do desenho russo ‘Masha e o Urso’, o favorito do meu filho (2018)
- Melhores livros para crianças de 8 a 10 anos que gostam de ler (2024)

3. Desempenho por mês
Os meses em que mais postamos foram outubro e março, com 23 e 21 posts, respectivamente.
O mês com mais acessos ao blog foi novembro, com mais de 46 mil visualizações
4. Downloads
Em 2025, o livro “Sucursal das Incertezas“, do meu pai, disponível gratuitamente na biblioteca do blog, ficou em primeiro lugar em número de downloads feitos pelos leitores, com mais de 500 downloads. E isso considerando só a versão que pus no blog em 2012, porque a versão revisada e impressa, que entrou em agosto deste ano, também foi muito baixada desde então.
Em seguida, aparecem mais livros do meu pai, José de Souza Castro, coautor do blog, também todos disponíveis para download gratuito na biblioteca: “O Enigma Salej“, “O Caçador de Estrelas e outras histórias”, “Uma eterna aprendiz no PT” e “O Caso Portilho“.
Ao todo, os livros do meu pai alcançaram mais de 2.300 leitores, que puderam baixá-los gratuitamente aqui no blog (e só neste ano, hein! Se for contar nos 15 anos de blog, daria bem mais). Ou seja, se eu tivesse cobrado R$ 10 de cada um, dava para ter ganhado um dinheirinho 😛

5. De onde vêm (e para onde vão) os leitores
Primeiro, disparado, a maioria vem do Google. Em seguida, do Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. O ChatGPT já aparece logo em seguida…
A partir de clique feito aqui no blog, o site mais visitado foi o Instagram, seguido da Amazon e do YouTube.
6. Visitantes
Enquanto escrevo, este blog já recebeu 4,9 milhões de visualizações — das quais 270 mil só neste ano. Foram 2,9 milhões de visitantes únicos.
7. Assinantes
O blog possui 1.042 assinantes ativos no momento, que o recebem por e-mail de graça e na íntegra. O assinante mais recente chegou há apenas 2 dias, e foram seis novos assinantes no último mês. Sejam bem-vindos!
8. Emails mais lidos da newsletter
Tem muita gente que nunca entra no blog, que só lê os posts pelos emails, ou seja, vê esta página mais como uma newsletter do que como um blog mesmo.
Dentre os e-mails disparados nos últimos 50 dias, o que teve maior taxa de abertura pelos assinantes (9,98%) foi a resenha do filme Wicked parte 2.

Já o e-mail que mais trouxe os assinantes ao blog foi o com a resenha de “Após o anoitecer“, de Haruki Murakami, que também tinha uma playlist do livro 😉
9. Redes sociais
No Twitter, 2.900 pessoas acompanham o que eu posto. No LinkedIn, são 2.800 seguidores.
Na fan page do Facebook, o blog tem mais de 1.400 seguidores. O Instagram @arvoresdascidades, que mantenho aberto, tem 546 seguidores.
Ah, e meu YouTube tem 233 inscritos. O vídeo abaixo foi o mais visto do ano no meu YouTube, com 1.400 views:
Resolvi também postar alguns vídeos no TikTok neste ano, mas beeeeeem mais raramente (foram só 9, rs!). Mesmo assim, o blog já tem mais de 200 seguidores lá e um dos vídeos teve mais de 50 mil curtidas.
10. Comentários
Ao todo, o blog já recebeu mais de 11,5 mil comentários, sendo 160 neste ano, além de 211 curtidas em 2025.
As pessoas não têm comentado muito mais em blogs, infelizmente (isso aqui já foi palco de muitos debates imensos no passado… Que saudade disso!).
Neste ano, o post que recebeu mais comentários foi o que eu contava que ia lançar meu primeiro livro de crônicas no meu niver de 40 anos.
11. Compartilhamentos
Ao todo, os leitores compartilharam posts, usando as ferramentas oficiais do WordPress, cerca de 43,2 mil vezes – a maioria delas pelo Facebook (9,4 mil), em seguida pelo Twitter (5,8 mil), Tumbrl (5,4 mil), Pinterest (5,3 mil), Linkedin (4,7 mil), Telegram (4,4 mil), WhatsApp (4,3 mil) e Reddit (3,9 mil).
12. Dia e hora com mais acessos
O dia da semana com maior número de visitantes neste ano foi a segunda-feira (16% das visualizações) e o horário com mais acesso foi às 13h.
13. Dispositivos de acesso
Neste ano, 59% dos visitantes acessaram o blog usando dispositivos móveis (ou seja, smartphone), 40% acessaram via desktop (computador) e 1% via tablet.
O navegador mais usado, disparado, foi o Chrome (209 mil), seguido do Safari (47 mil).
A maioria dos leitores do blog usa sistema operacional Android (105 mil), seguido de Windows (89 mil), iPhone (53 mil) e Mac (8 mil).
14. Anúncios e publis
Comecei a colocar os anúncios do próprio WordPress no blog em 2016. Naquele ano, foram veiculados 121 mil ads. O recorde foi no ano de 2018, quando o blog veiculou 2,3 milhões de anúncios. Neste ano, foram 303 mil veiculados, mas parei de veicular em agosto, porque eu não estava achando vantajoso poluir o blog por uns trocados.
Também publiquei três publieditoriais neste ano por aqui. Recebo muuuuitas propostas para publis, mas rejeito a maioria delas pelos motivos que já expus por aqui.
Os poucos publis que publiquei respeitaram minhas condições (e, consequentemente, respeitaram vocês, queridos leitores ;)).

15. Pelo mundo
Neste ano, vieram visitantes de 123 países. Depois do Brasil, a maioria chegou da China. Em seguida, Estados Unidos, Alemanha e Portugal.

Linha do tempo dos 15 anos do blog
Separei os acontecimentos mais marcantes desta história. Relembre comigo ❤
- 25 de dezembro de 2010 – O blog nasceu. Como meu pai disse logo no primeiro comentário, a proposta deste blog sempre esteve mais ligada à literatura que ao jornalismo. E eu comentei que estava na torcida para que o blog vingasse por “uns cinco anos”. Mal sabia que duraria pelo menos o triplo desse tempo 😀
- 27 de dezembro de 2010 – Meu pai, o coautor do blog, fez seu primeiro post: O Rolls-Royce da mãe dos pobres
- 20 de janeiro de 2012 – O blog sofreu uma tentativa de censura e foi apoiado espontaneamente por mais de cem pessoas, em poucas horas (o que era muito, na época!).
- 18 de setembro de 2012 – Blog atingiu marca de 100 mil visitantes.
- 18 de agosto de 2013 – Foi o dia mais popular da história do blog, com 42 mil visualizações em um único dia, por causa de um post: Carta a Sasha Meneghel. Para comparar, isso é mais que o desempenho de um mês inteiro, hoje em dia.
- 3 de dezembro de 2013 – Dei um primeiro upgrade no blog, passando a pagar o plano Premium do WordPress, e criei o domínio kikacastro.com.br.
- 8 de dezembro de 2013 – O blog abriu sua primeira sucursal! Ele passou a ser reproduzido no portal O Tempo, maior portal de notícias de Minas Gerais, onde ficou até maio de 2017.
- 12 de fevereiro de 2014 – Blog ganhou primeira mudança no visual.
- 8 de junho de 2014 – Fiz o primeiro censo dos leitores do blog, e compartilhei algumas respostas dias depois.
- 12 de junho de 2014 – O blog ganhou a página no Facebook, que hoje tem mais de 1.400 seguidores.
- 17 de agosto de 2014 – O blog recebeu a segunda mudança radical de visual.
- 7 de outubro de 2014 – O blog abriu sua segunda sucursal, passando a ser reproduzido também no Brasil Post, a extinta edição brasileira do The Huffington Post.
- 17 de outubro de 2015 – blog bateu 1 milhão de acessos no mesmo dia em que atingiu a marca de 1.500 posts publicados.
- abril de 2016 – Blog passou a veicular os anúncios do WordPress, chegando ao pico de mais de 2 milhões de anúncios veiculados em 2018. Resolvi encerrar os anúncios em agosto de 2025, depois de perceber que a mixaria que me pagavam não compensava a poluição causada nas páginas para os leitores.
- 4 de setembro de 2016 – Blog abriu sua terceira sucursal: passou a ter posts sobre maternidade reproduzidos no site da Canguru, semanalmente.
- 10 de maio de 2018 – Blog atingiu a marca de 2 milhões de visitas.
- 6 de junho de 2019 – passei a aceitar publicar publieditoriais (posts patrocinados) no blog, desde que com a devida transparência com os leitores. Como sou exigente, só aceitei publicar 5, em todo esse tempo 😀
- 18 de novembro de 2019 – Blog ganhou terceira mudança radical de visual.
- 21 de maio de 2020 – Blog atingiu marca de 3 milhões de visitas.
- 22 de setembro de 2021 – Blog criou movimento ecológico Árvores das Cidades.
- 18 de julho de 2022 – Blog ganhou quarta mudança de visual (que perdura até hoje).
- 7 de agosto de 2022 – Fiz o segundo censo para conhecer os leitores do blog, que segue coletando respostas até hoje. As primeiras foram compartilhadas três meses depois.
- 1 de novembro de 2022 – Blog atingiu marca de 4 milhões de visitas.
- 8 de janeiro de 2024 – Criei uma linktree para o blog, com os links de todas as redes sociais e páginas importantes ligadas a ele.
- 16 de fevereiro de 2024 – Blog ganhou canal no WhatsApp.
- 26 de março de 2025 – Escolhi as principais e melhores crônicas já publicadas no blog desde 2010 e as publiquei em um livro impresso, o “(Con)vivências”.
Vejam como a carinha do blog mudou com o tempo:




Enfim, foi muuuuuuuita história. Este blog acompanhou o Brasil e o mundo desde o apagar das luzes do segundo mandato de Lula, viu Dilma assumir e ser injustamente derrubada, viu Temer ocupar o poder, viu Bolsonaro (e principalmente o bolsonarismo) prejudicar o Brasil com seu ódio e fanatismo, viveu a pandemia da Covid-19, viu Lula voltar para um terceiro mandato.
Viu guerras pelo mundo, cobriu vários Oscars, acompanhou mudanças tecnológicas avassaladoras (culminando agora na IA à mão de todos), que facilitaram tarefas humanas, mas também abriram mais espaço para problemas graves como as fake news. Paralelamente e muito por conta disso, viu o jornalismo piorar muito, em vários sentidos.
Ao longo desses 15 anos, eu mudei de Estado e cidade, mudei de apartamentos, casei, virei mãe, mudei de emprego diversas vezes, publiquei um livro novo e até abri minha própria empresa.

Todas essas mudanças foram compartilhadas abertamente com vocês e também mudaram minha cabeça, meu jeito, muitas das minhas ideias, minha escrita. E isso se reflete em todos os mais de 3 mil posts que seguem disponíveis nos arquivos do blog. Tem coisa que pensei e escrevi no passado e que provavelmente não escreveria hoje, ao menos não da mesma forma. Afinal, eu tinha 25 anos quando abri o blog, e hoje tenho 40. Meus sonhos, ilusões, expectativas e perspectivas mudaram muito de lá pra cá. Mas respeito muito as memórias e a história de cada época.
E nunca deixei de escrever. Mesmo nos momentos mais exaustivos, na licença-maternidade ou com burnout não diagnosticado, nunca deixei de atualizar este blog com frequência. Inclusive, nesses 15 anos, li mais de 320 livros e vi centenas de filmes, os quais quase sempre transformei em resenhas e reflexões para vocês. Escrever é meu remédio.
O blog, que nasceu com a proposta de ser mais voltado à literatura, acabou sendo MUITO mais que isso. Virou um repositório de ideias (para leitores pensantes, frise-se!) sobre livros, filmes, músicas, viagens, restaurantes, notícias, discussões políticas e filosóficas, discussões jornalísticas, reflexões sobre maternidade, trabalho e carreira, divagações malucas, crônicas, poemas, fotografias – e mais um montão de coisas. Tudo sempre com a ajuda do meu pai 😀
Como eu já disse: é muuuuuuita história! E fico feliz, emocionada e orgulhosa por tudo o que fizemos nestes 15 anos ❤
(E olha que fizemos tanto sem ganhar nenhum dinheiro em troca, porque o blog nunca foi nossa fonte de renda, foi sempre apenas nosso hobby e refúgio querido.)
É isso! Que venham mais posts e mais leituras em 2026 e, quem sabe, em outros tantos anos – tantos quantos a gente aguentar!
Muito obrigada por prestigiarem o blog e um FELIZ ANO NOVO a tod@s!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Você também pode se interessar:
- Pelo fim da autocensura nos blogs e redes sociais
- 13 dicas para quem quer ser escritor, por Octavia E. Butler
- As dicas de 37 grandes jornalistas para quem está começando na profissão
- Como aumentar a audiência do seu blog em 10 passos
- Google ensina sobre marketing digital: conheça 8 ferramentas gratuitas
- 10 ideias para se desconectar da rotina de trabalho e das telas
Leia também:
- O blog no LinkedIn, no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram
- A biblioteca do blog, com livros gratuitos para baixar
- Blog de cara nova, pela quarta vez!
- Memórias do blog: porque já são muitas!
Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




