Oito motivos para deletar a conta do Facebook (mas nunca deletamos)

botao_descurit

1.

A pessoa postou uma foto no Facebook. Minha amiga, distraída e despretensiosamente, “curtiu” a foto. Sem querer, a pessoa deletou a foto. Posta de novo. E escreve para minha amiga: “Oi, fulana, tudo bem? Deletei sem querer aquela foto que você tinha curtido. Será que você poderia curtir de novo, por favor?”

2.

A pessoa adiciona todo mundo que vê pela frente no Facebook. Atinge a capacidade máxima de amigos. Cria um segundo perfil, com os avisos, em letras garrafais: MEU OUTRO PERFIL ESTOUROU A CAPACIDADE MÁXIMA DE AMIGOS! CRIEI ESTE NOVO PERFIL. ME ADICIONE POR AQUI TAMBÉM. Quer que estoure de novo e tenha que criar um terceiro perfil…

3.

Eu era amiga da mulher, que era amiga de um cara, que namorava a menina. Num belo dia, os quatro se reuniram, numa mesa onde havia outros tantos. Facebooks foram adicionados, sabe-se lá por quê. Uns dois anos depois, meio esquecida de quem era a menina, eu a deletei. No mesmo dia, ela veio tirar satisfações, chateadíssima: “O que eu te fiz pra você me deletar do seu Facebook?????”

4.

A pessoa deixa o perfil inteiro aberto no Facebook. Em 5 minutos de fuçação, é possível que qualquer um saiba onde ela mora, quantos filhos têm, onde eles estudam. Faço um post usando a pessoa de desexemplo. Mando uma mensagem para a pessoa, alertando para o perigo. E ela ignora e mantém tudo aberto.

5.

A pessoa, que você mal conhece, fica te cutucando no Facebook. Manda mil mensagens a cada vez que está online. Recomenda “amigos” que você tampouco conhece. Fica brava se você não responde na hora. Outra fica te marcando em vídeos ou textos que nada têm a ver com você, junto a outras centenas de pessoas marcadas, que você tem que ocultar de sua linha do tempo e “(desfazer) seguir”, se não quiser ser “convocado” a todo instante.

6.

Fulano entra no Facebook pra dar “bom dia a todos”. Não raro, acompanhado de fotos de cachorrinhos fofos ou mensagens da Bíblia. Beltrano entra no Facebook pra avisar: “Estou no dentista”. E o quico? A outra manda foto de shortinho e avisa: “Vou malhar!” E o quico? E tem as pessoas que entram para lançar indiretas sobre outras, que ninguém mais vai entender (e talvez nem o próprio alvo). Não conhece o e-mail?

7.

Sujeito avisa: “Vou bloquear todo mundo que postar sobre isso-isso-e-aquilo. Não aguento mais!” Por que não bloqueia, simples e silenciosamente?

8.

Convites para aplicativos. Convites para jogos. Convites para eventos. No auge das manifestações, oito convites, de pessoas diferentes, para 15 protestos diferentes ou repetidos.

***

Mas nunca deletamos esta maldita rede social, que tem lá as suas coisas boas. Foi por ela que fiquei mais bem-informada sobre as manifestações do que em todos os jornais, telejornais e radiojornais, somados, do país. Foi por ela que soube novidades de amigos há muito sumidos. É por ela que divulgo este blog e compartilho posts de outros blogs legais. E assim seguimos, apenas bloqueando os malas e ainda dispostos a passar nosso precioso conhecimento à empresa de Mr. Zuckerberg e a quem quer que ele queira vender…

Leia também:

Anúncios

44 comentários sobre “Oito motivos para deletar a conta do Facebook (mas nunca deletamos)

  1. Oi Kika,

    Não gosto do facebook, tenho coisas mais importantes para fazer… e fico triste quando vejo pessoas viciadas em face, ao invés de acordar e ler o jornal, vão para o face ver as novidades “você tem 10 novas histórias”… pessoas ansiosas pela quantidade de curtidas, pessoas que não postam nada e ficam de olho na vida do outro para ter assunto… etc… mas apesar de não gostar, estou no face, é útil para receber fotos de pessoas queridas. Esta semana mesmo, foi festa do dia dos pais na escola do meu filho, e uma amiga enviou uma foto deles pelo face, fiquei super feliz… E como você tenho consciência dos perigos de ter nossa vida ali tão exposta. Pelos posts também podemos ver como as pessoas estão sozinhas e perdidas, tem gente achando que da para fazer terapia pelo face, eles acreditam que aquela frase “no que você está pensando? é realmente para escrever a todos o que você está pensando, e algumas pessoas exageram… não trabalho com recrutamento e seleção, mas sei que elas utlizam o face para pesquisar a vida da pessoa, e sei que muitos não chegam a entrevista por conta dos posts no face… o que acontece com essas pessoas? Será que é uma forma de ter o tal “5 minutos de fama”?
    Bom, está semana recebi uma dica super legal pelo face, assisti pela internet:
    http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/midia-ninja
    Como estou fora do que se fala nas redes e juro que nunca ouvi esses termos, fui atrás para pesquisar:
    – Guerra de memes;
    – Black block;
    – Discussão maniqueista.
    Em que mundo estou vivendo? Na lua, rsrsrsrsrs 🙂

    Curtir

    • Oi, Silvana!
      Se a gente desliga um pouquim só já parece que perde um monte de novidades, né!
      Foi boa mesmo a entrevista do Mídia Ninja. Aliás, eles acabaram ganhando fama por causa das redes sociais, notadamente do Facebook.
      Também percebo que o problema de muita gente é excesso de carência. Parecem ter perdido a capacidade de se relacionar pessoalmente e ficam nessa de “me curtam”, a todo momento, no mundo virtual. Sinto uma certa pena de quem é assim…
      bjos (tava sumida!)

      Curtir

    • tenho meu fc aproximadamente 900 pessoas devo conhecer umas 200, mais é muito util, a gente le mensagem, procura coisas para comprar, leio todas as noticias do dia pois tenho uol, terra, g1, valor economico, agora sp, tem sempre uns chatos, troco ideia compartilho coisas boas , politicas pricipalmente ajudo a denunciar policos safados, achar pessoas, animais, comprar carro, uma infinidade de coisas,fora os grupos de musica, rolo e troca um infinidade de coisa, e tem uma coisa tenho muitas milheres no meu fc naõ fk chamando no pate-papo só se for um pergunta de extrama urgencia, agora mesmo sofri um acidente faz meses , ja pessou se tivesse que fk so assistido televisão entraria em parafuso, digo o fc tem muita coisa boa.

      Curtir

  2. Acho que o Facebook, redes sociais em geral, agrega características de todos os veículos de comunicação que já existiram. Somos fadados a escutar aquelas fofocas e notícias que vieram de boca-a-boca por pessoas que não reconhecemos com fontes confiáveis. Mas a partir disso, gera também a crítica de matérias duvidosas de grandes mídias, criação de mais debates, compartilhamento de notícias únicas, livres e espontâneas. Ultimamente tem se anexado bastante ao Facebook a função de propaganda para atrair consumo, o que muito vem ainda nos jornais e revistas. Com essas espécies de “Outdoors” da compra, o Facebook está virando como que um Metrópole própria, onde negócios, conexões entre pessoas novas são feitas dia-a-dia. E como todas as informações se movem de uma maneira muito rápida, não acompanhá-las é quase como se alienar, não sair de casa para rua. De uma maneira irônica, as pessoas geralmente se prendem as suas casas para se manterem nessa cidade. Penso que essa se transformou na nossa nova forma de mundo. Apesar de ter esses problemas quanto ao “stalking”, não é uma coisa nova, se alguém quiser te perseguir e investigar no plano ‘offline’, ela conseguirá, só terá mais trabalho, gastará mais tempo e talvez mais dinheiro (e bom, tem a questão da ilegalidade também, mas talvez no futuro existirão mais leis sobre os domínios e ‘propriedades privadas’ da internet). O Facebook não é uma ferramente apenas para a sociedade, que enxerga apenas aquilo que é “mais curtido” – mas para o indivíduo, que por enquanto ainda tem um certo poder de decidir sobre o que ele acha importante, o que quer ver, e de quem quer receber informações. Na internet continuamos a bloquear e ignorar as pessoas e assuntos dos quais não temos afinidade, achamos fúteis. Bom, eu pelo menos faço isso e sou feliz com minha página de Facebook que não deve aparecer mais de 1/4 das pessoas que são minhas “amigas” na Timeline.

    Curtir

  3. Achei muito interessante as suas colocações, só de ler o 5o parágrafo ri mt.

    sim é um bom motivo para sair, mas dps que descobri os filtros, acima da lista de bloqueio posso interminantemente escrever o que eu quiser e na hora q quiser sem incomodar ninguém , apenas os mais próximos mesmo. nem no feed aparece, (descobri faz pouco tmp msm )
    dos meus 600 amigos, só 20 veem o que eu posto mesmo ( incluindo o phishing visual ), tem bastante coisa interessante ainda nessa rede social, que dá para ser subtraída de forma correta e inteligente, de 1 em 1 ano, eu mesmo faço uma limpa no meu perfil, do que eu posto e até do q eu marco as pessoas, e tp é mais frases em fotos , na verdade um monte de baboseiras msm
    apesar do crescimento descontrolado dela, de 2011 para cá. como páginas, entre outros.
    é de fato nem tudo que você vê dá para confiar, (sobre fontes de matérias) acredito que essa rede social não morra como as outras, se bem que uso o twitter até hoje, e só vou para lá para reclamar da vida msm, kkkk
    as pessoas não gostam de ficar na mesmice, acho que por isso termino com a seguinte frase ”o orkut saiu das pessoas mas elas não sairam dele, LOL”
    bjs

    Curtir

  4. 1 mês limpa, sem facebook hehhe
    Não excluir, desativei temporariamente, vícios são largados aos poucos.
    Pensei que seria pior, mas esta sendo adoravelmente agradável não viver aquela “mentira sincera” do facebook!
    No inicio pensei que ficaria desatualizada rsrs mas acredite, tenho conversado muito mais com meus amigos agora que antes. Eles me ligam muito mais. Estou adorando hehehehe
    Há vida sem facebook!!

    Curtir

  5. Eu já tive orkut me divertia com tudo aquilo , os depoimementos de pessoas me elogiando e tudo mais eu gostava , chegou um tempo que não tava aguentando mais orkut resolvir excluir canseii disso tudo e por sinal foi bem na época que o orkut já tava começando a ficar na decadência aí todo mundo migrou pra o facebook e eu fui junto mais confesso que não tô curtindo nem facebook, já tive uns 3 eu excluia de vez e criava outro mais um dia eu espero que seja logo é parar de vez excluir esse facebook que tenho atualmente e não criar outro face mais e não entrar nunca mais em rede social nenhuma , a unica coisa que ainda me animo no facebook é postar fotos e só, porque as pessoas que lá estão a grande maioria nem vejo mais pessoalmente e elas não fazem questão de me ver pessoalmente e foram colegas de escola de 5 anos atrás só que não tenho mais contato pessoal sem contar que tem algumas pessoas no meu facebook que não conheço pessoalmente e acabo criando uma espécie de expectativa ilusória achando que um dia vou ver pessoalmente e sem querer acabo dando um valor enorme nisso ou melhor dava valor, Tenho muita vontade de tá excluindo meu facebook pra sempre e não criar mais facebook nenhum mais espero que esse dia chegue e que seja logo.
    Eu não sei se voce acha isso mais a falsidade reina no facebook ou seja pessoalmente é uma coisa no facebook ignora e tudo mais , tô achando isso cada vez mais desanimador , saudade do tempo que não existia rede social pq as conversas eram ao vivo cara a cara e foto era só nos fotologs da vida rsrsrs

    Curtir

    • hehehe, também tenho saudades desse tempo sem redes sociais, sabia? Concordo que há, sim, muita falsidade, mas o pior é outra coisa que você falou: as pessoas estão perdendo muito o contato pessoal, as conversas ao vivo, e isso é muito triste. Espero que delete também sua conta, porque deve te fazer bem. Eu ainda não deleto as minhas no Facebook e Twitter porque são um importante canal de divulgação deste blog… Abraços, volte sempre!

      Curtir

      • Pois é , hoje depois de passar 5 dias sem facebook porque eu tinha desativado resolvi voltar nele e dessa vez ir mais longe excluir definitivamente.
        Desde Agosto moro em Recife e resolvi aproveitar a mudança de Cidade e estado pra excluir de vez o facebook porque estava tbm muito ligado as coisas que acontecia na minha Cidade na Bahia e agora quero viver coisas novas e vendo fotos das pessoas de lá eu nunca ía me desapegar mesmo que nem valesse a pena se apegar rsrs
        Olhe! esse face é esperto rsrs vc exclui e ele diz daqui 14 dias seu perfil será excluido haha então pra evitar que eu entre em tentação durante esses 14 dias e ativo a conta eu fiz assim: excluir e bloqueei as 111 pessoas que estavam no meu facebook salvei as minhas fotos no noot book depois apaguei todas elas do facebook hehe aí pronto excluir definitivamente hehe.
        Se um dia resolver fazer outro só vou adicionar pessoas daqui e que eu tenha contato pessoal não importa se é 10 ou 20 pessoas mais o que importa é ter contato pessoal e não ficar com um monte de gente que vc não ver a anos pessoalmente no seu facebook e que nem lembra mais que vc existe ou pessoas que vc não conhece pessoalmente e que nunca vai conhecer.
        Quero agora viver e não ficar comparando minha vida com as do pessoal do meu facebook e achando que a vida deles é melhor que a minha quero sumir hehe alías excluir o facebook é sumir porque parece que ninguem usa mais telefone e nem saí só acha bom no facebook rsrs

        Curtir

  6. O que pouca gente percebe é que o Facebook é (propositalmente) viciante é ignora totalmente a privacidade do usuário. Você pode até escolher se “amigos” ou “amigos de amigos” vão ver suas fotos/posts, mas a partir do momento que alguém está nos seus contatos e te incluir nos “melhores amigos” dele (mesmo que não seja seu), ele tem acessos a todos as suas curtidas e comentários. Sem falar que 99% dos usuários não sabem usar uma rede social e entulham seu newsfeed de tranqueiras. Será que alguém já procurou ler os termos de serviço do Facebook? Só para dar um exemplo, a partir do momento que vc dá um upload naquela linda foto da sua família sorrindo você cedeu todos os direitos dela pro Mark Zukerberg que poderá vende-la sem seu consentimento. Até para deletar a conta do Facebook é um procedimento estranho e burocrático. Você manda um email para eles e tem que ficar esperando duas semanas.Não consigo entender porque a Google+, uma rede social muito mais bem pensada tem muito menos usuários que o Facebook. Talvez seja este o motivo. A meu ver aqueles que realmente estão procurando uma rede social vão migrar pro Google+.

    Curtir

    • Não sei se você concorda, mas me parece que o Facebook está minguando cada vez mais. Tenho visto muito menos pessoas postando lá, comentando, curtindo etc. Acho que a vida útil dele será bem breve. E possivelmente o pessoal vai migrar para o Google+ ou para similares do WhatsApp, que têm a vantagem de serem bem mais restritos em termos de privacidade.

      Curtir

  7. Cristina, não sei dizer se está minguando pelo contrário, acho que está cada vez mais massificado, o que pode assustar alguns usuários. Como escrevi antes não existe privacidade nem nas curtidas que vc dá nesta rede. Por exemplo, se você curtir uma foto de um amigo seu que ele postou do show do Ghost no Rock’nRio, poderá chocar aquela sua tia religiosa que vai a missa todos os domingos. Não existe privacidade nem nos likes que vc distribui pela rede. Tudo que vc curte ou comenta aaparece no feed dos seus contatos. Eu quero distância do Facebook.

    Curtir

  8. tô começando querer bloquear pessoas sem conteúdo, é só foto de banheiro tirado de frente do espelho com pouca roupa, ou são essas pessoas que falam ate que vão no banheiro.
    Quando entrei no facebook, foi pela a quantidade de informação sem tem la tanto em outros lugares, você realmente fica informado sobre um determinado assunto ou o que esta acontecendo no mundo.

    Curtir

    • É verdade, lá a gente acaba se informando muito. No meu caso, acho até que em excesso, pelo fato de muitos dos meus amigos serem jornalistas como eu (povinho viciado em informação, rs). E, olha, quando vejo que a pessoa só fica postando selfie e outras bobagens, como vc descreve, eu bloqueio MESMO! Se não fica insuportável.

      Curtir

  9. Excelente!!! o mais engraçado é o número 6, e quando o bom dia vem acompanhado de “só os educados respondem”. Fora aquela pessoa que tem 5 mil amigos ela te add mas nunca conversou com você, ai quando posta uma foto vem falar por inbox “curte amor?” ¬¬ Muitas vezes você conhece aquela garota pelo face, e essa mesma garota mora no mesmo bairro que você, você passa de 1 a 2 meses conversando com a pessoa até você resolve chamar a pessoa pra sair, e a pessoa responde “- melhor não, nem nos conhecemos” (então pra que estamos teclando, oras), “- ah to com preguiça”. Você esqueceu de citar também os narradores de futebol, que ficam narrando futebol como se ninguém tivesse tv em casa ou não fosse possível acompanhar os lances nos sites de esportes. o pior é que as postagens mais sem noção parte dos meus próprios parentes e amigos próximos… Gosto de ta acompanhando novidades nos grupos que participo, coisas relacionadas aos meus Hobbies, trocar ideias, aprender coisas novas. To tentando me livrar desse vicio e espero conseguir isso o mais rápido possível 😀 ABRAÇO!

    Curtir

  10. Cristina, felizmente já cancelei minha conta do facebook. Não quero saber mais disso. Para comunicar-me com meus amigos, uso métodos mais convencionais.
    Não doeu nada.
    Ninguém reclamou nadinha!!!
    Ninguém sentiu minha falta…???!!!
    Ou meu “face” era muito pouco importante. Ou realmente eu sou pouco importante para os mais de 500 “amigos” que lá tinha.

    Curtir

  11. Olá,
    eu excluí meu facebook há cerca de duas semanas. Foi após um convite para uma corrente de postagem de fotos #semmake e #sem filtro, a qual eu acho de um mal gosto tremendo. Não senti saudades e não tive “recaídas” (pois é possível reativá-lo até determinado período). Estou dedicando mais tempo aos estudos e tendo mais atenção. Percebi que estou por fora das fofocas, das correntes chatas e sem propósito, das marcações em vírus, dos convites para eventos… enfim, estou realmente muito feliz por procurar saber somente as coisas que me interessam.

    Curtir

  12. Não tenho facebook, eu tive durante uns dois anos e simplesmente não gostei, apesar de terem pessoas queridas “do bem “, tem muito mais pessoas ” do mal ” .
    Sabe percebi que é um convite , uma porta se abrindo , convidando algum indivíduo a entrar na sua vida, conhecer seus gostos, sua família, os lugares que frequenta .Sabe achei um clima “pesado” entende?!…
    Muita gente fingindo ser feliz, muita gente fingindo ser amigo,muita gente fingindo ser o que não é , vivendo uma vida e princípios que não é dele mesmo, sei lá por modinha talvez , ou ego, algo assim…
    A questão que muitas pessoas acham boa é a que tem muitas informações, a cada segundo , podem ficar informadas sobre tudo e podem ficar por dentro de todos os assuntos que acontecem no mundo.
    Mas pra mim sinceramente, a maioria das informações ali postadas são inúteis, apenas mais lixo que se acumulam na mente.
    Recentemente estudos sob a mente humana foram feitos . E comprovaram :
    Estamos em pleno século XXl e temos a sociedade mais doente de ansiedade, stress, síndrome do pânico , porque ???por que o mundo se tornou um lugar de hiperativos, pelo excesso de informações não elaboradas, compromissos,pressões e uso do computador ,no passado o número de informações dobrava a cada dois séculos; hoje, a cada ano. O exagero de dados é registrado involuntariamente por um fenômeno inconsciente – o registro automático da memória, ou RAM.
    Uma criança de 7 a 10 anos guarda mais dados do que um filósofo grego quando seu país estava no auge.A mente hiperexcitada empobrece a emoção rapidamente. Há milhões de jovens envelhecendo, com dificuldade de contemplar o belo, de ver a própria existência como um espetáculo. Ocorre uma contração da autoestima. A geração da era da indústria do lazer é a mais triste de todas. Acho que temos que rever alguns conceitos.Estamos criando uma sociedade doente.Tire o celular de um jovem por um dia e a dependência aparece: ele fica mais ansioso, intolerante a contrariedades, com humor depressivo e num tédio mordaz. A internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais. Ali, raramente a pessoa se relaciona com alguém em profundidade e, pior, com ela mesma. . Nos deram espelhos e vimos um mundo doente…

    Curtir

  13. Eu excluir meu perfil do face de vez, pois só tem falsidade aqueles elogios falsos. aí a pessoa me adiciona e quando me vê na rua não me dar nem um oi. o face me fazia muito mal era como se fosse um vício , eu ficava ansiosa antes de abrir e ver as notificações e ficava ali durante horas perdendo meu tempo com nada e depois e saia me dava uma angustia terrível, hoje não sofro mais desse mal graças a Deus.

