A principal dúvida que eu trouxe a este blog nos últimos dias – Marina Silva vai assumir a candidatura à presidência da República pelo PSB, no lugar de Eduardo Campos? – foi finalmente respondida neste sábado. Não oficialmente, porque o nome de Marina só será oficializado na próxima quarta-feira (16), mas graças a bastidores coletados por repórteres da “Folha de S.Paulo”, que geraram a manchete deste sábado. A reportagem do jornal paulista pode ser lida AQUI.
Superada esta dúvida, surgem as outras, que geraram meu post com os “chutes” sobre o cenário político atual. Com Marina no páreo, quem ganha e quem perde? Eu apostei que a candidata tiraria mais votos de Aécio que de Dilma, como pode ser lido AQUI. Mas o leitor Alex Sousa fez uma leitura diferente, com uma análise muito boa, que conclui exatamente o oposto que eu concluí.
Diz ele: “Marina é de esquerda, com o fraco desempenho de Dilma , os votos de indecisos de esquerda e de lulistas decepcionados vão para Marina, que tem feições Nordestinas. O eleitor do NE pode se ver nela. Os eleitor jovem migra pra Marina. Só os petistas ficam com Dilma. Marina leva a eleição para o segundo turno , mas por falta de densidade política (é samba de uma nota só) pode não chegar lá.”
Se já é cedo para apostar em quem vai ganhar ou perder mais com o novo fator Marina, é ainda mais cedo para pensar em quem irá ao segundo turno. Mesmo achando que Marina vai tirar muitos votos de Aécio, tenho dúvidas se seriam tantos a pontos de ultrapassá-lo.
Por isso, sigamos com nossos chutes e nossa expectativa. Ainda há muitos lances nesse tabuleiro de xadrez, mas pelo menos agora conhecemos todos os bispos e cavalos que estarão na partida. O fim da indefinição já é um alívio para todos os brasileiros, penso eu.
Leia também:
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Cris, discordo do seu colega Alex
O Aécio vai levar ferro sim, porque a semana que vem (a não ser que a campanha do PT seja burra), o país inteiro e principalmente MG vão ficar sabendo do aecioporto e das ilações que se fazem com o helicoca do Perrela.
A direita quer Marina apenas para ter segundo turno com o Aécio e a Dilma
Mas… ela pode derrubar as pretensões do Aécio e ir ao segundo turno com a Dilma
e aí, como ficam os ruralistas? vão apoiá-la se sempre foram contra ela?
e o vice dela, quem será? O Joaquim Barbosa? o Jucá, que abandonou a Dilma esta semana, descobrindo só agora (pasmem), que ela é socialista!!!
como disse alguem, de forma bem humorística: Eu até votaria na Marina, mas só tenho um receio: de ela ganhar!
Que partidos serão a base fiel e sólida da Marina presidenta? PPS? insignificante. o PSDB? duvido… o PMDB que vira a folha sempre? pode ser… mas alguns não irão com a maioria…
Então… como fica a governabilidade? Jânio renunciou, Collor foi impichado… e ela? como será?
Ricardo
CurtirCurtir
Oi, Ricardo
Pois é, eu também discordo, como já escrevi no último post a respeito desse assunto. Acho que Marina tirará mais votos de Aécio do que de Dilma, pelos motivos que argumentei naquele texto.
Mas acho que, a esta altura, podemos só especular, chutar, porque as coisas ainda estão muito imprevisíveis. Por isso achei válidas as colocações do Alex, que é um leitor do blog, não meu colega, rs. Quer dizer, talvez ele seja jornalista, mas não faço ideia 🙂
O mais cogitado para ser vice de Marina é um tal de Beto Albuquerque, candidato ao senado pelo PSB. Acho que Joaquim Barbosa jamais foi cogitado para o cargo, até porque ele não é filiado a nenhum dos partidos da coligação, como manda a lei.
Agora, se já é chute dizer que Marina vai roubar votos de X ou Y e mais chute ainda apostar em quem irá ao segundo turno, nem se fala sobre as especulações caso ela seja eleita. Nessa discussão eu acho que nem ouso entrar nesse momento.
abração
CurtirCurtir