Pois é, como eu disse ontem, o racionamento foi decretado em Minas. Ou quase. A Copasa deu a entender que só precisa de um aval do Igam para bater o martelo e começar a implementar políticas de rodízio e mesmo de sobretaxa pelo uso da água nos mais de 600 municípios mineiros atendidos por ela. Pediu economia de 30% no uso da água – o que pouco fará diferença na minha casa ou na sua, mas que com certeza vai ter um peso imenso se o corte for realmente adotado pelas grandes indústrias. Veremos…
Enquanto isso, a situação dos nossos reservatórios mineiros, que são gerenciados pela Copasa, está periclitante. De uma forma que nem imaginávamos, já que o governo anterior (a dobradinha Aécio/Anastasia) jamais veio a público falar a respeito.
Recomendo a leitura das reportagens de hoje do jornal “O Tempo”, onde trabalho, que está fazendo uma cobertura muito completa sobre a crise hídrica em Minas:
- Copasa pede economia de 30% e dá primeiro passo para decretar racionamento
- Reservatório em estado mais crítico está com vazão 70% menor
- Bairros de BH estão sem água
- Crise é resultado de má gestão
- Infográfico
Para quem não leu ainda, sugiro ler o post de ontem aqui do blog, chamando as autoridades de todo o país e de todos os partidos políticos à responsabilidade.
E, para fechar, se você também quer fazer sua parte, e inclusive atender ao apelo da Copasa de reduzir em 30% a água consumida em sua casa, relembre as 17 maneiras simples de racionarmos a água por conta própria, clicando AQUI 😉
Leia também:
- Que tal enfrentar esse apagão estrutural do Brasil?
- 17 maneiras simples de racionarmos a água por conta própria
- De novo, o desperdício de água
- Nossa água entra pelo cano
- Carta a São Pedro
- Bem-vinda chuva
- Nuvens de chuva
- As bênçãos da chuva
- O desperdício de água
- O deus da chuva
- De caos e enchentes
- Choro
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

O que me deixa mais assustado com situações assim é a falta de compreensão de que não somos superiores a natureza. Vão encontrar uma solução pra esse ou qualquer problema; no entanto são soluções momentâneas pois o pensamento vai ser sempre o mesmo. Ficou meio confuso mas é isso.
CurtirCurtir
Tem razão, Gustavo. Qualquer dia a Natureza dará o troco…
CurtirCurtir
Olha, moro sozinho e não mudei meus hábitos, faço tudo igual todos os dias!
CurtirCurtir
Que pena!
CurtirCurtir