A notícia de hoje (e da história do Brasil)

campos1

A morte de um forte candidato à presidência da República, em um acidente de avião, faltando menos de dois meses para as eleições, já é, por si só, uma notícia histórica. Mas, fora o que ela vai deixar para a história do Brasil, que ainda será analisado pelos historiadores e especialistas do futuro, ainda há uma dúvida premente neste momento:

  • Marina Silva vai assumir a candidatura pelo PSB?
  • Se assumir, ela vai impactar mais na candidatura de Aécio ou de Dilma?
  • Poderá chegar a um eventual segundo turno?

Lamentando pela tristeza que a família de Eduardo Campos deve estar sentindo neste momento, principalmente seus cinco filhos pequenos e sua companheira de vida inteira, penso que os questionamentos acima, que tomaram conta do noticiário desta quarta-feira, são a grande preocupação do restante do país. Todo o cenário eleitoral mudou e o futuro de 170 milhões de pessoas pode ter sido afetado por essa tragédia que entrou para o rol dos acidentes aéreos cada dia mais frequentes no Brasil. Todos seguem na expectativa e não vi ainda qualquer analista político que tenha dado conta de responder satisfatoriamente a essas perguntas.

Só nos resta mesmo aguardar.

Enquanto isso, faço uma recomendação: que todos que não puderam ficar ligadíssimos no noticiário do dia, nem acompanhar todos os milimétricos desdobramentos da morte de Eduardo Campos, leiam a cobertura em tempo real publicada pelo portal “O Tempo”, que ajudei a preencher ao longo do dia.

Em resumo, tem TUDO isso AQUI. Apurado pela redação ou vindo de agências de notícias. Fotos, vídeos, infográficos, análise e informação.

CLIQUE AQUI para ver.

E, nos comentários, me diga: o que você acha que será das eleições daqui pra frente? O que você estava fazendo quando soube da morte de Eduardo Campos? Como se sentiu? Eu confesso que achei tudo muito triste.

Anúncios

8 comentários sobre “A notícia de hoje (e da história do Brasil)

  1. Eu estava almoçando quando soube e sinceramente fiquei meio incrédula. Pensava seriamente em votar nele nestas eleições pq, na minha opinião, era a única pessoa que trazia uma certa “novidade” no cenário político. Um nordestino com uma vice do norte, regiões pobres e desafiadoras em termos de governo e poderia ser algo interessante para os rumos do país. Sinceramente, acho que depois disso e independente da decisão do PSB as eleições vão ser um arroz com feijão.

    Curtir

  2. eu estava almoçando, pq primeiramente, saiu uma noticia que havia caído algo em Santos, ai depois começaram à vir o restante que talvez Eduardo Campos estaria no avião, e depois finalmente à noticia, fiquei indignado, pq como que um cara dá uma entrevista em um dia, e no outro morre? não to querendo polemizar, ou dar flame à outras postagens futuras, mas realmente isso, me parece um pouco quão estranho, não estou apontando ninguém, mas no meu ver isso me parece ”boicote” e dos bons, tipo aqueles que parece que à gente volta bem lá atrás na época da ditadura e , capaz q n apareça no resto da mídia, televisiva, posso estar meio bléh, mas qq um q vê assim de primeiro nota e não precisa ser muito esperto, algo estranho,mas é isso. ( não terminei de ver o feed de todo o caso ainda, vi as 9:30 de ontem que me parece que tinha encontrado a caixa e tals, agora em relação ao meu voto futuro, estou ainda em sérias dúvidas, e das grandes, depois dessa catástrofe com ”?”… bjs.

    Curtir

  3. Cris, a notícia chegou quase na hora do almoço, como já disseram. E o que se viu e ouviu ao longo do dia foi aquilo que todos nós sabemos: depois de morto, todos viram santos. Não estou dizendo que o Dudu não merece as homenagens, mas causa nojo a hipocrisia principalmente de políticos que passam a endeusá-lo. Mas isso é muito comum no Brasil, nem vou ficar discutindo.
    Concordo com você que o quadro eleitoral será profundamente modificado.
    A hipótese de Marina ser a nova candidata do PSB me parece que ainda não é muito clara, ela tem opositores poderosos dentro do PSB e terá ainda a pressão do Xuxu de Sampa, de quem ela não gosta e foi obrigada a engolir. Será que continuará engolindo? E o Márcio Lacerda, o traíra do partido, que em vez de apoiar o Dudu apoiava o Aécim? Serão pressões muito grandes e talvez outro saia como candidato. E aí, se isso acontecer? ela fica como vice? ou sai de vez do processo?
    Na hipótese de ser efetivada, de quem ela irá tirar votos? Eu acredito que do Aécio. E isso será ótimo para a direita brasileira, que já desistiu do tucano que não levanta vôo. Aí com certeza teremos as duas no segundo turno (o que, aliás, deveria ter acontecido na última eleição, não fossem as maquiações das pesquisas a favor do Serra…)
    E ainda há uma personagem que ninguem até agora falou mas que me preocupa muito: Onde entra o Joaquim Barbosa nisso tudo?
    Como diria o Brecht… Tantas perguntas!!!

    Curtir

    • Pois é, pode ser qualquer um que seja filiado a qualquer partido que forma a coligação com o PSB, então não necessariamente será a Marina, embora ela seja, de longe, o nome mais forte e com mais chances de disputa. Também acho que, se a Marina seguir em frente, o segundo turno será entre ela e Dilma (o que já seria interessante por si só, só pelo ineditismo de duas mulheres disputando a disputa final). Mas tenho minhas dúvidas até se ela vai querer encarar essa disputa nas atuais circunstâncias. Vamos ver… Seja como for, está tudo muito nebuloso ainda. Tantas perguntas!!!!!!!!!!!!!

      Curtir

  4. Respondendo às perguntas:
    recebi a notícia quando estava no táxi. O taxista disse “você viu que aquele candidato morreu? O governador?” Achei que ele estivesse falando dos candidatos ao governo do Estado. Perguntei quem e ele disse “Eduardo… esqueci o sobrenome”. Eu disse “Eduardo Campos?” E ele “esse mesmo, Eduardo Campos”. Aí eu perguntei como, ele disse que foi acidente de avião, e na hora eu achei que fosse trote ou pegadinha. Tem gente que faz dessas, né? Mas logo vi que era verdade.
    Fiquei chocada. É claro que para morrer basta estar vivo, mas quando uma pessoa está envolvida em algo importante ninguém conta com a possibilidade de o trabalho ser interrompido justo por causa da morte. E tão novo, ainda por cima, com cinco filhos, num acidente tão sem explicação para os leigos em aeronáutica (como assim um avião explode quando vai arremeter?)
    Acho que agora Dilma ganha no primeiro turno. Os votos de Eduardo Campos no Nordeste irão majoritariamente para ela, não para Aécio.
    Acho que Marina não tem nenhuma chance de ir para o segundo turno. Se tiver segundo turno, vai ser Dilma e Aécio. Marina tem um eleitorado fiel, mas pequeno para fazê-la avançar.
    E sem querer ser pessimista nem nada, pelo que ouço falar a saúde da Marina não é lá essas coisas. Também por isso acho que ela não vai aceitar ser indicada, e se aceitar sua saúde irá pagar o preço…

    Curtir

    • Muito boa análise, Elisa! Eu tendo a achar que a Marina não vai aceitar levar adiante esta campanha, diante das atuais circunstâncias. Mas o irmão do Eduardo Campos já começou a fazer campanha por ela, você viu? (http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2014/irm%C3%A3o-de-campos-assume-defesa-da-candidatura-de-marina-silva-1.899632). Acho que, no fim das contas, se ela aceitar, ganhará com seus eleitores fieis (que foram 20 milhões nas últimas eleições), ganhará os votos de muitos que votariam no Aécio só para ir contra a Dilma (por Marina ser um rosto mais conhecido que Aécio, nacionalmente) e acabará ganhando pela situação em que assumiu a campanha, num momento de comoção nacional, que gera “simpatia” pela imagem de Campos. Ou seja, acho que, se ela realmente fosse seguir em frente como candidata à presidência, ela vai entrar com uma força maior do que a que Campos tinha até então, apenas angariando parte dos votos no Nordeste. Mas isso tudo é um baita achismo meu. Acho (de novo, rs) que ainda é tudo uma grande incógnita. E estou preocupada com isso, como eleitora. Espero que as peças do xadrez sejam logo recolocadas no jogo, pra sabermos avaliar o cenário a partir dessa nova conjuntura. abração!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s