Quem são os leitores do blog: um resumo das respostas recebidas

leitor

Já recebi um bocado de respostas para o pequeno censo do blog, em pouco mais de uma semana, e elas me ajudaram a entender um pouco como pensam os leitores, e me surpreenderam bastante em alguns momentos.

Abaixo, um pequeno resumo de quem são os leitores mais assíduos deste blog:

  • 80% dos que responderam são assinantes (62% por email e 38% por leitor de RSS)
  • 31% ficaram sabendo do blog por mim (ou seja, me conhecem de alguma forma), 15% descobriram fazendo uma busca no Google, 13% viram o blog no Twitter, 9% viram no Facebook, e o restante, foi de outras maneiras.
  • 33% leem o blog diariamente! Fiquei muito feliz com isso, porque é um terço do total 🙂 29% leem quando o assunto chama a atenção; 24% leem umas 3 vezes por semana; 10% leem semanalmente e só uma pessoa diz que lê “raramente” 😉
  • Acrescentei depois a pergunta “Há quanto tempo você lê o blog”, então poucas pessoas responderam isso. A maioria delas me acompanha de seis meses há um ano.
  • 54% gostam de ler todas as categorias, sem preferência especial por um assunto específico. 18% gostam de comentários sobre o noticiário em geral. As outras categorias tiveram percentuais baixos. Ou seja, a maioria gosta dessa mistureba de assuntos do blog 😀
  • A nota média que o blog recebeu, de 0 a 10, foi 9,06 \o/
  • A maioria dos leitores estão na minha faixa etária: 36% deles têm entre 25 e 35 anos. 26% têm entre 35 e 45 anos; 11% têm entre 45 e 55 anos; 10% têm entre 55 e 65 anos; 5% têm mais de 65 anos; 7% dos leitores têm entre 18 e 25 anos e só 2% têm menos de 18 anos.
  • 54% são mulheres; 46%, homens
  • 40% são pós-graduados; 28% têm curso superior completo; 7% têm mestrado, doutorado ou pós-doutorado; 11% são estudantes de curso superior; 7% têm segundo grau completo; os outros 7% têm ensino técnico ou ainda estão no colégio.
  • Outro dado que me surpreendeu foi como os leitores estão pulverizados em várias regiões do país: 34% são de Beagá (minha terrinha); 20% são de São Paulo (cidade onde comecei o blog); 10% são de outra cidade do Sudeste; 10% são do Nordeste; 9% são do Centro-Oeste; 9% são do Sul; 5% de outra cidade de Minas e 3% do Norte.
  • Já as profissões foram das mais variadas, o que também achei incrível! Tem uma boa quantidade de jornalistas, mas também professores, advogados, administradores, bancários, publicitários, RPs, arquitetos, desenhistas, engenheiros, analistas de sistemas… E até uns com profissões mais raras, como cientista, biomédico, taquígrafa, policial civil, mecânico de caminhões. Fiquei muito muito feliz com essa diversidade de pensamentos interessados pelo blog! 😀

Quero agradecer imensamente aos leitores que tiraram uns minutos do dia para responder a este questionário. E agradecer ainda mais aos que deixaram comentários, críticas e sugestões, que serão levados em conta nos próximo posts. Vou tentar tirar algumas horas por dia para responder individualmente a todos os que deixaram uma forma de contato. (Esses dias estão um pouco corridos, por causa da cobertura da Copa e dos protestos, mas um dia termino todas as respostas!)

E o censo continuará aí na coluna da direita do blog por mais um tempo, caso alguém mais queira contribuir, mas em breve será definitivamente fechado, porque acho que as respostas que recebi já me ajudaram DEMAISSSSSS! Me ajudaram a perceber qual rumo devo tomar, e isso é sempre útil para todos 😉

Valeu mesmo! 😀

Anúncios

2 comentários sobre “Quem são os leitores do blog: um resumo das respostas recebidas

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s