É raro alguma coisa que viraliza no WhatsApp e outras redes sociais prestar. Geralmente o viral vem acompanhado de informação falsa, distorcida ou descontextualizada. Muitas vezes vem com um texto carregado de ódio.
Mas desta vez, graças às queimadas e incêndios que assolam todas as regiões do país, o viral foi um trechinho de menos de 2 minutos de um curta-metragem da Disney, acompanhado da seguinte mensagem: “Obra criada em 1932 e que ganhou o Oscar de curta-metragem de animação. 92 anos depois e a estupidez humana continua a mesma…”
Fui pesquisar. Realmente, o curta-metragem inteiro, de quase 8 minutos, foi lançado em 1932 por Walt Disney. Ele se chama “Flores e Árvores” (Flowers and Trees). Foi o primeiro curta de animação a cores, usando o processo de Technicolor, e o primeiro a ganhar um Oscar.
Também foi o primeiro Oscar que Walt Disney ganhou, de suas 22 estatuetas. O sucesso desse curta foi tão estrondoso que todos os outros da coleção Silly Symphonies também foram produzidos em cores e, cinco anos depois, Walt Disney lançou o longa “Branca de Neve e os Sete Anões”, com a mesma tecnologia.
Só não entendi por que a mensagem do viral fala em “estupidez humana”. O curta não mostra nenhum humano incendiando a floresta. A bem da verdade, é mais uma história de amor e ciúmes do que uma mensagem sobre o meio ambiente. Mas, se o viral da vez serviu para nos trazer um pouquinho mais de cultura, já está melhor que a maioria.
Ficou curioso/a sobre este filme “Flores e Árvores”? Aumente o som para ouvir a sinfonia e boa diversão:
Você também vai gostar destes posts:
- ‘O Dilema das Redes’: 3 motivos para ver este documentário da Netflix
- Pra que servem as redes sociais??
- Internet: antro de covardes anônimos
- Redes sociais e um mundo de mortos-vivos
- Comentários na web e o ódio contra mulheres, gays e minorias
- Por menos gritos, muros e ódio nos discursos dos meus amigos de Facebook
- O smartphone é mais viciante que o cigarro – e é isso que as gigantes da tecnologia querem
- Como reduzir o uso do smartphone: 11 coisas que eu fiz e que funcionaram
- Por que eu deletei o Facebook (há um ano e meio) e como a vida melhorou depois disso
- Você já perdeu alguém que ama para as teorias conspiratórias?
- Fato ou boato? 10 passos para identificar notícias falsas
- Fake news: como identificar e combater esse mal moderno
- ‘Sabrina’: como as fake news e as conspirações são criadas
- ‘A Rede Antissocial’: um filme de terror real
- Fake news: ‘Como vivem? Onde comem? O que fazem?’
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Podemos dizer que a estupidez humana encontra-se representada no desenho por meio da consciência que é dada às plantas, animais e, em um pequeno momento, até ao fogo.
CurtirCurtir