Depois de trazer aqui, ainda no domingo (8), uma amostra de como os portais de notícias brasileiros estavam cobrindo o terrorismo em Brasília, e de trazer, na segunda-feira (9), as capas de jornais do Brasil e de vários outros países do mundo, associando os crimes com seu mentor, Jair Bolsonaro, hoje trago 100* charges sobre a tentativa de golpe, publicadas nos últimos dias.
Eu amo charges políticas, porque elas dizem muuuuita coisa, mesmo usando pouquíssimas palavras, às vezes só ilustrações. Com muita crítica e às vezes algum humor, os chargistas esfregam obviedades na nossa cara – literalmente “desenham” o que está acontecendo pra gente entender o quadro geral.
Entre as 100 charges que selecionei a dedo, temos grandes mestres nessa arte, como Laerte, Duke, Aroeira, Leandro Assis, Benett, Gilmar, Latuff, Allan Sieber, Guto Respi, Arnaldo Branco, Miguel Paiva, Clayton, Quinho e o norte-americano Pat Bagley, além de uma moçada que eu não conhecia, mas que tem muito talento e está ganhando reconhecimento nas redes sociais.
Nestas charges, sobram críticas para a atuação policial na (não) contenção dos golpistas, para a atuação do governador do DF (já afastado) e do ministro da Defesa (com a corda no pescoço), para a “coincidência” (que nada tem de coincidência) com a invasão do Capitólio há dois anos, e há ainda muita crítica à truculência dos autodeclarados “cidadãos de bem” e à mentoria de Jair Bolsonaro, mesmo à distância.
Clique sobre qualquer imagem para ver todas em tamanho maior na galeria:
*Atualizei a galeria, que inicialmente tinha pouco mais de 50 charges, à medida que vi novas obras de qualidade. Última atualização: 17/1/2023.
Leia também:
- Brasil de Bolsonaro é o mesmo da ditadura: veja charges de Ziraldo
- Mais de 50 jeitos de chamar os ‘manifestantes’ bolsonaristas
- As capas de jornais do Brasil e do mundo sobre o terrorismo
- Filmes e livros que todo bolsonarista deveria ver e ler
- Posse de Lula: os discursos em vídeos e textos na íntegra
- Bem-vindo de novo, Lula! Bem-vindo, ano novo!
➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.
➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







































































































Excelente . Parabéns. Republiquei no meu blog.
CurtirCurtir
Que bom que gostou, volte sempre 😀
CurtirCurtir
Me lembrei da charge do Ziraldo com o homem que não perde o humor, apesar do facão fincado em suas costas: “Só dói quando rio”.
CurtirCurtir
Verdade! Também lembrei dele e até acrescentei aquele post com as charges do Ziraldo no final deste post 🙂
CurtirCurtir