
Conheci a frangoada — feijoada só com carne de frango — na bucólica Ipoema (MG), bem de frente pra essa cachoeira da foto. Quem cozinhou e nos apresentou a iguaria foi o dono da Pousada Cachoeira.
No fim de semana passado, resolvemos fazer o banquete para a família e testar essa receita com a nossa versão. Ficou uma delícia! Além disso, sete adultos comeram, repetiram e ainda sobrou para meus almoços de segunda, terça e quarta. Ou seja, rende muito, no mínimo para dez pessoas. Além disso, é ideal para quem não come carne vermelha ou para quem está de dieta, já que o frango é bem mais “light” do que a carne de porco.
Por isso, nada mais indicado do que a frangoada para o almoço do Dia dos Pais, neste domingão! Segue abaixo a receita do Beto Trajano:
Ingredientes:
- 1/2 kg de feijão
- 8 contracoxas
- 10 coxinhas de asa
- 600 g de peito de frango
- 600 g de linguiça de frango
- 2 cebolas
- sal e pimenta do reino a gosto para tempero
- azeite
Modo de preparo:
- Cozinhe o feijão.
- Pique o peito em cubos e desosse as contracoxas (pode deixar os ossos com parte da carne, apenas). Tempere o frango com sal e pimenta a gosto.
- Em uma panela grande ou em duas panelas frite o frango no azeite. A linguiça deve ser frita separadamente. As demais partes podem ser juntas.
- Depois de fritar as partes do frango e a linguiça, refogue a cebola. Misture tudo no feijão. Jogue um pouco de água no feijão e deixe ferver até ficar no ponto certo que você quer. Coloque o tempero aos poucos, dependendo da necessidade (vá experimentando para não ficar muito salgado).
- Prontinho! Se for servir mais tarde, é preciso só dar uma esquentada antes de ir à mesa.
- Sugestões de acompanhamento: arroz, vinagrete, couve, salada, farinha e pimenta.
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2h
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.