Ir para conteúdo

O assunto da vez é o Fora do Eixo (e a Mídia Ninja)

Todo mundo que gosta de jornalismo, que gosta de cultura, que gosta de mídia, que gosta de redes sociais e que acompanhou os protestos — ou seja, praticamente qualquer pessoa minimamente desalienada deste país — precisa se interessar e acompanhar com atenção este debate em torno do Fora do Eixo, coletivo que existe há uns dez anos e cujos membros deram origem ao Mídia Ninja.

É no mínimo saudável que haja discussão e questionamento sobre como são financiados, quais seus objetivos, quem os coordena e como são remunerados os diversos “colaboradores” que participam de seus projetos.

Para quem está ainda boiando, listo abaixo os dois textos que mais tiraram dos eixos o Fora do Eixo:

O primeiro foi escrito por Beatriz Seigner e divulgado no Facebook na última quarta-feira. Leia AQUI.

O segundo foi escrito por Laís Bellini e divulgado originalmente na mesma rede social, na quinta-feira. Leia AQUI.

Tá com preguiça? Concordo que são textos excessivamente prolixos, não te culpo. A “Folha” fez um resumo em matéria publicada anteontem e hoje. Leia AQUI e AQUI.

Depois a “Folha” fez uma boa reportagem mostrando o rastro de calotes deixado pelo “Fora do Eixo” em Cuiabá, onde ele foi fundado por Pablo Capilé. Leia AQUI.

A “Carta Capital” fez o relato mais completo que já li sobre o Fora do Eixo, mostrando a lavagem cerebral que chega a fazer um membro se endividar em R$ 21 mil para, entre outras coisas, comprar um MacBook para o Pablo Capilé. Verdadeira Revolução Cultural chinesa, pelo que diz a reportagem, que é assinada por um ex-integrante do coletivo (ou seja, alguém que conhece muito bem o esquema). Leia AQUI.

Também já criaram um Fora do Eixo Leaks, para agregar denúncias “que revelem funcionamentos obscuros desse Coletivo”. Você pode acessá-lo AQUI.

Já em 2011, foi criado o blog “Dossiê Fora do Eixo“, com vários textos apontando problemas do coletivo.

A artista Malu Aires já tinha contado, em 2012, como o FdE tentou sufocar um festival de música em Belo Horizonte, com base na canalhice. Leia AQUI.

ESTE TEXTO diz que o Fde é um coletivo de direita. Vale a provocação.

Por fim, você tem bom humor? Veja então “O Pintinho” de hoje 😀 Também fizeram, em 2011, um meme do Hitler “Fora do Eixo”, assistam AQUI.

***

P.S. A Mídia Ninja é mais recente. Mas já pisou na bola também. Comento um exemplo da pisada AQUI.

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

4 comentários em “O assunto da vez é o Fora do Eixo (e a Mídia Ninja) Deixe um comentário

  1. Grande KIKA, Surpreso em ver um “outro lado” do FORA DO EIXO. Depois de ler TODAS as referências ( o que já antecipo é cansativo) decobri que sou EIXO DE FORA.
    Parabéns pela Curadoria da informação neste artigo. Sucesso! aBS

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: