Ir para conteúdo

Por que todo político gosta de ler sobre Churchill, Obama e Ford?

A Folha tem uma seção, publicada quase todo domingo na coluna Mercado Aberto, chamada “O que eu estou lendo”. Políticos e personalidades empresariais são entrevistados para dizer qual o livro na cabeceira do momento.

Pois bem, vejam só o que os relações públicas dessas pessoas dizem para eles responderem:

  • Gilberto Kassab – “On China”, de Henry Kissinger.
  • Geraldo Alckmin – “Minha Mocidade”, de Winston Churchill.
  • Alexandre Padilha – “Noturno de Havana — Como a Máfia Americana Conquistou Cuba e Perdeu para a Revolução”, de T.J. English.
  • Nizan Guanaes – “Churchill: An Unruly Life”, de Norman Rose.
  • Andrea Matarazzo – “Fordlândia”, de Greg Grandin.
  • Aécio Neves – “Obama”.
  • Herman Voorwald – “Queda de Gigantes”, de Ken Follett
  • José Sergio Gabrielli – “Por que Odiamos as Companhias Petrolíferas”, de John Hofmeister.
  • Jorge Simino – “On China”, de Henry Kissinger.
  • José Serra – “Reflexões sobre um século esquecido”, de Tony Judt
  • Fernando Henrique Cardoso – “Indignez-vous!”, de Stéphane Hessel.

Poxa, sacanagem, não foi o RP que disse isso, os caras realmente só gostam de ler livros históricos ou técnicos ou filosóficos ou sociológicos que demonstram como são atuais e cultos e estão preocupados com a sociedade em que vivem etc!

Mas que é engraçado que dois estejam lendo sobre o Churchill e que dois estejam lendo o mesmo livro de Kissinger, ah, isso é. E cadê a boa e velha literatura, minha gente? Ninguém curte um Fernando Sabinozinho de vez em quando, pra relaxar?

(Só pra constar, estou numa fase sensível e peguei ontem pra ler uma velha aquisição de livro-de-bolso-de-banca-de-revista chamado “Os melhores contos de amor das Mil e Uma Noites”. E não me julguem, relações públicas anda muito caro hoje em dia! ;))

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

14 comentários em “Por que todo político gosta de ler sobre Churchill, Obama e Ford? Deixe um comentário

  1. Preciso de um RP pra me dizer o que é hype para entrevistas de emprego. Eu só leio clássicos da literatura. De atual, só fofoca e artigo de tecnologia 😛

    Curtir

    • Ah sim! Porque ninguém diz o livro que está lendo de verdade na hora da entrevista de emprego, né! É sempre de “Crime e Castigo” pra cima hahahaha! Detalhe é que li Crime e Castigo aos 13 ou 14 😀 Mas, sinceramente, se um recrutador for burro o suficiente pra selecionar alguém pelo livro que diz estar lendo, é melhor nem trabalhar lá, né!

      Curtir

  2. Cris, semana passada li um ótimo, “O Físico” de Noah Gordon. A história de um garoto inglês no século 11 que resolve ir pra Pérsia estudar medicina. 700 páginas, mas dá vontade de ler tudo de uma vez

    Curtir

  3. Uai, na ficha da Folha eu coloquei livros de Saint-Exupéry nas duas primeiras vezes e meu último livro lido que registrei lá foi “Olhai os Lírios do Campo” do Érico Verissimo =D. E eu adoro “Poema em Linha Reta” do Fernando Pessoa, o mundo está cheio de semideuses.

    Curtir

  4. Político, pseudo intelectual e sociólogo, sai pra lá…
    Já perdi a paciência com livros chatos, Kika, atualmente só livros divertidos/interessantes me atraem.
    Estou lendo A Batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr, o tema central é batido (anjos x demônios e blá, blá, blá), mas o livro é bem escrito e consegue te prender.
    Valeu.

    Jacques Beduhn
    http://relativaseriedade.blogspot.com/

    Curtir

  5. Para qualquer grupo de X pessoas, ainda mais dentro de um dado corte sociológico (tipo de emprego, idade, sexo, etc.), terá altíssima probabilidade de gerar uma lista de livros que tenha coincidências do tipo encontrado. Repare que as personalidades, na maior parte, ainda fazem parte da mesma patota: o grupo tucano e associados (Kassab era do DEM apoiado pelo PSDB até há pouco tempo).

    Não me surpreenderia se um tivesse sugerido o livro para o outro.

    Mais, são todos livros relacionados aos cargos que exercem ou exerceram. Nada mais natural do que políticos se interessem por políticos notáveis. Se fizer uma lista com cientistas, vários irão listar livros relacionados às ciências. Se fizer com jornalistas, muitos apontarão livros-reportagem, sobre atualidades e grandes questões. Se fizer com candidatas à miss… não, elas não citam mais O Pequeno Príncipe.

    Faça um levantamento dos livros lidos no metrô. Best-sellers, religiosos/auto-ajuda…

    []s,

    Roberto Takata

    Curtir

  6. Só pra constar: além de estar lendo, devagar e sempre, a segunda temporada dos scripts de “Star Trek: Renaissance”, estou indo também a passos de tartaruga através do Westeros de “Song of Ice and Fire” (ainda estou no começo do primeiro volume…)

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: