Marina vai tirar mais votos de Aécio que de Dilma

Depois de muito pensar e muito ler sobre o cenário político deste ano, com a morte do candidato Eduardo Campos (PSB), cheguei à conclusão que dá título a este post. Claro que, a esta altura, qualquer palpite não passa disso mesmo: um palpite. Mas como ainda não nos proibiram de analisar fatos, formar opiniões e escrever nossas especulações – ainda! –, resolvi trazer para o blog meu raciocínio que levou à conclusão acima.

Eis o meu chute:

1- Aécio Neves é um rosto muito menos conhecido nacionalmente que Marina. E andou apanhando com denúncias recentes, enquanto ela ficou numa bolha por vários anos. Ela conseguiu quase 20 milhões de votos nas eleições de 2010, ou 19% do total de votos válidos no primeiro turno. Ela conseguiu criar um partido do zero, angariar um número gigantesco de assinaturas para validá-lo e só não foi batido o martelo por muito pouco. Ela conseguiu criar um discurso ligado à marca do ambientalismo e da sustentabilidade.

2- Ela é evangélica e tem muita simpatia dessa significativa parcela do eleitorado.

3- Se ela aceitar ser sucessora de Eduardo Campos, vai naturalmente abrigar boa parte dos votos que ele teria, ampliados pela comoção que se gerou após a trágica morte dele, e por tudo o que se noticiou a respeito da figura pública que ele era e que era pouco conhecida fora do Nordeste, até então.

Considerando essas três questões, eu chuto que:

Marina vai atrair votos dos que votariam em Aécio só por serem antiDilma (ela é mais conhecida nacionalmente do que Aécio e do que Eduardo Campos era, então, se forem votar em alguém só por serem contra a presidente, por que não numa pessoa que já conhecem?), vai roubar parte dos votos de evangélicos que iriam com Pastor Everaldo, vai levar parte do eleitorado de Campos e ainda vai ganhar alguns votos de indecisos que se simpatizaram com Campos após toda a cobertura da morte dele.

Paralelamente, Dilma tem muito mais força no Nordeste do que Aécio, então ela também deve receber alguns dos votos que iriam para Campos.

Bom, é o que eu chuto. Mas só o futuro dirá. Inclusive se Marina irá mesmo assumir a candidatura, como pediu o irmão de Eduardo Campos. A conferir.

E você, o que acha? 🙂

Leia também:

Anúncios

12 comentários sobre “Marina vai tirar mais votos de Aécio que de Dilma

  1. Eu não vejo como a Dilma perderia votos para uma eventual candidatura da Marina.
    Se ela for pegar votos vai ser do eleitorado do Aécio mesmo.

    Curtir

  2. Encontrei este blog no Google e achei impressionante a análise feita pela autora, pois corresponde exatamente ao que eu e pessoas com quem eu converso pensamos. Não se trata aqui de uma visão a favor ou contra à Dilma ou Aécio, mas sim uma análise equilibrada de fatores pouco discutidos pela grande imprensa. Existe um percentual muito grande de desinteressados na política devido à polarização PT-PSDB (esquerda x direita), além de ambos esses partidos estarem nos noticiários com participação direta ou indireta em esquemas de corrupção. Além disso, milhares de eleitores estavam indecisos, queriam uma “terceira via”, que não reconheciam, ou não conheciam Eduardo Campos. Enfim, com a Marina, temos todos os ingredientes que a autora comentou! É fato! Milhares de eleitores à favor de Aécio, eram devido ao anti-petismo, não necessariamente gostavam do Aécio, muito pelo contrário… votariam nele para tirar a Dilma e PT do Poder. Agora, com a Marina, que já esteve no governo do PT, mas ao primeiro sinal de corrupção, caiu fora, muito coerentemente, esta massa de eleitores votará nela! Fizeram isso em 2010!!! E sem nenhum desses novos ingredientes. Ela já teria votos suficiente para ir ao segundo turno. Certamente ela estará no segundo turno, deixando o Aécio em terceiro lugar e, muito provavelmente, vai incomodar muito a Dilma, podendo até, talvez, ser a próxima presidente! O maior erro dos pró-Aécio, é achar que todos seus eleitores são de “direita”, liberais ou anti-socialistas (comunistas, petralhas, etc)… Na verdade, muito do eleitorado do Aécio são ex-petistas, são de uma classe média pós ditadura que votava no PMDB, PDT, PPB, mas agora, são raivosos e decepcionados com a política, quando o PT chegou ao poder, visto que se comprovou igual a qualquer outro! Mas no fundo, no fundo… são pessoas que lutam sim por igualdade, justiça e uma sociedade mais justa! Estas pessoas não viam isso no Aécio, mas votariam nele para tirar o PT do poder. É exatamente o pensamento de muitos jovens e desiludidos da atual política, por exemplo… agora eles tem em quem votar!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s