Texto de José de Souza Castro: A economia é um assunto muito sério para deixá-lo entregue aos economistas. E tampouco ao Partido Republicano, como se vê no artigo anterior publicado por este blog. Já os economistas, diz o físico Fritjof Capra em O ponto de mutação, de um modo geral eles não reconhecem que “a… Continuar lendo A economia maluca e as ideias de um engenheiro
Tag: Economia
Economia maluca
Texto escrito por José de Souza Castro: “O Partido Republicano enlouqueceu após processo de décadas, e não sofre nenhuma pressão para demonstrar racionalidade”, escreveu neste fim de semana o economista Paul Krugman, colaborador da “Folha de S. Paulo”. Mas a loucura, inquestionável, não se abate apenas sobre o partido preferido pelos ricos nos Estados Unidos… Continuar lendo Economia maluca
As três cenas que fizeram o dia de hoje valer
Hoje foi um dia difícil, tenso, cansativo. Vocês podem ver por este post que escrevi agora no Novo em Folha. Mas foi recompensado por três cenas, que agora divido, resumidamente, com vocês: Cena 1 O céu de São Paulo estava lindo hoje. Azul, com várias nuvens em floquinhos pequenos, postados simetricamente, um ao lado do… Continuar lendo As três cenas que fizeram o dia de hoje valer
É bom se acostumar ao bom e velho busão
Quando escrevi o post sobre os prós e contras e viajar de busão e de avião, muitos alegaram que não é sempre que o vôo atrasa, nem todo aeroporto fica nos Confins ou nas Cumbicas da vida e que as passagens de avião estão cada vez mais baratas, inclusive com promoções-relâmpago (bota relâmpago nisso!) de… Continuar lendo É bom se acostumar ao bom e velho busão
Moral da história
Quero compartilhar com vocês meu lado mau: lembram do proprietário do meu antigo apartamento, que, ao renovar o contrato, pediu o DOBRO do valor do aluguel? O dobro, com a cara mais lavada do mundo? Para esta pessoa que vos escreve, cujo salário NÃO dobrou? Pois bem: passado mais de um mês depois que saí… Continuar lendo Moral da história
O que pouco se diz sobre os juros
Texto de José de Souza Castro: O Conselho Monetário Nacional elevou ontem a taxa anual dos juros pagos pelo governo aos que lhe emprestam dinheiro – os bancos – para 12,25% ao ano. Coisa de país rico. Quem quiser comprar títulos do tesouro americano não teria qualquer rendimento ou, no máximo, ganharia 0,25% ao ano. Mas… Continuar lendo O que pouco se diz sobre os juros