Foi só agora, aos 40 anos de idade, que fui ler o maior clássico da literatura brasileira: “Dom Casmurro“, de Machado de Assis. Numa enquete informal com meus amigos, vi que estava entre a minoria: 83% disseram que já leram esta obra, contra 17% que ainda não leram, mas querem ler. Não sei por que… Continuar lendo Dom Casmurro, de Machado de Assis: leia minha resenha do livro
Categoria: Livros
Gosto deles. E sempre que ler um que valha a pena, recomendarei aqui.
Minhas dicas culturais da semana: livro Fup, filme Invencível e série As Quatro Estações do Ano
Eu tenho lido tanto livro neste ano, e visto tanto filme, que está difícil escrever sobre tudo aqui para o blog. Ao mesmo tempo, não quero ter esta obrigação, sabem? Porque este blog foi criado para ser meu hobby, não um peso a mais. Mas, na última semana, vi uma série, li um livro e… Continuar lendo Minhas dicas culturais da semana: livro Fup, filme Invencível e série As Quatro Estações do Ano
A sabedoria de Pepe Mujica (1935-2025) em frases, filme e livro
Quando Papa Francisco morreu, há poucos dias, compartilhei aqui no blog uma oração em que ele pedia para manter sempre seu bom humor. E escrevi: “Faz sentido que o Papa Francisco fosse um defensor do bom humor, das risadas, de um mundo mais leve. Os pacifistas costumam saber rir de si mesmos e se dar… Continuar lendo A sabedoria de Pepe Mujica (1935-2025) em frases, filme e livro
‘Trilogia dos Gêmeos’, de Ágota Kristóf: leia minha resenha dos livros
Ao longo de sete dias (entre o feriado de 21 de abril e o domingo, 27 de abril), percorri as 551 páginas desta “trilogia dos gêmeos“, de Ágota Kristóf. Embora os três livros sejam extremamente duros, com pouco espaço para respiro em meio a traumas de infância, guerra, violência, abuso, loucura, doença, abandono, solidão e… Continuar lendo ‘Trilogia dos Gêmeos’, de Ágota Kristóf: leia minha resenha dos livros
Anna e o Planeta, de Jostein Gaarder: leia minha resenha do livro
Texto escrito por José de Souza Castro: Acabei de ler “Anna e o Planeta“, do norueguês Jostein Gaarder, autor de “O Mundo de Sofia”, livro traduzido em mais de 50 idiomas e que, no Brasil, vendeu acima de 1 milhão de exemplares. O mundo de Anna precisaria de muitíssimo mais para que a humanidade, talvez,… Continuar lendo Anna e o Planeta, de Jostein Gaarder: leia minha resenha do livro
A Fábrica, de Hiroko Oyamada: leia minha resenha do livro
Daqui a exatamente uma semana, teremos mais uma reunião do clube do livro da melhor biblioteca de BH, sobre o qual já falei aqui no blog em outras ocasiões. E a obra que vamos discutir, neste mês, é este “A Fábrica“, da japonesa Hiroko Oyamada. Vai ser minha quarta participação nesse clube de leitura e… Continuar lendo A Fábrica, de Hiroko Oyamada: leia minha resenha do livro