As pessoas tendem a não enxergar aqueles que são muito diferentes delas. Seja fisicamente, culturalmente ou economicamente. E isso dificulta o exercício da empatia, de colocar-se no lugar do outro, que faz com que seja possível haver uma sociedade vivendo em harmonia mínima. Tem um episódio da série “Black Mirror” que sintetiza muito do que… Continuar lendo Diferenças, o exercício da empatia e os direitos humanos
Categoria: Divagações
Pensamentos ao léo, que não são nem crônica, nem noticiário, nem poema, nem, necessariamente, memória… Aquilo que mais faço, quase sempre: divago.
Que tal fazer um álbum de fotografias para cada ano de vida do seu filho?
Nove mil quinhentos e noventa e quatro. Essa foi a quantidade de fotos e vídeos – principalmente fotos – que fiz do (ou com) o Luiz desde que ele nasceu, há 2 anos e 5 meses. Uma média de 11 cliques por dia. Se Caetano perguntava, já em 1968, “quem lê tanta notícia?”, eu pergunto… Continuar lendo Que tal fazer um álbum de fotografias para cada ano de vida do seu filho?
Chego aos 33 anos de idade e o que aprendi é: precisamos mudar mais
Chego aos 33 anos de idade hoje e a única palavra que passa pela minha cabeça ao tentar me definir, neste momento, é esta: cansada. Sim, também estou feliz com algumas conquistas pessoais, estou cada dia mais encantada com meu pequeno filhote, estou ainda na batalha por um jornalismo decente e por um mundo melhor,… Continuar lendo Chego aos 33 anos de idade e o que aprendi é: precisamos mudar mais
Meu filho de 2 anos é tímido. E agora? (Ou: e daí?)
“Ele está com sono, né?” Desde que o Luiz nasceu, há mais de dois anos, esta é uma das frases que mais escuto nas ruas, quando passeio com ele. Motivo: a pessoa (geralmente desconhecida) brinca com ele, ou manda um beijo para ele, ou diz como ele é lindão, e ele esconde o rosto com… Continuar lendo Meu filho de 2 anos é tímido. E agora? (Ou: e daí?)
Pelo fim dos ‘doutores’ e ‘excelências’
Quem acompanha este blog há mais tempo deve se lembrar da fábula do juiz que queria ser chamado de “doutor” pelo porteiro do prédio em que morava. Apesar de a história parecer uma fábula, ela aconteceu de verdade — por incrível que pareça. Hoje leio no site do Senado que existe um projeto de lei… Continuar lendo Pelo fim dos ‘doutores’ e ‘excelências’
Qual é sua melhor lembrança?
No dia 26 de dezembro, logo depois do Natal, é celebrado o Dia da Lembrança. Tudo bem que, naquele momento, nossas lembranças provavelmente giraram em torno de ceias com perus e farofas ou reencontros com familiares sumidos. Mas a data pode ser também uma oportunidade para uma reflexão mais profunda sobre quais são nossas lembranças… Continuar lendo Qual é sua melhor lembrança?