‘Lion’: a história real de um pequeno indiano que sobrevive e encanta

Para ver no cinema: LION: UMA JORNADA PARA CASA (Lion)
Nota 10

saroo

Oitenta mil crianças se perdem na Índia todos os anos. É como se a população de Ouro Preto inteira se perdesse de suas raízes, de suas famílias. A consequência se expressa em outro número significativo: mais de 11 milhões de crianças vivem nas ruas da Índia. Mantendo minhas comparações geográficas: é uma Bélgica inteira vivendo debaixo da ponte.

Crianças. Perdidas e vivendo de restos de comida. Muitas vezes à mercê de traficantes sexuais e outros predadores.

O protagonista deste filmaço, baseado em fatos reais, é uma dessas crianças: Saroo, um menino que se perdeu da família e foi parar nas ruas com apenas 5 anos de idade. Seu drama e sua sobrevivência são contados na primeira parte do filme, que quase não tem diálogos — e eles são dispensáveis, tamanha a expressividade do ator mirim Sunny Pawar, absolutamente encantador.

Na segunda parte do filme, temos um Saroo 20 anos mais velho, interpretado pelo ótimo Dev Patel (“Quem quer ser um milionário?”), se reconectando com o passado traumático.

O filme é de uma beleza tão profunda, trata de sentimentos tão especiais, nos faz refletir sobre o que fortalece os vínculos familiares, e sobre a miséria daqueles garotinhos que vão parar nas ruas, seja na Índia ou aqui no Brasil. (Em Beagá são bem raros, mas em São Paulo vi muitos menininhos miúdos, esmirrados, dormindo sob sol escaldante de meio-dia, completamente dopados. Uma tristeza sem fim.) As interpretações são emocionantes, o roteiro — adaptado do livro do Saroo da vida real — é perfeito e a fotografia nos transporta com vivacidade para aqueles mundos mágicos e discrepantes da Índia e da Tasmânia.

“Lion” é um dos melhores filmes do ano, ao lado de “La La Land” e “Estrelas Além do Tempo“. Concorre ao Oscar em seis importantes categorias: melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante (Dev Patel), melhor atriz coadjuvante (Nicole Kidman, que achei apenas OK), melhor fotografia, melhor canção original e melhor filme do ano.

É um filme realmente inesquecível, poderoso. E eu te garanto uma coisa: você VAI chorar.

Assista ao trailer do filme:

Leia também:

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s