A resposta e o atendimento das empresas, uma semana depois

Há exatamente uma semana, postei aqui no blog problemas de atendimento que tive com quatro empresas diferentes: Ricardo Eletro, Editora Globo, Locaweb e NET. Além de postar aqui, registrei também no Facebook, no Twitter (sempre com cópia para os canais de atendimento dessas empresas nas duas redes sociais) e no site Reclame Aqui (links acima).

Passada esta semana, todos os problemas já foram resolvidos. No entanto, o atendimento prestado por cada uma dessas empresas foi bem diferente, com níveis de respeito ao consumidor lesado também muito diferentes.

Compartilho, com as devidas notas, para vocês saberem como foi:

Nota 10 – Locaweb: No mesmo dia que reclamei do atendimento da Locaweb, recebi um tweet de um atendente da empresa, oferecendo ajuda. Foi a única empresa que se manifestou pelo Twitter; as demais ignoraram meu post no microblog, demonstrando que estão bem atrasadas no tempo. E olha que meus tweets foram bastante repercutidos, sempre com cópia para as empresas. Bom, mas a Locaweb prontamente deu andamento ao meu pedido de cancelamento da hospedagem, por meio de email, do canal próprio da empresa e de telefone. Ontem recebi uma última ligação, com um pedido de desculpas e promessa de que receberei um reembolso pelos meses que não vou mais usar o serviço. A empresa também se manifestou no site Reclame Aqui e dei minha ocorrência por encerrada, com uma nota 10 e boa impressão final. Se um dia eu precisar de novo de um serviço de hospedagem, acho bem provável que eu volte a procurá-la.

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Nota 6 – Revista Época/Editora Globo: A empresa nunca se manifestou nem no Twitter, nem no Facebook, nem jamais me ligou para dar qualquer satisfação sobre o que houve com a entrega de três das minhas cinco revistas, que não haviam chegado. No Reclame Aqui, respondeu logo no dia seguinte ao meu registro, mas também sem qualquer explicação ou justificativa. A resposta apenas disse, de maneira bastante arrogante, que a empresa é “conceituada”, “famosa” pela “alta qualidade” de suas publicações e tem “excelência” nos serviços prestados aos assinantes. Nem sequer se deu ao trabalho de pedir desculpas. Por fim, disse que o caso seria solucionado em até sete dias úteis, com normalização da entrega. O lado positivo é que recebi duas das três revistas. Dei de ombros a respeito da terceira, que já ficou até defasada a esta altura. Mas tenho certeza de que não vou renovar a assinatura quando esta vencer, em um ano, nem indicá-la a outras pessoas.

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Nota 6 – NET: Quando eu disse à NET que já tinha enviado o equipamento, eles não checaram, simplesmente responderam ao email dizendo que eu precisava enviar um comprovante de entrega. Só que a entrega foi feita em outubro e eu não consegui encontrar o comprovante. Até fui à agência dos Correios para tentar uma segunda via, mas ainda sem sucesso. Ontem, recebi uma ligação, imagino que de alguém de outro setor, dizendo que realmente já tinha sido dado baixa no equipamento e ele constava como entregue desde 13 de novembro. Pedi para ela me enviar isso por escrito, uma vez que já tinham me dado a mesma informação em novembro, mas vieram me cobrar de novo agora em janeiro. Ela disse que “não poderia enviar por escrito“. No Reclame Aqui, colocou apenas que o “devido atendimento” foi prestado, também sem reafirmar a entrega do equipamento. No Twitter, não houve resposta. Considerei uma postura também dúbia e sujeita a novos problemas. Por via das dúvidas, ainda vou insistir nos Correios e guardar aquele comprovante, para evitar cobranças e amolações futuras.

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Nota 1 – Ricardo Eletro: Esta foi a mais desrespeitosa. O prazo de montagem do armário, de dez dias úteis, venceu na última sexta (18). Desde a quinta anterior, eu tentei ligar para o canal de atendimento para cobrar a prestação do serviço, sem sucesso. Na loja também não fui atendida. Até que, na segunda (21), consegui finalmente ser atendida pela central. A moça apenas confirmou o atraso, disse que não tinha nenhuma justificativa para me dar e pediu que eu aguardasse outros seis dias úteis! No Twitter e Facebook, fui solenemente ignorada. E até mesmo no Reclame Aqui esta foi a única empresa que não se manifestou. A nota só não é zero porque hoje de manhã, sem nenhum agendamento prévio, apareceram funcionários para montar o armário, e a dor de cabeça passou. Mas nunca mais compro na Ricardo Eletro. Como eles próprios dizem eu sua musiquinha interminável de espera no telefone, os móveis e equipamentos de todas as varejistas “são todos iguais”. O diferencial é o preço e o atendimento, diz a musiquinha. Pois bem, o preço também é questionável, e esse atendimento não me engana nunca mais.

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

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