A oração de Papa Francisco para ter senso de humor

Papa Francisco em meio a uma gostosa risada :)
Papa Francisco em meio a uma gostosa risada :)

Eu não ia escrever nada sobre a morte do Papa Francisco. Primeiro, porque todos os veículos de imprensa e plataformas de conteúdo do mundo já vêm publicando exaustivamente sobre a partida do pontífice, e sinto que não há nada que eu possa acrescentar.

Segundo, porque, desde que Jorge Bergoglio virou papa Francisco, em 2013, até o dia em que ele descansou, meu pai e eu só escrevemos 9 textos sobre ele aqui no blog. Ou seja, bem pouco, porque estamos longe de ser especialistas na igreja Católica.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

No dia em que ele morreu, publiquei em minhas redes sociais que, para mim, que não sou nem católica nem religiosa, “Francisco foi muito mais que um líder do Vaticano, foi um líder pacifista importantíssimo para o século 21“. Que deveria inclusive ter ganhado um Nobel da Paz, como já foi aventado várias vezes.

E desejei que o conclave resulte na escolha de um próximo papa que respeite o legado do Papa Francisco – embora eu esteja pessimista quanto a isso, já que estamos num ciclo de volta de líderes fascistas pelo mundo afora.

Eu ficaria nisso, sem mais posts sobre o Papa em qualquer lugar, se não tivesse lido um texto ontem, no g1, que chamou minha atenção. Na verdade foi uma matéria do “Fantástico”, transcrita no portal de notícias (num texto cheio de erros de português, diga-se de passagem), mas foi este trecho que me fisgou:

“O papa achava que o humor era um certificado de sanidade; ele rezava para rir de si mesmo.

‘Todos os dias, depois de rezar as Laudes, eu rezo a oração de São Tomás Moro, para pedir senso de humor’, disse o papa em entrevista.

O pontífice repetiu esta oração por mais de 40 anos e, provavelmente, no dia de sua morte:

‘Dai-me, Senhor, senso de humor. Concede-me a graça de compreender as piadas para que conheça na vida um pouco de alegria e possa comunicá-la aos demais. Amém’.”

Quem acompanha este blog sabe o quanto eu valorizo o bom humor. Foram inúmeros os posts com este tema (bem mais que os sobre o papa). Já escrevi aqui que ele é a chave para a felicidade. Já falei sobre como ele pode alterar o clima ao nosso redor. Sobre como pode fazer a diferença no ambiente de trabalho. Já homenageei alguns heróis que levantaram essa bandeira, como Bolaños, Ziraldo e Rita Lee.

Faz sentido que o Papa Francisco fosse um defensor do bom humor, das risadas, de um mundo mais leve. Os pacifistas costumam saber rir de si mesmos e se dar bem menos importância do que os intolerantes, fanáticos e outros tipos cheios de ódio dentro de si.

Não sou uma pessoa de orações, mas guardei esta para mim, e faço questão de deixá-la registrada aqui nos arquivos do blog também. Eis minha adaptação laica, para todos os gostos, religiosos ou não:

“Tenhamos, todos, mais senso de humor. Tenhamos, todos, a capacidade de compreender as piadas para que possamos conhecer um pouco de alegria na vida e, sobretudo, possamos transmiti-la aos demais.”

Papa Francisco fará muita falta neste mundo carregado em que vivemos 😔

***

Você também vai gostar destes posts:

 

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Canal do blog da kikacastro no WhatsAppReceba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. Bom que escreveu finalmente sobre a morte do papa, Cris. Livrou-me dessa tarefa. Vinha debatendo comigo nos últimos dias. Afogado por tantas notícias lidas e vistas na imprensa sobre o assunto. Poderia ter escrito, por exemplo, sobre o movimento de Francisco em prol de uma nova economia voltada para as vítimas da economia vigente que privilegia ainda mais os privilegiados. Mas sou meio descrente dessas ações papais desde Pio XII e receio que com Francisco não será diferente. Vale, portanto, a homenagem que você faz a um grande papa.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo