‘Lion’: a história real de um pequeno indiano que sobrevive e encanta

O protagonista do filme 'Lion'
O protagonista do filme 'Lion'

Para ver no cinema: LION: UMA JORNADA PARA CASA (Lion)
Nota 10

Oitenta mil crianças se perdem na Índia todos os anos. É como se a população de Ouro Preto inteira se perdesse de suas raízes, de suas famílias. A consequência se expressa em outro número significativo: mais de 11 milhões de crianças vivem nas ruas da Índia. Mantendo minhas comparações geográficas: é uma Bélgica inteira vivendo debaixo da ponte.

Crianças. Perdidas e vivendo de restos de comida. Muitas vezes à mercê de traficantes sexuais e outros predadores.

O protagonista deste filmaço, baseado em fatos reais, é uma dessas crianças: Saroo, um menino que se perdeu da família e foi parar nas ruas com apenas 5 anos de idade. Seu drama e sua sobrevivência são contados na primeira parte do filme, que quase não tem diálogos — e eles são dispensáveis, tamanha a expressividade do ator mirim Sunny Pawar, absolutamente encantador.

Na segunda parte do filme, temos um Saroo 20 anos mais velho, interpretado pelo ótimo Dev Patel (“Quem quer ser um milionário?”), se reconectando com o passado traumático.

O filme é de uma beleza tão profunda, trata de sentimentos tão especiais, nos faz refletir sobre o que fortalece os vínculos familiares, e sobre a miséria daqueles garotinhos que vão parar nas ruas, seja na Índia ou aqui no Brasil. (Em Beagá são bem raros, mas em São Paulo vi muitos menininhos miúdos, esmirrados, dormindo sob sol escaldante de meio-dia, completamente dopados. Uma tristeza sem fim.) As interpretações são emocionantes, o roteiro — adaptado do livro do Saroo da vida real — é perfeito e a fotografia nos transporta com vivacidade para aqueles mundos mágicos e discrepantes da Índia e da Tasmânia.

“Lion” é um dos melhores filmes do ano, ao lado de “La La Land” e “Estrelas Além do Tempo“. Concorre ao Oscar em seis importantes categorias: melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante (Dev Patel), melhor atriz coadjuvante (Nicole Kidman, que achei apenas OK), melhor fotografia, melhor canção original e melhor filme do ano.

É um filme realmente inesquecível, poderoso. E eu te garanto uma coisa: você VAI chorar.

Assista ao trailer do filme ‘Lion’:

Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo