Bolsonaro: 1 mentira a cada 3 minutos

Imagem do rosto de Jair Bolsonaro.
Prioridade de Bolsonaro era proteger sua família de ser investigada por esquemas de corrupção, diz relatório de entidade internacional. Foto: capa do livro 'Tormenta'.

Enquanto eu assistia à entrevista de Jair Bolsonaro no JN de ontem, não consegui deixar de pensar no quanto os dois entrevistadores estavam despreparados e foram incapazes de rebater as várias mentiras faladas pelo entrevistado naqueles 40 minutos.

O jornal “Estado de S. Paulo” fez as contas: o presidente candidato à reeleição soltou uma mentira ou distorção a cada 3 minutos. Sobre corrupção, vacina, empregos, urna, e mais uma penca de “etc”.

Lembrei daquele poema maravilhoso do Dru-dru, nosso Carlos Drummond de Andrade, “Especulações em torno da palavra homem”. Um trechinho específico do poema, na verdade:

“Por que mente o homem?
mente mente mente
desesperadamente?

Por que não se cala,
se a mentira fala,
em tudo que sente?”

Charge do Duke que entrou pra história, assim como a frase disparada por Bolsonaro em cima de todos esses cadáveres.

No caso de Bolsonaro, sabemos por que ele mente. Para agradar seu fiel eleitorado fanático, aqueles 30% que não arredaram o pé nem depois que ele zombou dos mortos da Covid-19, tentou colocar as eleições em risco etc. Aliás, suspeito que muitos desses eleitores são mesmo autoritários, querem o fim das instituições democráticas, querem a volta da ditadura militar mesmo. Por mau-caratismo ou ignorância.

(Hoje mesmo estamos vendo esta operação da PF contra um grupo desses eleitores, que além de tudo são empresários milionários, que aparentemente estavam articulando um golpe caso Bolsonaro não vença as eleições. Nesse caso, é só mau-caratismo mesmo.)

Mas Bolsonaro também mente para tentar atrair o eleitorado indeciso, nesta eleição de tiro tão curto. Faltam poucas semanas para o pleito e qualquer viradinha de voto será bem-vinda para quem está abaixo nas pesquisas.

E você, (e)leitor, de que lado está nesta história? Quer mais um mandato de um presidente que mente desesperadamente? Descaradamente?

E que:

Estamos na era das fake news, da mentira sustentando a política. O jornalismo profissional nunca se fez tão necessário como agora. E principalmente o jornalismo corajoso, analítico, capaz de rebater as mentiras no momento em que elas ocorrem, e não horas depois.

Vamos ver o que nos aguarda nas próximas entrevistas.

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

 

Responda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

 

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

2 comentários

  1. Marquei o seu texto como excelente, Cris. Fez um bom resumo da tragédia em que estamos vivendo, capitaneada por Bolsonaro e seus generais amestrados.

    Curtir

Deixar um comentário