Belo Horizonte faz aniversário de 126 anos e ganha música de presente

Imagens de Belo Horizonte. Fotos: arquivo do blog da kikacastro
Imagens de Belo Horizonte. Fotos: arquivo do blog da kikacastro

Belo Horizonte, esta querida cidade que permeia 90% dos posts do meu blog, completa 126 anos em seu aniversário nesta terça-feira, 12 de dezembro de 2023.

Já falei sobre tanta coisa de BH, que pensei que nem teria mais o que dizer para homenagear minha terrinha neste aniversário. (Coloquei uma seleção de posts que merecem ser revisitados lá embaixo, no final deste aqui, ok?).

Mas aí a Viviane Moreno, minha irmã jornalista, me contou que seu marido, o músico, cantor e compositor belo-horizontino Affonsinho, ia lançar um presente em homenagem à cidade justo hoje. Então, dá-lhe post! 😀

Trata-se do single “Belo de Belô“, com participação dos seguintes convidados também mineiríssimos: Bárbara Barcellos, Clara Dias, Fabi Metzker, Kadu Vianna e Lucas Avelar (voz), Felipe Fantoni (baixo) e Helton Lima (bateria).

Músicos Kadu Vianna, Affonsinho, Fabi Metzker, Bárbara Barcellos, ClaraDias, Lucas Avelar, Helton Lima e Felipe Fantoni na gravação do single Belo de Belô.
Músicos Kadu Vianna, Affonsinho, Fabi Metzker, Bárbara Barcellos, Clara Dias, Lucas Avelar, Helton Lima e Felipe Fantoni na gravação do single Belo de Belô.

“A letra, cheia de citações de outras canções, é uma homenagem às belezas da cidade e também aos artistas, que amorosamente vivem, trabalham e suam suas camisas aqui”, disse Affonsinho, no texto do release sobre o single novo. Suam mesmo as camisas! Já faz uns anos que escrevi aqui no blog sobre como não é fácil esta escolha de ser artista (e jornalista também, aliás) fora do eixo Rio-São Paulo.

A letra de “Belo de Belô” faz várias referências a outras canções de Affonsinho em homenagem a Beagá e ao sotaque dos belo-horizontinos. Ó procês verem:

Letra da música Belo de Belô, de Affonsinho.

Então é isso: minha dica para celebrar mais este aniversário de Beagá é escutar mais esta homenagem produzida por um músico que sua a camisa, com pé e raiz fincados na capital mineira, dentre as quase 200 canções que ele já fez. “E onde que eu escuto?” Em qualquer plataforma que você quiser!

Onde ouvir single Belo de Belô, de Affonsinho

Mais músicas em homenagem a BH

A fofinha “Sas Sies Sions” é uma homenagem de Affonsinho ao sotaque mineiro, lançada no CD “Depois de Agora” (2013):

Sapucair, Savassear” é um single que ele gravou durante a pandemia, sobre a vontade de voltar a passear pela cidade. O clipe foi feito de forma colaborativa com fotos enviadas pelos fãs, que compartilhavam da mesma saudade:

E a Vivi montou uma playlist com músicas lançadas por muuuuitos outros artistas que já homenagearam BH em diversos estilos musicais: bossa, rap, funk, sertanejo, pop, samba, chorinho, Clube da Esquina etc. Opções pra todos os gostos! 😉

Onde ouvir as músicas do Affonsinho:

Mais posts sobre Belo Horizonte, a aniversariante do dia:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. Quando cheguei a BH em 1963, para continuar os estudos, trazia tudo o que era meu numa malinha de papelão. E daqui não mais saí, à exceção das viagens de férias e a trabalho. Aqui me casei, criei quatro filhos e vejo crescer cinco netos (os outros dois nasceram e moram no Canadá e, neste mês, passam férias aqui).
    Gosto muito dessas músicas de Affonsinho que falam de minha cidade adotiva.
    Espero que ele cante alguma no próximo domingo, dia 17, a partir das 7 da noite, quando participará do programa Mistura Minas, nos jardins do Palácio da Liberdade.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo