Vale ver na Netflix: O Pior Vizinho do Mundo (A Man Called Otto)
2022 | 2h06 de duração | Classificação: 14 anos | nota 9

Todo mundo conhece um sujeito como Otto. É aquele tipo ranzinza, rabugento, teimoso, aferrado às regras e que trata todo mundo mal (afinal, todos são “um bando de idiotas”).

Normalmente esse tipo esconde uma grande camada de sofrimento, dor e/ou luto. A vida, para essas pessoas, é tão intragável, que elas não se incomodam de tornar intragável também para todos ao redor.

Otto é o protagonista deste filme emocionante, interpretado pelo sempre excelente Tom Hanks (e, na versão mais jovem, por seu filho Truman Hanks).

Em inglês, o filme recebeu o nome simples e eficaz “Um homem chamado Otto” – seguindo a toada do livro que deu origem ao roteiro, o best-seller “Um homem chamado Ove“, do sueco Fredrik Backman. Em português ganhou esta tradução mais exagerada.

Capa do livro Um homem chamado Ove, de Fredrik Backman.
Capa do livro Um homem chamado Ove, de Fredrik Backman.

Não é que Otto seja o pior vizinho do mundo. Ele simplesmente é um homem amargurado com sua vida. Querendo, inclusive, encerrá-la (e ele tenta várias vezes, viu). Mas será que essa casca grossa que o encobre é mesmo inquebrantável?

Vamos descobrindo que não, não é. Quando uma família nova se muda para a casa em frente à de Otto, sem estar contaminada por uma relação prévia com ele, vemos a casquinha ir se quebrando, aos poucos. Com toda a inocência, espontaneidade e afeto gratuito que essa família distribui. Com toda a gentileza, educação, atenção e carinho. Coisas a que Otto já não estava mais muito acostumado ou aberto a receber, nos últimos meses.

E o melhor deste filme é justamente poder acompanhar a casca de Otto ir cedendo. É como bater com uma colher na casca de um ovo cozido e vê-la toda fragmentada, transformando-se em vários caquinhos, que a gente vai tirando, um a um, até sobrar só o miolo saboroso do alimento. A vizinha Marisol, seu marido Tommy e as filhas Luna e Abbie conseguem essa proeza – que outros vizinhos já tinham desistido de tentar.

Este filme é um recado precioso para todos nós. Que diz assim: NÃO DESISTA AINDA. Aquela casca grossa que pode estar bloqueando passagem entre um ser humano e o mundo ao ser redor pode ser, na verdade, tão frágil quanto a casca de um ovo. Talvez baste um pequeno empurrãozinho para que alguém que está despedaçado consiga se reerguer. É essa a mensagem deste belo filme.

Truman Hanks, um dos filhos de Tom Hanks, faz o papel do jovem Otto no filme.
Truman Hanks, um dos filhos de Tom Hanks, faz o papel do jovem Otto no filme, que vive uma grande história de amor.

Prepare-se para se acabar de chorar com este filme – de tristeza e de alegria. Ele contém uma grande história de amor, mas também muitas histórias de amizade, de empatia e de inclusão em suas várias formas.

Tom Hanks está incrível, mas também a atriz mexicana Mariana Treviño, que faz Marisol. Ela é como o sol que apareceu pra brilhar lá na vizinhança num momento em que Otto só conseguia vislumbrar tempestades.

Que nos inspire a sermos assim também, em nossas próprias vizinhanças cada dia mais cheias de ódio.

***

P.S. A primeira adaptação cinematográfica do livro de Fredrik Backman foi o filme, também sueco, que recebeu o mesmo nome, “Um Homem Chamado Ove”. Ele foi indicado a dois Oscars em 2017, de melhor filme estrangeiro e melhor maquiagem. Pode ser visto de graça no Mercado Play.


Assista ao trailer do filme O Pior Vizinho do Mundo:

Outros filmes que vão te fazer rir e chorar:

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Assinar no LinkedInCanal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Tags do post:


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Últimos artigos de José de Souza Castro

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo