DeepSeek: uma baleia no caminho de Trump e das big techs

DeepSeek é nova tecnologia de inteligência artificial chinesa, que vem derrubando a hegemonia norte-americana no nicho (e as ações das big techs).
DeepSeek é nova tecnologia de inteligência artificial chinesa, que vem derrubando a hegemonia norte-americana no nicho (e as ações das big techs).

Texto escrito por Beto Trajano:

No ano passado escrevi sobre a grande valorização da Nvidia, que na ocasião havia se tornado a empresa mais valiosa do mundo por causa dos investimentos e da produção de processadores para aplicações em tecnologias de inteligência artificial. Nesta última semana de janeiro de 2025, o caldo entornou, as ações da empresa despencaram e ela perdeu quase US$ 600 bilhões em valor de mercado.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Toda esta mudança foi por causa de uma empresa chinesa chamada DeepSeek (“busca profunda”), que entrou no universo das IAs generativas – como o ChatGPT, o Copilot e a Gemini – com uma solução de baixo custo, provocando uma nova revolução no segmento.

O momento não poderia ser mais oportuno. No dia 20 de janeiro, Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos e colocou os chefes das big techs na primeira fila da cerimônia, entre eles Mark Zuckerberg (Meta), Sundar Pichai (Google), Tim Cook (Apple), Jeff Bezos (Amazon), Shou Zi Chew (TikTok) e Sam Altman (OpenAI). Sem falar em Elon Musk (Tesla, SpaceX, Twitter etc), que é membro oficial do governo Trump.

(Só um parêntesis. Bill Gates não estava e fui pesquisar o motivo. Encontrei matéria no UOL com o título “Bill Gates diz que ‘guinada à direita do mundo tech’ o surpreendeu“. O fundador da Microsoft se diz de centro-esquerda, mas afirma se dar bem com os demais xerifões trumpistas.)

Alguns dos CEOs de big techs na primeira fila da posse de Trump, em 20/1/2025. Foto da Reuters.
Alguns dos CEOs de big techs na primeira fila da posse de Trump, em 20/1/2025. Foto da Reuters.

O novo velho presidente dos Estados Unidos chegou querendo monopolizar este mercado, achando que só as empresas ligadas a ele teriam chance para prosperar nesta tecnologia. Inclusive, um dia depois da posse, anunciou investimentos de até US$ 500 bilhões e medidas voltadas ao mercado de IAs, entre elas revogou um decreto de Joe Biden que estabelecia padrões de segurança para a tecnologia.

Mas, de repente, veio uma chinesa e BUUUMMMMM! Lançado no mesmo dia da posse de Trump, o modelo DeepSeek R1 virou febre, tornou-se o aplicativo gratuito mais baixado nos Estados Unidos, ganhou o noticiário e as redes sociais. Entre as características positivas, ele tem código aberto e oferece um desempenho semelhante ao do ChatGPT.

Depois de toda a desvalorização na bolsa e toda a revolução causada pelo DeepSeek, já comecei a ver reportagens tentando desqualificar esta nova potência.

Ações da Nvidia derreteram.
Ações da Nvidia derreteram.

No site de “O Globo” eu li matéria dizendo que a empresa chinesa monitora dados dos usuários. O Zuckerberg faz o quê? O cara até escuta o que todo mundo fala e entrega publicidade relacionada. O Google sabe até a hora que você está no banheiro, pois monitora toda a localização de quem tem celular Android. ChatGPT e Gemini também podem capturar dados e dar respostas erradas ou enviesadas, como o DeepSeek faz ao ser questionado sobre questões relacionadas à China. Então, estão todos no mesmo barco.

Enfim, não se amedrontem. Vão rolar informações e desinformações tentando queimar a tecnologia chinesa. Mas, até agora, pelo que li, o que eles monitoram não é nem fichinha para o tanto de dados que você entrega para Zuck, Musk e as demais big techs.

O DeepSeek está aí e é mais uma ferramenta para ser usada à vontade, como usamos o Instagram, o zap, as demais IAs generativas, os celulares Android e Apple. Por fim, é uma ferramenta que veio para importunar Trump e seus asseclas, colocando uma baleia no caminho do presidente dos Estados Unidos, revolucionando o mercado e afundando o preço de algumas empresas sobrevalorizadas. Vamos que vamos!

A baleia símbolo da DeepSeek.

–> Para saber mais, recomendo este artigo do Tecnoblog.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Você também vai se interessar por estes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Beto Trajano, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

 


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Humberto Trajano

Por Humberto Trajano

Jornalista e gestor de Comunicação com passagens pelo Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte e Rede Globo. Especialista em jornalismo digital multimídia e em processos criativos pela PUC-MG e mestrando em Comunicação Social na UFOP. Mineiro de Belo Horizonte.

2 comments

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo