As mulheres mais admiráveis de 2023

Mosaico de fotos de mulheres influentes, inspiradoras e admiráveis em 2023, segundo os leitores do blog. Que nos fortaleçam também ao longo de 2024!
Mosaico de fotos de mulheres influentes, inspiradoras e admiráveis em 2023, segundo os leitores do blog. Que nos fortaleçam também ao longo de 2024!

Continuando uma tradição que iniciei no ano passado, resolvi fazer uma enquete em três redes sociais do blog para descobrir quais são as mulheres, de diversas áreas, mais admiráveis de 2023.

Afinal, fim de ano é época de balanços, é época de inspirações e sempre é tempo de a gente valorizar essas potências femininas que existem por aí e que só costumam aparecer nas redes sociais e no noticiário lá na efeméride de 8 de março.

Minha pergunta no LinkedIn, Twitter e Instagram foi a seguinte:

“Qual mulher você passou a admirar (ou ainda mais) neste 2023 e por quê?”

Recebi várias respostas legais, também coloquei as minhas indicações pessoais, e agora trago a listinha final para o blog, como fiz em 2022, quando apareceram nomes como o de Janja, Sâmia Bonfim e Cris Guerra/Pàz.

Agora surgiram nomes na ciência, na música, na política, na literatura, no esporte, no cinema… E meus olhos brilharam com a diversidade das eleitas! ❤ Bora espalhar pelos quatro ventos os nomes dessas mulheres porretas e por que elas são tão inspiradoras? 😉

Lista das mulheres mais admiráveis de 2023

Em ordem alfabética:

  1. Anielle Franco – Escolhida para ser a ministra da Igualdade Racial no governo Lula, a irmã de Marielle foi eleita pela “Time” como uma das 12 mulheres mais influentes do ano em 2023 – a única brasileira entre as laureadas. Ela sempre batalhou pelo respeito aos direitos humanos no Brasil, especialmente para a população negra, e neste ano pôde fazer isso dentro do governo federal.
  2. Bárbara Carine – Ela se apresenta no Instagram como “uma intelectual diferentona” para seus mais de 400 mil seguidores. E também como mãe, professora doutora na UFBA, idealizadora da 1° escola afro-brasileira do Brasil, escritora (finalista Jabuti 2021/2022) e palestrante.
  3. Carla Madeira – Ela já estava na lista que fiz no ano passado, mas precisou voltar, considerando que foi a escritora brasileira que mais vendeu livros em 2023 na categoria de ficção, segundo dados da Nielsen. Foram mais de 155 mil livros vendidos, superando Clarice Lispector, Paulo Coelho e Itamar Vieira Júnior. No ranking geral, foi a única autora brasileira entre os dez mais vendidos. Leia minhas resenhas dos três livros dela.
  4. Clara Moneke – A atriz paulistana de 25 anos foi lembrada por seu papel na novela global “Vai na Fé”. Ela foi “revelada” pela TV neste ano, mas está encerrando 2023 com filme, série, agenda internacional e 1,5 milhão de seguidores no Instagram…
  5. Dilma Rousseff – Ex-presidente da República e atual presidente do Brics, Dilma foi lembrada por algumas pessoas por ter saído do cargo após um impeachment-golpe e agora ter dado a volta por cima na terceira gestão de Lula. Neste ano, também foi eleita “Mulher Economista de 2023” pelo sistema Confecon/Conrecons, que reúne o Conselho Federal de Economia e os conselhos regionais da categoria. E ela ainda viraliza com seu bom humor refinado! 😀 “Amiga, eu já era fã de Dilma, mas ela é realmente uma heroína”, escreveu um dos votantes.
  6. Djamila Ribeiro – Também citada por mais de uma pessoa, a escritora, autora de livros como “Quem tem medo do Feminismo Negro?” (2018) e “Pequeno manual antirracista” (2019), que já venderam mais de meio milhão de exemplares, também coordena a iniciativa Feminismos Plurais. Ela já ganhou diversos prêmios (como o Jabuti, em 2020), e foi considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
  7. Elisama Santos – Autora best-seller, comunicadora, apresentadora de programa na GNT e especialista em saúde mental, a psicanalista baiana fala sobre relações e rupturas familiares (tema muito em voga no pós-pandemia e pós-bolsonarismo).
  8. Erika Hilton – Deputada federal pelo PSOL de São Paulo, ela foi a mais citada na minha enquete deste ano. Foi a primeira deputada federal negra e trans eleita na história do Brasil, com 256.903 votos. Ela atua fortemente em pautas contra a homofobia e a transfobia. Recentemente, o Senado aprovou um Projeto de Lei de sua autoria que cria a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a população em situação de rua.
  9. Liniker – Cantora, compositora, atriz e artista visual brasileira trans. Com apenas 28 anos, assumiu a cadeira que era de Elza Soares na Academia Brasileira de Cultura e já tem um prêmio do Grammy Latino na bagagem.
  10. Ludmilla – Com 49 estatuetas, Ludmilla, de 28 anos, é uma das cantoras negras mais premiadas do Brasil. Já venceu um Grammy Latino e quatro Prêmios Multishow. Está preparando um super tour para 2024, comemorando dez anos de carreira. Influencer, tem mais de 30 milhões de seguidores no Instagram.
  11. Luísa Sonza – Com apenas 25 anos, a cantora, compositora, atriz, empresária, influenciadora digital e apresentadora brasileira apareceu um dia sim e outro também no noticiário de entretenimento deste ano. Virou documentário na Netflix, causou bafafá com a música “Chico” e termina o ano com 31 milhões de seguidores no Instagram, 17 milhões no TikTok e 5 milhões no Twitter.
  12. Margot Robbie – A atriz australiana, já indicada a dois Oscars, estrelou o filme mais famoso do ano, “Barbie“, e é cotadíssima para o Oscar de 2024. Com apenas 33 anos, já atuou em 36 filmes – alguns bem impactantes, como “Eu, Tonya“, “Era uma vez… em Hollywood” e “O Escândalo” –, mas nunca esteve tão em alta na carreira cinematográfica como neste ano.
  13. Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima neste novo governo Lula, Marina Silva tem se destacado mundialmente neste assunto que está falado (e necessário) que nunca. Há cinco dias, a prestigiosa revista “Nature” a elegeu como uma das dez pessoas mais influentes no mundo para a ciência. A publicação a descreveu como “protetora da Amazônia”. ❤
  14. Nanda Perim – Com 3 milhões de seguidores, a psicóloga é especialista em crianças. Eu não a conhecia, mas ela se apresenta assim em seu site: “Psicóloga (CRP 20/06914) formada pela UFES, Fundadora da Sociedade de Inteligência Parental, Consultora Integrativa do Sono, Autora de 9 livros e mãe de 2 filhos.”
  15. Nathália Fernandes – Eu também não a conhecia. Ela é Top Voice no LinkedIn, onde se apresenta assim: “Jornalista | Palestrante de Diversidade de Gênero e LGBTQIAPN+ | LinkedIn Top Voice & Creator | Diversidade e Inclusão Alcoa | Mulher Trans | Comunicação Interna | Endomarketing | Experiência da Pessoa Colaboradora”.
  16. Poliana Martins – Eu não a conhecia, mas foi citada por duas pessoas. Ela se apresenta assim no Instagram, onde tem 110 mil seguidores: “Cientista do comportamento. Autismo em bebês. Tretas baseadas em evidência. Filosofias de buteco. Mestre e doutoranda em psicologia/UFMG.” E no Twitter: “Cientista do comportamento, mãe atípica, ex-policial civil, mestra e doutoranda em psicologia, ativista pela diversidade, feminista.”
  17. Rayssa Leal – A atleta de apenas 15 anos foi lembrada por sua proeza nos esportes. Há poucos dias, conquistou o vice-campeonato mundial de skate street, em Tóquio. No início do mês ela foi a campeã mundial do Super Crown, da SLS, principal liga de skate street.
  18. Rebeca Andrade – A ginasta brasileira é campeã olímpica de 2020 no salto, bicampeã mundial no salto e campeã mundial individual geral de 2022. Neste ano, ela ganhou medalha de ouro no salto no Mundial de Ginástica Artística, na Bélgica, além de três pratas e um bronze. Foi também a única a conquistar por três vezes consecutivas o prêmio de melhor atleta do Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil. Nuh!
  19. Rosa Weber – A jurista, que se aposentou do STF neste ano, após quase 12 anos, deixou um legado muito importante na mais alta Corte do país, como seu voto pela descriminalização do aborto no Brasil, que atraiu os olhares do mundo inteiro para cá, como escrevi na época.
  20. Xuxa – Minha amiga que citou a “rainha dos baixinhos” escreveu o seguinte: “Acho que neste ano pudemos conhecer mais sobre ela. Passei a admirá-la”. Realmente, neste ano em que completou 60 anos, Xuxa voltou com força ao noticiário. Também foi o ano em que o documentário sobre sua vida estreou na Globoplay – mas não assisti, então “não posso opinar”…

Já estou seguindo muitas delas agora! E vocês? 😉 

Homenagens entre amigas

Também recebi respostas mais pessoais, como esta fofíssima: “Putz, Cris, tem tantas, mas taaaaaantas. Vou ficar só com uma: Cristina Moreno de Castro, porque tem sido voz ativa no LinkedIn em assuntos que aliam jornalismo, carreiras e variedades” (obrigada, Jorge!!).

Ou esta, de uma grande amiga da faculdade: “Você! Mãe foda! Super paciente, criativa, parceira. Vejo só de olhar pro Luiz. Mãe da porra!”. Aaaaaah, meu coração! 😀

Também vi pessoas homenageando suas mães, companheiras, outras amigas, colegas de trabalho. Vou manter a lista aqui do blog só com figuras públicas mesmo, combinado? No Instagram e Twitter, essas homenageadas já puderam ver as mensagens de afeto ❤

Mas, claro, nada impede que você comente aí com os nomes de grandes mulheres, brasileiras ou não, que tod@s deveriam acompanhar para admirar e se inspirar, em todos os campos de atuação – políticas, ciências, artes, esportes, empreendedorismo etc –, e também das mulheres da família ou amigas que queiram homenagear 🙂

Que esta lista maravilhosa siga nos inspirando e fortalecendo 2024 adentro! 😀

Você também vai gostar destes posts:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo