Os melhores livros de não ficção que já li

Capas de alguns dos melhores livros de não ficção que já li | Blog da Kikacastro

Começo este post sobre livros de não ficção dizendo que prefiro, disparado, a literatura de ficção.

Talvez por eu ser jornalista e já passar boa parte do dia, no trabalho, lendo notícias (que são, em tese, textos de não ficção), o que mais quero quando pego um livro para ler nos momentos de descanso é passear pelo inusitado, pela imaginação dos outros, pelas histórias que nunca aconteceram de verdade.

São um respiro deste mundo duro.

Ainda assim, de vez em quando leio bons livros de não ficção aqui e ali. Biografias, reportagens, memórias, pensatas, ensaios, guias, livros de História, filosofia e até autoajuda. Neste último ano, acabei lendo mais desse tipo de livro, principalmente pela descoberta da “autossociobiografia” de Annie Ernaux. Por isso, resolvi reunir alguns destes livros aqui neste post, como já fiz em outros momentos.

Lembrando que, assim como nos meus outros compilados, os livros que estão listados abaixo são aqueles que já foram resenhados aqui no blog. Basta você clicar no link para saber um pouquinho mais sobre cada um deles.

Meus 46 livros de não ficção favoritos

A lista aparece na ordem alfabética do nome do autor ou autora. Todos os livros abaixo já foram lidos por mim e resenhados aqui no blog. Clique nos links para saber mais.

Bônus: mais 15 bons livros de não ficção

Estes abaixo são outros bons livros de não ficção que já li, entre 1998 e hoje, mas que não resenhei aqui no blog. Ficam sendo um bônus para este post.

  • Juca Kfouri – o militante da notícia, de Carlos Alencar
  • Quase Memória, de Carlos Heitor Cony
  • Fundo do Poço – o lugar mais visitado do mundo, de Cris Guerra
  • Coisas que não quero saber, de Deborah Levy
  • A Ilha, de Fernando Morais
  • Cem quilos de ouro, de Fernando Morais
  • Olga, de Fernando Morais
  • Paz, amor e sgt Peppers, de George Martin
  • O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion
  • 10 dias que abalaram o mundo, de John Reed
  • Minha noite no século vinte e outros pequenos avanços, de Kazuo Ishiguro
  • História da riqueza do homem, de Leo Huberman
  • Stupid White Men, de Michael Moore
  • A Economia do Ócio, de Paul Lafargue e Bertrand Russell
  • As boas mulheres da China, de Xinran

Veja outras listas de livros que já fiz:

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. Fiquei feliz ao descobrir que li quase todos esses livros da lista de não ficção da Cris. Claro, também por ter três desses livros meus na lista, mas é possível que a autora seja suspeita nesse caso. Vou tentar, com o tempo, ler os demais.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo