Ir para conteúdo

Árvores das cidades: um novo movimento ecológico na internet

Algumas das fotos já publicadas no perfil @arvoresdascidades, criado há duas semanas no Instagram. Algumas fotos são minhas, mas a maioria veio de amigos e pessoas que foram chegando.

 

Era dia 21 de setembro, Dia da Árvore, quando tive a ideia de criar um espaço só para falar sobre árvores. A inspiração, na verdade, veio da velhíssima tradição deste blog de coletar fotos de ipês pelo Brasil afora.

Pensei: poxa, todo ano eu fotografo ipês, mas o inverno termina, as flores dos ipês caem, e surgem sapucaias, jacarandás, sibipirunas, e tantas outras árvores lindas, que me encantam do mesmo jeito.

Por que não ampliar esse movimento de olhar para os ipês, que eu promovo todo inverno, para um movimento de olhar para TODAS as árvores, o ano todo? Afinal, o olhar e a admiração são o primeiro passo para o cuidar, para a preservação. Quem ama as árvores ajuda a protegê-las.

Esse trabalho pequetito de formiguinha, de estimular as pessoas a enxergarem o verde em meio aos prédios, de fotografá-lo e compartilhá-lo, pode contribuir para um bem muito maior, de fazer com que mais e mais pessoas se importem, por exemplo, com as queimadas e destruição desenfreada lá longe, na Amazônia.

Eu estava com tudo isso em mente quando, na madrugada do dia 22 de setembro, início da primavera, em meio a uma insônia ferrenha provocada pelo excesso de calor e de preocupações várias, resolvi criar a página de Instagram @arvoresdascidades.

E tem sido uma experiência fantástica, viu! Além de eu ter aprendido já um bocado sobre as árvores (com muuuuuuito a aprender, e pra isso já até comprei um livro), percebi que é um assunto de interesse de várias pessoas. Muitos dos meus amigos já seguiram a página e enviaram cliques para ela, mas também já surgiram várias pessoas que eu não conheço, que me encontraram no mar da internet, movidas pelo amor pela natureza.

Exatas duas semanas desde a criação da página, ela já tem mais de 140 seguidores e já publicou mais de 60 fotos. A maioria das imagens são de BH, claro, mas também tem foto de São Paulo, Rio, Florianópolis, Brasília, além de cidades do interior de Minas. E tenho a impressão de que muitas outras fotos vão chegar ainda, para colorir nossos dias e afiar nosso olhar ecológico!

Se você curtiu a ideia, siga lá também 😉 Compartilhe, incentive seus amigos a perceberem as #arvoresdascidades, envie suas fotos. Vamos tornar este movimento cada vez maior!

 

Leia também:

 

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: