Qual a desrazão discriminatória idiota da vez?
Cheguei em casa agora, não estou nada inspirada, então vou reproduzir um texto que escrevi no ano passado sobre uma das coisas que mais odeio e desprezo no universo inteiro, disparado: pessoas que humilham outras apenas por serem de camadas sociais mais baixas, ou por serem subalternas no trabalho ou por qualquer outra desrazão discriminatória idiota.
O caso abaixo aconteceu comigo. E nem foi o pior que já presenciei*
Estava eu na fila do caixa, aquelas para “até dez itens”.
Um sujeito, que vestia a camisa “homofobia mata” (bela defesa, por sinal), passava exatos 18 itens, retirados de um único carrinho, junto com seu parceiro de compras. Para burlar a regrinha, que tornava a fila gigante faltando dez minutos para o fim do expediente no supermercado, um deles passou oito itens, o outro passou dez.
Mas ninguém é imbecil. Muito menos a caixa do supermercado, que já devia estar contando aqueles dez minutos para ir embora logo para longe das longas filas. E ela falou alguma coisa, motivada pelo comentário indignado de outro cidadão atrás desses dois.
Começa o bate-boca entre este cidadão e os burladores-de-regras. O de camisa contra a homofobia, mais exaltado, dá um sopapo na caixa, por meio das seguintes palavras:
“Não vou falar com você porque você é uma simples caixa.”
Ela cora. Tem vontade de chorar. Faltavam apenas dez minutos para ela se livrar desse comentário preconceituoso, humilhante e desrespeitoso. Poderia ter ido embora sem esta.
Vale dizer que o cidadão indignado atrás dos dois burladores-de-regras fez uma bela defesa da caixa. Mas inútil.
Inútil porque esse preconceito está arraigado nesta sociedade. Inútil porque as pessoas só defendem seus próprios interesses, com raras exceções. O mesmo que defende os homossexuais trata a caixa do supermercado como coisa menor.
A sociedade em que vivemos só não está totalmente perdida porque há ainda os cidadãos que acreditam nesta inutilidade. E os caixas e garis, que cumprem bem suas tarefas diárias, apesar dos sopapos que levam a todo momento.
* O pior que já presenciei foi um dia um imbecil falando com a caixa que ela era um macaco, ou algo do tipo. Não me lembro do contexto, mas acho que ele estava com uma penca de bananas e falou algo tão surreal pra ela que, na hora, achei que fosse algum código entre os dois, alguma piada interna, sei lá. Só alguns minutos depois é que processei que a caixa tinha ficado abismadíssima. E eu fiquei puta comigo por não ter reagido na hora contra aquela cretinice. Sou lerda pra esse tipo de reações, infelizmente, como se vê AQUI 😦
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Eu sempre olho pra quem é subalterno e penso que é alguém muito mais digno já que está fazendo algo que pra quem é “grande” é considerado menos, que se submete a limpar algo ou a fazer algo mais simples sabe, dá uma raiva dessa gente do caramba que fica se engrandecendo por nada ¬¬
CurtirCurtir
Ninguém é “maior” do que ninguém. Nem “melhor”. Nem existe um trabalho ou função “mais digna” do que outra porque todas são necessárias pra roda girar.
CurtirCurtir
Exatamente! Daí aparece um que não sabe ver isso e quer pisar…
CurtirCurtir
É triste 😦
E se querem me tirar do sério, é só fazer isso!
CurtirCurtir
Dá até uma dor no coração de ver alguém sofrendo isso…
CurtirCurtir
Pois é! Diz não a homofobia e alimenta preconceitos que deveriam estar superados há muito mais tempo. Lamentável !
Por isso que eu tenho sérios problemas quando vou ao supermercado ou shoppings. Essas coisas acontecem mais vezes do que o esperado.
Quando fico em casa assistindo futebol e escutando música acham que sou chato. Mas com certeza me aborreço menos…rsss
Abraços e viva o ser humano!
CurtirCurtir
Realmente, às vezes é bom fugir do mundo e contar até dez! bjs
CurtirCurtir