Pegando carona no post que escrevi ontem sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, trago hoje para o blog uma breve reflexão que postei no meu Instagram pessoal no último domingo. Ela ensejou comentários de amigas sobre autocuidado, sentimento de inadequação, felicidade, estereótipos, sororidade e criação de filhos (e principalmente filhas) mais fortes contra os olhares críticos do mundo.
Para mim, só foi possível descobrir minha beleza, aos 38 anos, depois que trabalhei minha saúde mental.
Que o texto abaixo, que escrevi despretensiosamente, também possa despertar todas estas reflexões nas leitoras deste blog.
***
Eu nunca me achei bonita. Nas fotos, então, sempre me achei feiosa. Passei anos ouvindo que estava gorda, quando, na real, nem estava, era só a ditadura da magreza mesmo.
Nunca me preocupei muito com moda, nem nunca fui muito vaidosa, não frequento salão de beleza, não faço unha nem maquiagem. Na única vez que resolvi pintar o cabelo, me arrependi.
Mas, mesmo sem me achar um destaque pela aparência física, aprendi a me aceitar como sou. Com todas as ruguinhas, a pança, os ombros largos, o nariz torto de quando quebrou na infância, os dentes desalinhados, agora com cabelos brancos. Não gosto de usar filtros, não gosto de botox, se um dia eu fizer uma plástica é porque bati a cabeça.
Nos últimos meses, tenho cuidado mais de mim, da minha saúde, física e mental. Tenho bebido menos, me alimentado melhor, dormido mais e estou fazendo atividade física diariamente. Também tenho lido mais, visto mais filmes, escrito o que eu quero no meu blog, essas coisas que eu gosto.
Acho que cuidar da gente, pela gente, não pelos outros, não pelo mundo, não pela moda, não pelo story, é fundamental. É um aprendizado de amor próprio – não narcisístico, mas um olhar generoso com a gente mesmo.
Ficar bem e cuidar de mim me fez me sentir mais bonita também, pela primeira vez. Não só me aceitar como sou, acabadinha, mas me achar bonitinha também ao me olhar no espelho e nas fotos. Gostei de mim nesta foto, colorida e saindo de um dos meus ambientes favoritos no mundo, uma piscina. Por isso resolvi postar 🤗
Que todos possam descobrir a própria beleza, antes tarde do que nunca ❤️

Você também vai gostar destes posts:
- Por que não devemos nos preocupar com a opinião dos outros
- O que todos os pais deveriam aconselhar a seus filhos
- A confraria dos míopes tem mais poesia
- Por que manter nossos cabelos cacheados
- As misses e os preconceituosos
- O que é que a hipster tem
- 13 textos para refletirmos sobre o que é ser MULHER ainda hoje
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


