Dois livros para grávidas de primeira viagem

Queridos leitores, prometo que não vou tornar este blog monotemático, falando só sobre gravidez. Por isso ontem reuni muuuuuitas informações em um só post. E hoje achei uma boa compartilhar dois livros que estão na minha cabeceira nas últimas semanas, e cuja leitura recomendo a gestantes (atuais e futuras) e a seus companheiros também. Mas agora vou demorar a abordar de novo o assunto no blog, combinado? 😀

livrogravida1Ontem escrevi que as grávidas deveriam se fiar em uma só fonte, para não dar um nó no cérebro. E o melhor é que essa fonte seja o médico de confiança. Mas não dá para ficar ligando para o médico toda hora que surge uma dúvida, porque elas surgem nos momentos mais inesperados. Quando a dúvida é mais grave, eu sempre envio um SMS pra minha médica, mas, nos casos de curiosidades mais amenas, eu consulto um livro que estou achando muito interessante, escrito pelas editoras do portal Baby Center no Reino Unido.

Leio um pouco a cada semana e já estou na página 127, correspondente à minha semana de gestação. As autoras trazem informações mais técnicas e, biológicas, digamos assim. Detalhes sobre o desenvolvimento do bebê e situações que podem acontecer às grávidas durante a gestação. É bom também ler como um livro de consulta — tem até índice remissivo. A linguagem é muito parecida com a do site Baby Center, que também existe no Brasil e me foi indicado por várias amigas grávidas. Como eu disse, se não for uma dúvida muito cabulosa, esse site e o livro quebram um galho danado.

“Esperando meu bebê – tudo o que você precisa saber sobre a gravidez, o parto e o nascimento”
Daphne Metland e Anna McGrail
455 páginas
Ed. Martins Fontes
A partir de R$ 79,80 (mas dá pra achar usado bem mais barato)


livrogravida2

O outro livro foi um presente da amiga Aline Reskalla. Eu achei mais legal pelo tom intimista com que a autora se dirige a nós e pelo bom humor dela, que faz a gente rir dos perrengues que passamos. Ela não é especialista e não adota um tom técnico, mas mais de uma amiga que está compartilhando a experiência pessoal dela. É legal pensar: “Não acontece só comigo, ufa!”

Enfim, não estou lendo para me guiar pelo que a autora diz, como se fosse uma orientação médica, mas para ouvir de outra grávida como foi a experiência dela. E a autora é desbocada, engraçada, não tem muita vergonha em dividir algumas coisas que a gente não conta nem no nosso blog (risos), então achei a abordagem muito boa.

Vejam um exemplo de como ela escreve tudo sem rodeios: “Um dado igualmente espantoso é a quantidade de mulheres que defecam durante o parto normal. Na hora de fazer aquela megaforça, sai tudo junto, companheira! E o maridão ali do lado, romanticamente segurando a sua mão. Por isso eu digo e repito: é preciso muito amor num casamento!”

“Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida”
Fernanda Oliveira
127 páginas
Ed. Rocco
R$ 24,50

Fica a sugestão. Se vocês leram outros livros que acharam interessantes, comentem aí, com nome e autor 😉

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

4 comentários sobre “Dois livros para grávidas de primeira viagem

  1. Oi Kika 🙂 Parabéns!!! Aproveite cada momento, passa muito rápido. Curta a sua barriga, tire muitas fotos e siga os seus instintos, você vai ouvir muito de muitos, mas o que é bom para um não é para o outro, por isso, siga o seu coração e pense que você está fazendo o seu melhor 🙂 Li o que esperar quando se está esperando. Tem um filme também, mas não assisti. Esse livro me ajudou muito, principalmente no pós parto, que é um momento delicado. Todos aqueles hormônios que te dão muito pique durante a gravidez vão embora… e com as noites mal dormidas vem a depressão pós parto, peça ajuda sempre que precisar, não tente ser uma wonder woman, converse muito… mas foi na leitura que encontrei ajuda e respostas para os meus questionamentos. As pessoas nem sempre contam a verdade, estão sempre com um sorriso que não expressa o verdadeiro sentimento e fazem um teatro com relação a maternidade, criam um romantismo, compram coisas desnecessárias, rsrsrsrs, seu filho só precisa do seu amor, calor e leite materno, a natureza é sábia, o ser humano não. Nesse livro tem um capítulo que fala sobre as expectativas do primeiro filho e a realidade de ser mãe. Parabéns!!!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s