
A Livraria Ouvidor, que fez parte da vida dos belo-horizontinos por quase meio século, fechou as portas no início deste ano.
Eis que um casal de jornalistas resolveu abraçar a campanha “Nenhuma livraria a menos!” e, meio no susto, comprou o espaço que tinha restado da Ouvidor.
Criaram, então, a Jenipapo.
E eles vêm contando esta saga pra gente no Instagram desde maio. Contaram como veio a ideia de comprar uma livraria (!) — e não uma qualquer, mas a livraria de rua mais antiga da cidade, e uma das mais queridas. Contaram como veio a ideia do nome Jenipapo (uma fruta, uma sonoridade boa, um poema concreto quase). Contaram como foi criada a identidade visual e o projeto de arquitetura do espaço, que teve o cuidado de pensar com carinho também nos leitores mirins.
No dia 1 de junho, o vídeo mostrando a chegada dos primeiros livros. Vinte dias depois, outro vídeo mostrava tudo prontinho e arrumadinho. Naquele dia, pudemos anunciar aos leitores vorazes desta Belo Horizonte: “Jenipapo abriu! Abriu Jenipapo!”
LEIA TAMBÉM:
- Os 100 melhores livros que li nos últimos 20 anos
- Dia da Consciência Negra: minha seleção de LIVROS para nos ajudar a refletir
- Livros e jogos que ajudam a alfabetizar e ensinam mil coisas às crianças
- Uma livraria especializada em literatura infantil em BH
- Os 13 melhores livros para crianças de até 3 anos
- Mais posts sobre livros
Com a minha falta de tempo crônica, só hoje consegui ir lá conhecer o espaço, finalmente. Encontrei a Tatiane Fontes, uma das sócias, jornalista que estudou comigo há já distantes 20 anos, na Comunicação Social da UFMG. Enquanto meu filho Luiz se divertia escolhendo entre os livros infantis, a gente colocava o papo em dia, relembrando nomes que há muito eu já tinha esquecido.
A Jenipapo ficou linda, pessoal. Uma livraria acolhedora, boa pra papear, com mesas na calçada, com mesa dentro, com pufe e cadeirinha de balanço para as crianças, com prateleiras cheias de livros ótimos e pão de queijo e bebidinhas no fundo. Pra comprar, mas também pra escolher, ler, papear.
E o evento de abertura oficial vai ser neste sábado! Com contação de histórias para os pequenos (eu já disse como é delicioso ver os espaços reservando seus olhares também para as crianças? Como seria bom se todas as lojas e restaurantes tivessem o mesmo cuidado, SEMPRE…!) e depois DJ para os grandinhos. Anotem aí:
Não percam a chance de conhecer! E entoaremos juntos: “Nenhuma livraria a menos!”
Leia também:
- Conheça mais alguns tesouros de Belo Horizonte
- BH ganha duas novas salas de cinema e uma biblioteca nova
- Guia turístico de Belo Horizonte com 90 dicas de passeio
***
Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!
Fantástico! Uma pena eu não poder ir ao evento de reinauguração da Jenipapo. Parabéns e sucesso aos envolvidos!
CurtirCurtir
Isso! Nenhuma livraria a menos. Parabéns aos jornalistas que não deixam e peteca cair.
CurtirCurtir