    Curtir

  14. Eu encontrei minha ex-professora de geografia na escola que eu estava fazendo estágio, e ela foi super carinhosa comigo, me chamou de “meu amor”, de “lindo” e ficou super feliz comigo. E quando eu adicionei ela no facebook, ela me aceitou e logo em seguida me bloqueou. É difícil de entender ne…

    Curtir

  15. Já usei facebook, deletei minha conta faz alguns meses. Muitos perguntam o motivo de eu ter saído do facebook, na verdade nem eu mesma sei. Apaguei por vontade mesmo, minha família ficava me enchendo o saco, minha cunhada me perturbava demais. Nunca tive muitos amigos, sempre deixei só as pessoas que falavam comigo (amigos reais) e do nada aparecia gente que nem olha na minha cara quando passo na rua me adicionando lá. Hoje converso por email e estou satisfeita assim. Tô de boas.

    Curtir

  16. Depois de ler os “comentis “, acabei de crer q tenho coisa melhor q face.Deletei e não me arrependo. Pq respeito o jeito de viver de cada um e não tinha tempo pra fuçar a vida alheia. Cada um posta e é feliz do seu jeito. O mundo se veste e alguns preferem andar nú. O problema é q muitos se deprimem em olhar a vida alheia, pq não conseguem ser feliz de alguma forma. É f. a humanidade. Exige força pra se livrar do vício e amar verdadeiramente quem nos cerca e não invejar o modo de vida alheio, real ou fictício foda-se! Se é falso ou não as pessoas postam sua alegrias verdadeiras ou fictícias pra preencher algum vazio ou ego q falta. Eu optei por olhar diretamente nos olhos ao vivo, um dos orgãos do corpo humano q mais amo.Lá fora tem mundo vasto, explorem -o. A vida? A cada um pertence.Até pra comentar tem que ter uma rede tá foda.

    Curtir

  17. Eu só adiciono no Facebook amigos reais,colegas ou parentes.Também acho um saco a falsidade de alguns,que são felizes ou infelizes conforme o número de curtidas.
    Percebi também que o Facebook é composto por dois extremos: os que vivem postando que estão felizes para os outros sentirem inveja,e os que vivem postando que estão tristes para os outros sentirem pena.Mas dá para ser sincero e autêntico no Facebook,é só querer.É só não resistir á tentação de postar isso ou aquilo para ganhar likes.Eu não posto nada na minha timeline para ganhar likes,e sim para mostrar o que penso ou sinto em relação a alguma coisa.(Não vão confundir com postar tudo que se está sentindo no Facebook,por favor!)
    Quanto aos “desconhecidos”,que aparentemente nunca iremos ver a não ser no Facebook,aprendi a ter uma visão diferente disso.Tenho no Facebook algumas pessoas que não conheço pessoalmente,mas antes de tudo observo o perfil da pessoa e os amigos em comum antes de adicionar,e não adiciono sem conhecer previamente a pessoa pelo que ela posta.E não é tão impossível assim conhecer os amigos virtuais.Ano passado mesmo conheci um,e foi uma experiência das melhores possíveis.
    E não tenho condições sociais para desfazer o meu perfil.Hoje em dia as pessoas não ligam mais pra gente,não vêm mais na nossa casa,é tudo pelo Facebook ou Whatsapp(o Whatsapp eu não tenho,só o Facebook),então se eu não ficar por dentro das notícias no Facebook eu nunca vou saber de nada nem ficar perto de ninguém.
    Fica a dica para você: se quer ter Facebook e ter vida social,seja no Facebook quem você é de verdade,e faça outras coisas da vida também.O segredo de tudo na vida é o equilíbrio.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s