Fato ou boato? 10 passos para identificar notícias falsas

Quadro onde está escrito que 2 + 2 = 5. Fake news
Quem espalha fake news está divulgando que 2 + 2 = 5 sem se importar em checar primeiro. Foto: Michal Matlon / Unsplash

Recebeu um vídeo e não tem certeza se ele é verdade ou se já foi alterado pela deepfake?

Recebeu uma notícia cabulosa sobre algum candidato e não tem certeza se é verdade?

Antes de sair compartilhando a torto e a direito o que tem grande potencial de ser fake news, ou uma notícia falsa (sabia que você pode ser responsabilizado criminalmente por isso?), siga estes dois passinhos simples:

#1 Na dúvida, não compartilhe. Se algo é estranho a ponto de ter te deixado com a pulga atrás da orelha, o potencial de ser mentira é grande. Se a mensagem não traz a fonte ou não é verificável, a chance de ser falsa é imensa. Se chegou no seu zap com aquele sinal de que foi “encaminhada com frequência”, não há dúvida: é spam. Dê uma olhada também na DATA da publicação da notícia. Os mal-intencionados muitas vezes usam notícias verdadeiras, mas que aconteceram há anos e cujo contexto já mudou completamente, para enganar as pessoas hoje.

Duke desenha brilhantemente os mecanismos básicos das fake news.

#2 Quer muito compartilhar? Então cheque antes pra ver se a notícia tem algum lastro na realidade. Você não precisa fazer um trabalho investigativo, uma apuração jornalística completa. Existem profissionais que fazem isso por você. Se for sobre as eleições, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a página Fato ou Boato, para esclarecer sobre informações falsas. A página já tem dezenas de checagens, com certeza a sua dúvida estará lá. Também é possível checar pelo WhatsApp oficial do TSE (61-9637-1078). Se for sobre o governo Bolsonaro, o site Bolsopedia também fez algumas checagens importantes nesses quatro anos.

Leia também:

Dois mosquitos da dengue conversando, um deles fala: Imagina se a gente trasmitisse dengue com a mesma facilidade com que eles transmitem fake news... Charge do Duke.
Duke sendo brilhante de novo.

Como identificar notícias falsas

Escrevi acima que “se algo é estranho a ponto de ter te deixado com a pulga atrás da orelha, o potencial de ser mentira é grande”. Mas muita gente nem sequer consegue identificar se uma notícia tem cara de falsa, a pulga não incomoda as orelhas dessas pessoas.

Como fazer essa identificação? O site da Justiça Eleitoral recomenda seguir estes 10 passinhos:

  1. Fique atento à fonte da notícia
  2. Leia o texto da matéria, não apenas o título
  3. Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem
  4. Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade
  5. Procure saber sobre o site que publicou a informação
  6. Preocupe-se com o conteúdo de sites sensacionalistas
  7. Leia com atenção e fique atento aos erros de ortografia
  8. Confirme a notícia em outros sites
  9. Cheque a data de publicação da reportagem
  10. Confira a autoria do texto

Cão-guia com a coleira onde está escrito 'fake news', levando homem cego. Charge do Duke.

Não faça papel de bobo! É fake!

Veja a seguir algumas das checagens já feitas pelo site Fato ou Boato, do TSE, sobre mensagens que são comprovadamente falsas.

Não faça papel de palhaço ou de bobo, não passe adiante estas mentiras!

Veja mais checagens direto no site Fato ou Boato, da Justiça Eleitoral.

O melhor jeito de termos eleições limpas e democráticas é cada um fazendo sua parte para isso, com informações CONCRETAS, REAIS, e sem espalhar esgoto fake.

Desejo um bom voto para todos neste domingo (2) e que todos compareçam às urnas com muita responsabilidade e espírito de CIDADANIA!

Não dissemine o vírus da informação falsa. Ele também pode matar.

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Responda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

Deixar um comentário