Quem trabalha no Sine conta que o dia em que as filas de desempregados mais lotam é na segunda-feira. Na terça, o número já cai um pouco. Na quarta, cai bem mais. Quinta esvazia e sexta não aparece quase ninguém.
Por quê será?
Uma explicação é que os desempregados começam a semana animadíssimos, esperançosos, confiantes e, ao mesmo tempo, disciplinados, querendo fazer algo de útil da vida, corrigir os descaminhos e começar de novo. Vão para o Sine à cata de um bom emprego. À medida que a semana passa, e a sonhada vaga não aparece, os ânimos vão arrefecendo, o espírito vai murchando, até que, na sexta-feira, é melhor ficar em casa dormindo até mais tarde e tomar uma cerveja depois do almoço.
E atire a primeira pedra quem funcionar diferente. Segunda (ou desde domingo à noite) a gente diz que vai começar aquele regime especial, que vai nadar todas as manhãs, que vai correr todos os dias, terminar aquele frila, acordar mais cedo pra aproveitar o dia. Segunda de manhã ainda conseguimos pôr o despertador antes da hora, fazer a feira da semana (é um dos dias mais cheios dos supermercados também), lavar o carro, cozinhar um feijão novinho e cumprir as tarefas com mais afinco. Aí vão passando os dias e logo vamos saindo da linha de novo, até o esbaldamento do churrasco do sabadão.
Fico imaginando como seriam nossos dias sem essas sagradas divisões do calendário, que nos incutem esperança e força-de-vontade para tentar uma renovação na rotina. Quem inventou o calendário moderno, com direito a promessas esperançosas no Réveillon e em todas as segundas-feiras, deveria ter um espaço diário nas orações dos religiosos. Nosso cérebro daria tilt sem esses ciclos de arejamento. Se já dá calafrios imaginar uma vida eterna após esta terrena, imagina como seria se esta também não fosse agraciada com a lógica finita e cíclica do tempo.
Aqui começamos mais uma semana, com mais esta maravilhosa segunda-feira, e lá vou eu comer minha saladinha e correr, pra aguentar o corpo pra sexta (passando por quarta!)! Bom início de semana a todos e que os desempregados consigam a vaga dos sonhos (desta vez vai, boto fé!).
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias foi um indivíduo genial”, já disse Drummond. Como não concordar?
CurtirCurtir
Sim sim, grande Dru-dru! 😀
CurtirCurtir
Essa do Mário Quintana também é super apropriada: “O bom das segundas-feiras, do primeiro de cada mês e do Primeiro do Ano é que nos dão a ilusão de que a vida se renova… Que seria de nós se a folhinha estivesse marcando hoje o dia 713.789 da Era Cristã?”
CurtirCurtir
Ótima!!
CurtirCurtir
um ano depois, continua atual
CurtirCurtir
Viva a segunda-feira! 😀
CurtirCurtir