Quando a foto conta uma história à parte

Postei hoje no Novo em Folha sobre a foto tirada nesta semana, em Vancouver, durante briga de torcidas da copa do hóquei.

Teve gente incendiando carros, policial batendo e, lá no meio, um casal se beijando:

A história é menos romântica do que parece à primeira vista, já que a moça tinha se ferido com o escudo de um guarda. Mas a foto desperta o imaginário de cada um, faz com que a gente invente nossa própria versão para a história daquele casal e fique curiosos com a história real dos dois. E isso é o mais legal de tudo 😉

Além disso, a foto simboliza o que o pai do rapaz postou no Facebook: “Faça amor, não faça guerra”. Um velho slogan dos anos 60, tempos de protestos contra a guerra do Vietnã.

O que me remete, instantaneamente, a outra foto histórica:

Mas a ideia do beijo também nos remete a ainda antes, na segunda guerra mundial:

Tentando achar essas duas fotos clássicas, encontrei um fórum onde foram postadas diversas fotos histórias, de todos os tipos. Muito legal, vejam só.

Espero que o casal de Vancouver também encontre seu espaço nessa galeria. Está faltando mais beijos na fotografia mundial.


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

6 comments

  1. Eu acho a história verdadeira ainda mais romântica, pois se fosse só um beijo no meio da “guerra” estaria mais do que claro que era algo forçado, só para aparecer — como, aliás, sugeriram os primeiros comentários após a foto vir à tona.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo