Por que precisamos da segunda-feira

segunda-feira

Quem trabalha no Sine conta que o dia em que as filas de desempregados mais lotam é na segunda-feira. Na terça, o número já cai um pouco. Na quarta, cai bem mais. Quinta esvazia e sexta não aparece quase ninguém.

Por quê será?

Uma explicação é que os desempregados começam a semana animadíssimos, esperançosos, confiantes e, ao mesmo tempo, disciplinados, querendo fazer algo de útil da vida, corrigir os descaminhos e começar de novo. Vão para o Sine à cata de um bom emprego. À medida que a semana passa, e a sonhada vaga não aparece, os ânimos vão arrefecendo, o espírito vai murchando, até que, na sexta-feira, é melhor ficar em casa dormindo até mais tarde e tomar uma cerveja depois do almoço.

E atire a primeira pedra quem funcionar diferente. Segunda (ou desde domingo à noite) a gente diz que vai começar aquele regime especial, que vai nadar todas as manhãs, que vai correr todos os dias, terminar aquele frila, acordar mais cedo pra aproveitar o dia. Segunda de manhã ainda conseguimos pôr o despertador antes da hora, fazer a feira da semana (é um dos dias mais cheios dos supermercados também), lavar o carro, cozinhar um feijão novinho e cumprir as tarefas com mais afinco. Aí vão passando os dias e logo vamos saindo da linha de novo, até o esbaldamento do churrasco do sabadão.

Fico imaginando como seriam nossos dias sem essas sagradas divisões do calendário, que nos incutem esperança e força-de-vontade para tentar uma renovação na rotina. Quem inventou o calendário moderno, com direito a promessas esperançosas no Réveillon e em todas as segundas-feiras, deveria ter um espaço diário nas orações dos religiosos. Nosso cérebro daria tilt sem esses ciclos de arejamento. Se já dá calafrios imaginar uma vida eterna após esta terrena, imagina como seria se esta também não fosse agraciada com a lógica finita e cíclica do tempo.

Aqui começamos mais uma semana, com mais esta maravilhosa segunda-feira, e lá vou eu comer minha saladinha e correr, pra aguentar o corpo pra sexta (passando por quarta!)! Bom início de semana a todos e que os desempregados consigam a vaga dos sonhos (desta vez vai, boto fé!).

Anúncios

6 comentários sobre “Por que precisamos da segunda-feira

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s