Tentativa de censura ao blog
Voltei da viagem de férias e encontrei uma surpresinha: uma notificação extrajudicial de uma grande empreiteira, a Caparaó, e da construtora Patrimar Engenharia*, pedindo que tirássemos do ar o post “Novo Ataque à Serra do Curral“, dizendo-se caluniadas, e fazendo uma ameaça de processo judicial.
Não é a primeira vez que recebemos ameaças do tipo, embora a outra interpelação tivesse vindo para um post (“Coronelismo no Ministério Público“) do meu blog anterior, o Tamos com Raiva. E parecia mais perigosa, porque partiu de uma juíza federal. Mas respondemos a ela de forma bem serena, mostrando que conhecemos os direitos constitucionais e que esse negócio de retirar post do ar nada mais é do que uma censura moderna. Também inspiramos a solidariedade de muitos, que a registraram num abaixo-assinado. A juíza desistiu de entrar com o processo e o post continua no ar até hoje, como permite a democracia.
É claro que democracia implica responsabilidades e, se houvesse mesmo calúnia ou difamação, teríamos que arcar com o problema. Diz a Caparaó: “Note-se que a matéria em questão, publicada por V. Sa., no blog em epígrafe, contém informações sensacionalistas e apelativas, imputando fatos falsos e infundados e terceiros, ofendendo a reputação, a dignidade e à imagem das NOTIFICANTES” e mais adiante, que “as informações são falsas e deturpadas”, mas não se dá ao trabalho de apontá-las e, muito menos, refutá-las.
Reli atentamente o artigo agora questionado e não encontrei nele nada além de fatos jornalísticos, análise, interpretação e opinião. No dia em que não pudermos mais fazer isso, é hora de rasgar a Constituição e passar o chapéu do Jornalismo, porque ele terá falido de vez.
Nossos leitores podem ler e concluir sozinhos que o artigo que tanto incomoda à Caparaó não extrapola em nenhum momento o bom jornalismo.
A notificação ainda surpreende mais ao dizer que o post foi publicado também em outro blog, chamado Terrorismo Branco, e exigir que a gente exclua o artigo dos dois blogs! Ora, na verdade, diversos blogs republicaram este post, além daquele, sem comunicar ao autor (porque essa é uma prática comum na blogosfera e que a torna tão especial). E, claro, respeitamos o direito de todos eles de manter o post no ar.
Os dois jornalistas notificados pela Caparaó não somos do tipo que escreve só o que os poderosos querem ouvir (como o faz a revista Encontro, que criticamos naquele post). Nem do tipo que abaixa a cabeça na primeira tentativa de coação dos que se sentiram incomodados pela divulgação de certos fatos e análises. Respeitamos nossos leitores e somos apaixonados pela nossa profissão.
Responderemos por aqui aos notificantes e aos seus advogados: se a empresa quiser se manifestar com um novo artigo, com até o mesmo tamanho que o anterior, não nos objetamos de forma alguma a publicá-lo – até porque respeitamos a inteligência do leitor, que pode ler os dois textos e concluir o que quiser.
No entanto, não vamos retirar o artigo do ar de modo algum, porque isso é submissão a uma censura que nunca deveria existir numa democracia e com a qual não concordamos**. E duvido que algum juiz de bom senso também concorde com isso.
* Na primeira versão do post, esqueci de citar a Patrimar Engenharia, que também entrou como notificante, já que as duas são sócias no empreendimento. Corrijo agora, às 15h05.
** Já nos posicionamos contra a censura em diversos momentos. Vejam alguns, no site do Observatório da Imprensa:
O Empastelamento do Novo Jornal
Elucubrações sobre um arrombamento
A censura está onde a gente menos espera
Por uma imprensa sem demônios
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Go, Cris, go! Não é à toa que o país é um dos campeões de censura à internet. Aqui nem se precisa de SOPA.
[]s,
Roberto Takata
CurtirCurtir
Pois é. E os blogs são os primeiros a sofrer com ela, justamente por serem menos poderosos.
CurtirCurtir
Oi Kika Castro,
Não nos conhecemos, sou Priscila Musa a moça do Terrorismo Branco. Escrevo para afirmar que estou contigo e não abro, rs. Não irei retirar a publicação.
Abraços,
Priscila
CurtirCurtir
Obrigada, Priscila!!
abraços!
CurtirCurtir
Oi Cris, minha pergunta é: o que podemos fazer para te ajudar. Parabéns pelo trabalho.
CurtirCurtir
Acho que, por enquanto, é divulgarmos bastante, para a Caparaó (ou, quem sabe, seu setor de relações públicas) perceber que nem sempre coação funciona. Na verdade, estou na torcida para que a empresa reflita sobre o nível de democracia a que estamos caminhando e nos envie, mesmo, o artigo de resposta, que será devidamente publicado. Acho que enriqueceria todo o debate 😉
Obrigada! abraços
CurtirCurtir
Sem contar que, se a Caparó for processar todo blog que republicou nosso post (e que o republicará ainda mais, depois de hoje), gastará uns bons milhões…
CurtirCurtir
Precisamos resistir, todos, pois o ataque não é apenas contra o blog e a blogueira jornalista, mas à liberdade de imprensa.
CurtirCurtir
É isso aí, Lucas!
CurtirCurtir
Cristina,
será que a Caparaó também vai processar a Associação de Moradores do Bairro Belvedere? 😉 http://www.jornaldobelvedere.com.br/portal/images/folhear/ed_120/Jornal%20Belvedere_Ed120_07.jpg
CurtirCurtir
Pois é, Paulo. O que mais tem é artigo na internet denunciando o que meu pai resumiu naquele post.
CurtirCurtir
Onde é que nós estamos???? No dia em que a imprensa não puder mais se manifestar livremente esse pais estará perdido de vez… Vá adiante com o seu blog … continue informando e denunciando tudo que você entender que precisa ser informado e/ou denunciado da forma responsável como você sempre fez.
CurtirCurtir
Obrigada!!!
Continuarei, com certeza!
bjos
CurtirCurtir
O problema para postar este link no Facebook parece ser com as imagens importadas do orkut na barra da direita.
CurtirCurtir
Que imagens importadas do Orkut? Nem tenho mais Orkut! Foram todas baixadas do meu pc direto pro blog… E sempre consegui postar os links do blog no Facebook, mas do nada, desde ontem, está dando esse pau 😦
CurtirCurtir
O endereço das imagens na barra da direita, abaixo da nuvem de tags, é do orkut. E é isso que o Facebook está falando que é o problema. Tire já — já! — essas imagens (depois você as adiciona, a partir de outro lugar), para que todo mundo possa compartilhar.
CurtirCurtir
Que bizarro! Vou tirar então!
CurtirCurtir
Deletei todas e o Facebook continua barrando o link 😦
CurtirCurtir
Acho que tem de dar um tempinho para ele limpar o cache. Ou você muda o endereço da postagem, colocando no final “tentativa-censura-blog” (que é, inclusive, melhor em termos de SEO). Aí o Facebook vai ter de criar um novo cache e acho que não veria mais as imagens do orkut.
CurtirCurtir
Pensei nisso, mas o problema de mudar o link é que todo mundo que já divulgou no Twitter e Facebook vai ficar com link furado.
CurtirCurtir
Tente trocar o link. O WordPress costuma redirecionar o link antigo.
CurtirCurtir
Tá, vou tentar. Qualquer coisa é só destrocar, né?
CurtirCurtir
Oba!! Deu certo! Viva!! Gracias!!!
CurtirCurtir
Fico feliz por ajudar. Precisando, é só avisar. E assim que eu voltar a São Paulo vou publicar o texto no Pseudopapel.
CurtirCurtir
Beleza!!! 😀
CurtirCurtir
Oi, Cris.
Li o artigo “Novo ataque à Serra do Curral” e o que vi foi exatamente o que você citou:fatos jornalísticos, ( não tem nada de apelativo ou sensacionalista, muito pelo contrário) análise, interpretação e opinião. ( pois muitos não querem saber de opiniões e sim de releases muito bem redigidos por assessores contratados)
Esse tipo de ação contra o seu blog é só uma amostra do que pretende o o PL 84/99, mais conhecido como “Lei Azeredo”. SOPA lá no Congresso dos EUA, Azeredo aqui pelos trópicos.
Que a empreiteira Caparaó não subestime a inteligência de seus leitores, Cris! O texto do José de Souza Castro está impecável e, cá entre nós, quem dera um jornalista deste calibre aqui por Salvador para “fuçar” o que empreiteiras andam aprontando por aqui…
Bjs! E vou divulgar por aí nas redes.
PS: o Facebook deve estar com algum problema, pois há algum tempo também não consegui postar o link de uma postagem do meu blog por lá de jeito nenhum. Depois normalizou. E olha que era uma postagem inofensiva…:P
CurtirCurtir
Obrigada, Groo! Como sempre podemos contar contigo também, desde os tempos do TCR 🙂
Descobrimos agora (abaixo) o problema do facebook! Parece que resolveram banir toda e qualquer citação ao concorrente orkut. Talvez vc também tenha postado alguma imagem vinda de link de orkut sem saber, como eu fiz. Deletei todas aquelas que ficavam embaixo da minha nuvem de tags. Farão falta, mas é a vida…
bjos!
CurtirCurtir
Não desista!
Jornalismo está aí pra isso 🙂
Força!
CurtirCurtir
Valeu, Tali!! bjos
CurtirCurtir
Cristina, conheço você virtualmente desde o TCR. Nos Estados Unidos, os projetos de lei PIPA e SOPA, objetivam combater o roubo online de propriedade intelectual, inculpando não o infrator individual, mas o site. Diante da enormidade dos protestos vindos de toda parte, os legisladores estão reconsiderando sua posição. A internete parece ser o terreno da democracia, da liberdade responsável de opinião. Como muito bem disse um comentador, aqui, o projeto Azeredo é o nosso SOPA. Quanto à notificação, a empresa parece não ter evoluido do período de 1964, mas a sociedade, sim, e está com você. Apoio seu posicionamento, pois você expressa sobre certos assuntos o que eu gostaria. Precisamos de sua voz , jovem, e inteligência perspicaz para desvendar a cara suja de certos politicos e empresas.
CurtirCurtir
Temos que tomar cuidado pra esse projeto Azevedo não ir pra frente. Será que o mesmo pessoal que protestou tão veementemente contra a SOPA tb protestarão contra esse projeto de lei?
CurtirCurtir
Cris, tenho por mim que esse advogado não identificado que redigiu para as duas construtoras o texto da notificação não se deu ao trabalho de fazer uma pesquisa no Google sobre nós dois. Do contrário, não teria perdido seu tempo.
E antes de ameaçar com processo judicial, ele deveria também se aprofundar no tema. Veria que estes dois artigos do Código Penal citados por ele,
“Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.”,
não têm aplicação automática, pois pode ser confrontado com o direito fundamental da liberdade de expressão – art. 220 e art. 5º inciso IV da Constituição da República. Salvo engano, esse tem sido o entendimento de juízes atentos à importância de vivermos num regime democrático. Entre eles, a juíza Andrea Quintela, da 25. Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em sentença numa das 37 ações movidas pelo banqueiro Daniel Dantas contra o jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada (íntegra aqui: http://www.conversaafiada.com.br/nao-me-calarao/2011/09/07/juiza-quintela-se-recusa-a-fazer-censura-e-derrota-dantas/ )
Destaco este trecho da sentença:
“O réu é conhecido jornalista e através de seu blog na internet divulga e noticia fatos de absoluta relevância no cenário nacional. Ao desempenhar o seu trabalho o réu opina, critica, debate, instiga, enfim, conclama os seus leitores à discussão dos fatos. Neste particular, registro que a imprensa digital está em franco crescimento no país, através da difusão em larga escala da inclusão digital, que, infelizmente, ainda deixa a desejar em nosso país, mas que se revela a cada dia instrumento importantíssimo na consolidação da democracia e na possibilidade de que as pessoas possam ter acesso às informações importantes e atualizadas sob todo o cenário nacional e internacional.”
Tenho sido um crítico do Poder Judiciário – inclusive, escrevi um livro focando principalmente a Justiça do Trabalho (“Injustiçados – o caso Portilho”), mas não perdi a fé na maioria dos nossos juízes. Confiança que é reforçada quando leio, por exemplo, o que escreveu a juíza Kenarik Boujikian Felipe (então cofundadora e secretária do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia), na seção de Debates da Folha de S. Paulo, de 5/8/2009:
“Preocupa pensar que o Judiciário possa vir a cumprir o papel que era exercido pelos órgãos de repressão, usando uma poderosa ferramenta para cerceamento da liberdade de expressão, que é o acosso judicial, ou seja, a perseguição pela via judicial, consistente em pressão realizada, especialmente contra jornalistas, mediante ações judiciais, de natureza criminal ou civil, que pretendem produzir o efeito de paralisar a ação e o pensamento e gerar a autocensura.”
Nascido e morando ainda em Minas Gerais, percebo como importantes são os blogs para romper o compadrio existente entre a imprensa tradicional, os governos locais e os grandes empresários. Como escreveu hoje o jornalista Carlos Cândido, meu colega na sucursal do JB nos anos 70 e 80, em seu blog (http://jornalaico.blogspot.com/), depois de republicar ali o seu artigo:
“Nesse quadro lamentável e desanimador, as vozes que se fazem ouvir de crítica ao governo em Minas (ou os governos, do estado e da capital, embora sejam todos aliados) têm vindo de movimentos populares abandonados pelo PT (ou pela ala majoritária do partido) e da blogosfera. Não que notícias desfavoráveis aos poderosos não saiam aqui e ali — afinal, é de notícias que vive o jornalista e nenhuma direção de jornal consegue ou mesmo quer controlar todas as notícias que sai, pois isso o tornaria ainda menos lido do que já é –, mas a opinião, a análise e principalmente a multiplicação dos desmandos dos poderosos vem acontecendo aqui, na blogosfera.”
CurtirCurtir
Falaram muito bem as duas juízas!
CurtirCurtir
o primeiro troféu do blog !
agora vamos curtir esse momento único
minha mão de obra gratuita esta disponível
CurtirCurtir
Quando a gente precisar de mão-de-obra você é o primeiro da lista 😀
CurtirCurtir
Olá, Kika, receba meus cumprimentos pela coragem e honestidade. Vamos acompanhar e divulgar isso aí. Teria graça se não fosse uma desgraça o que construtoras fazem impunemente por aí, particularmente em BH.
Abrass.
CurtirCurtir
Obrigada, Jair. Divulgação é sempre bom nessas horas! abraços
CurtirCurtir
Entrei no seu blog, através de um comentário seu no Blog do Idelber Avelar…
Moro em São paulo, onde a desgraça de especulação imobiliária – que financia todas as campanhas eleitorais , de todos os partidos, em todos os lugares onde tem algum terreninho que valha a pena , ou seja o Brasil TODO – está sempre a postos, arrasando toda esperança de ter cidades menos horrorosas para se viver , desde que a graninha deles esteja garantida….
Parabéns, não desista, denuncie mesmo… Faça valer o título de jornalista, como todos deveriam ser…
Abs
CurtirCurtir
Obrigada pela força, Laís! Volte sempre 🙂
abraços
CurtirCurtir