Texto de José de Souza Castro: Não faz tanto tempo assim, a denúncia que o cientista político Fernando Massote, professor aposentado da UFMG, publicou em seu blog, seria pauta para a imprensa mineira e para as sucursais dos jornais de fora do Estado. No JB dos anos 70 e 80, certamente seria. Agora, provavelmente cairá… Continuar lendo Nada a declarar, governador Anastasia?
Autor: José de Souza Castro
Jornalista mineiro, desde 1972, com passagem – como repórter, redator, editor, chefe de reportagem ou chefe de redação – pelo Jornal do Brasil (16 anos), Estado de Minas (1), O Globo (2), Rádio Alvorada (8) e Hoje em Dia (1). É autor de vários livros e coautor do Blog da Kikacastro, ao lado da filha.
Censura à imprensa: o caso Lúcio Flávio
Texto de José de Souza Castro: Quando alertamos para o fato de que a justiça vem sendo usada pelos poderosos para calar a imprensa – aí incluindo os blogs – não conhecíamos ainda o caso do jornalista Lúcio Flávio Pinto, que pode ser lido AQUI. Um resumo: Lúcio Flávio faz sozinho, há quase 20 anos,… Continuar lendo Censura à imprensa: o caso Lúcio Flávio
O salário dos vereadores e o ovo da serpente
Texto de José de Souza Castro: Entre as notícias que li ontem em jornal de Belo Horizonte, a que mais me surpreendeu é que os vereadores votam nesta quinta-feira, dia 9, em sessão secreta, a derrubada do veto do prefeito Márcio Lacerda (PSB) ao aumento de quase 62% no salário dos vereadores que vencerem as… Continuar lendo O salário dos vereadores e o ovo da serpente
A censura em tempos de Internet
Texto de José de Souza Castro: Achava que já havia visto de tudo na relação conflituosa entre políticos e jornalistas e quem mais ousasse criticá-los em qualquer veículo de comunicação. Por isso, me surpreendi com o ato do prefeito de Bom Despacho, Haroldo Queiroz (PDT), sobre quem já escrevi. Confesso que eu temia que ele… Continuar lendo A censura em tempos de Internet
Prefeito de BH, amigo dos bancos
Texto de José de Souza Castro: Tenho criticado a imprensa mineira por não cumprir o seu papel mais importante, que seria dar voz aos que não se conformam com a má administração pública, tanto no governo estadual como em prefeituras. Por isso, devo reconhecer que houve uma mudança. Por enquanto, se limita a um jornal… Continuar lendo Prefeito de BH, amigo dos bancos
Os deputados e seus carrões alugados por nós
Texto de José de Souza Castro: Ler jornal todo dia é um exercício diário de indignação. Motivos não faltam. No “Hoje em Dia” desta terça-feira, a manchete (“Motoristas devem R$ 1 bi ao Estado”) é um contraponto à notícia postada mais discretamente ao lado, na primeira página: “Deputados gastam R$ 2 milhões com carros”. Na… Continuar lendo Os deputados e seus carrões alugados por nós