O drama dos índios

Ainda no relatório de que falei ontem, encontrei dois dados preocupantes sobre os índios.

A razão de índios assassinados diminuiu bastante de 2001 para 2005, mas ainda é muito alta. Foi de 32,8 por 100 mil para 25,9. Brancos têm a taxa de 17,9/100 mil  e negros (pretos e pardos), 32,8.

Mas o mais chocante é a taxa de suicídio entre os índios. Enquanto a dos brancos oscila na faixa dos 5,5 e, dos negros, 3,6, a dos índios é de espantosos 24,4 por 100 mil!

Diz o estudo: “Tal perfil sugere a existência de severas formas de desalento afetando as comunidades indígenas nas áreas rurais e urbanas, tornando-os bem mais suscetíveis à atitude extrema de pôr fim à própria vida.”

Talvez muitos não se lembrem disso, já que nenhum evento ocorreu para marcar a data, mas o Dia do Índio foi na última terça, 19 de abril.

Se nem em seu dia eles são devidamente lembrados, se continuamos todos na mais extrema ignorância sobre seus costumes e história, se continuam sendo vítimas de preconceito e racismo, não surpreende que alguns tenham dramáticos casos de depressão, né. Que isso nos sirva de alerta, nesta semana do índio e em todas as demais.


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

4 comments

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo