Carta ao meu filho Luiz, 7 anos

Luiz, aos quase 7 anos, em novembro de 2022, com seu sorriso completo :D
Luiz, aos quase 7 anos, em novembro de 2022, com seu sorriso completo :D

Luiz, meu grudinho, Pic Pic, Tico-tico, Tingurim, Zé das Couve, Tabodí.

(O que não faltam são apelidos carinhosos e engraçados que fomos acumulando nesses sete anos de convivência, né?)

Escrevo esta cartinha, que já virou tradição no dia do seu aniversário, sentada no aeroporto, faltando ainda cinco horas para o embarque no avião.

Vim passar um fim de semana diferente, porque longe de você. Nesses 2.555 dias de vida, você só ficou uns 4 o dia inteiro longe da mamãe.

Teve dois em que viajei a trabalho, outros dois em que você viajou com o papai, enquanto eu… trabalhava, de plantão num feriado.

Neste ano, pedi demissão de um emprego que estava me deixando absurdamente exausta e ganhamos tempo de qualidade juntos, tempo que acho que quase nunca tivemos antes.

Luiz sentado na espreguiçadeira, à beira da piscina do clube.
Luiz sentado na espreguiçadeira, à beira da piscina do clube.

Agora almoçamos juntos todos os dias, eu te levo pra escola, eu te busco da escola – a pé, conversando no caminho, de mãos dadas –, levo à natação (sem correria e sem ficar cronometrando o tempo, como eu fazia antes, muitas vezes podendo até esticar na piscina juntos), temos todos os fins de semana e feriados livres, quando podemos nos dar ao luxo de passear bastante, ou de simplesmente ficar sentados no sofá vendo desenho animado ou filme.

Quando recebi o convite para fazer esta viagem (pela primeira vez, embora paga pela firma, não foi uma viagem a trabalho, mas para me divertir mesmo, o que muito te estranhou, rs), fiquei pensando em como poderia ser bom – para nós dois – esse tempinho separados. Afinal, dar saudade também é bom, né? Sinal de que o grudinho faz falta.

Também pensei que seria bom você e o papai ficarem um tempo sozinhos, fazendo companhia um ao outro.

Mas são 15h45 de domingo e já estou MORRENDO de saudades! Tentei antecipar o voo de várias formas, não consegui, já telefonei no vídeo, no áudio, e agora sentei para escrever esta cartinha.

Nós dois conversando por chamada de vídeo durante a viagem, pouco antes de você começar a chorar...
Nós dois conversando por chamada de vídeo durante a viagem, pouco antes de você começar a chorar…

Até quando você dorme na casa da dinda, apenas poucas horas longe, eu já fico com essa saudadona. A casa parece vazia sem você lá alegrando a gente, chamando toda hora, se fazendo presente.

Ontem, na festa de confraternização do trabalho, olhei os brinquedos do parquinho do restaurante logo que cheguei e pensei: “O Luiz ia amar este lugar!”.

É assim. Depois que virei mãe, ganhei um preenchimento a mais nos meus dias, no meu tempo, nos meus pensamentos.

Não vou dizer que a maternidade sempre foi fácil pra mim. Eu sempre me cobrei muito, pra ser a melhor mãe do UNIVERSO pra você, e como isso pesa, né! O mundo inteiro numa mochila nas minhas costas.

Mas as risadinhas gostosas que você distribui, os elogios que você solta a todo momento, às vezes em apresentações musicais com direito a dancinhas, dizendo “você é a melhor mamãe do mundo, obrigada por ser a melhor mamãe do universo, te amo, te amo, te amo!”, isso tudo me deixa levinha como uma pena.

Acordei na segunda de manhã, depois de chegar bem tardão no domingo, ouvindo sua vozinha lá na sala e, quando te chamei, você veio correndo, extasiado, gritando o quanto estava com saudades. Isso me faz flutuar (ninguém nunca dedicou TANTO amor assim a mim).

Você distribui amor de todas as formas, o tempo todo. Antes de sair pra viagem, fotografei rapidamente o bilhete que você deixou na porta, pra eu ler com calma depois:

Carta que Luiz escreveu para mim quando viajei.
Carta que Luiz escreveu para mim quando viajei. Saí de casa sábado de madrugada e só voltei domingo, quase meia-noite.

Já no hotel, vi o livro-presente que você fez pra mim, todo criativo.

Sua criatividade é uma das características mais incríveis que você tem! Diz que, quando crescer, quer ser ilustrador de livros (e cuidador do zoológico), e já pediu pra eu escrever um livro pra você ilustrar. Está sempre inventando artes, desenhando (lindamente), criando engenhocas, escrevendo seus bilhetinhos.

Colagem de árvore, sol e chuva feita pelo Luiz na escola.
Colagem de árvore, sol e chuva feita pelo Luiz na escola.

Como é bom ver você escrevendo, aliás! Agora com letra de forma, redondinha, caprichada, nem precisa olhar pra ficha.

Eu já sabia que ia tirar de letra, literalmente, já que você já gosta tanto de ler. Tem encarado livros cada vez maiores, e pega emprestado na biblioteca, e troca com os amigos, e percorre as páginas que já estão nas suas estantes.

Menino pegando livro em estante de biblioteca.
Luiz escolhendo um livro na biblioteca, em novembro de 2022 🙂

Outra característica incrível que você tem é a independência. Quando vamos viajar, você mesmo pega suas mochilas, separa as roupas, os brinquedos, monta a mala toda, sem esquecer de nada importante – eu não faria melhor!

Corta as unhas sozinho, toma banho, se limpa. Já dispensa as mãos dadas na hora de dormir, dorme rápido e tranquilamente. Aos fins de semana, quando acorda muito cedo, vai direto pra sala, fecha a porta pra não nos acordar, e fica vendo desenho animado numa boa. Se dá fome, já sabe preparar o sanduba, coloca na misteira, faz tudo certinho.

É só nas refeições, na verdade, que ainda carece de uns empurrõezinhos. De vez em quando preciso até dar o almoço na boca, porque você se distrai com muita facilidade, e prefiro que coma tudo do que que passe fome na escola.

Mas nossos “Chef em Casa” desde setembro já estão te ajudando a perder o único medo que acho que você tem de verdade, que é o de experimentar comidas novas. Foi assim que descobriu que gosta de hambúrguer, calabresa, salsicha, pera, pêssego, suco de maracujá, dentre outras coisas.

Luiz ficou todo feliz em espremer as laranjas!
Luiz ficou todo feliz em espremer as laranjas pra salada de frutas!

Com a “malinha dos 7 anos”, como escreveu minha amiga Ana Paula, vai chegar um monte de conhecimentos novos para você, Pic Pic.

Vai aprender a gostar de mais uma porção de comidas deliciosas. Vai aprender a nadar cada vez melhor, até perder o receio de se aventurar por piscinas que não dão pé. Fora o tantão de coisa legal que você vai aprender na escola, no Ensino Fundamental de verdade!

E vai seguir crescendo, com muita saúde, cercado por amigos que te adoram, e por estes pais orgulhosos de como você é uma criança sensacional.

Um menino que, ainda que só tenha 7 anos, já está começando a entender e se sensibilizar com as injustiças do mundo, as diferenças de pensamentos (que as eleições escancararam até para as crianças), a importância de tratar todo mundo com respeito, seja uma pessoa em situação de rua ou um rei.

Arte mostra Luiz piando no pé da mamãe e depois se desculpando. Para o mural sobre gentileza, na escola.
Arte mostra Luiz piando no pé da mamãe e depois se desculpando. Para o mural sobre gentileza, na escola.

Torço muito para que seu novo ano (e todos os seguintes) seja de muita alegria, muitos passeios divertidos, muitos programas grudadinhos com a “mami” e o “papi”, muitos livros para se aventurar, muitos amigos para conquistar, muito aprendizado na escola e nos livros (e na TV e internet também, né?), sempre crescendo com saúde, com seu sorriso lindo e sua inteligência e criatividade fora da curva.

Saiba que você mudou muuuuuuito a nossa vida e preencheu e recheou ela com muuuuuuito amor, e que pode contar conosco PRA SEMPRE, nosso companheirão! ❤

Feliz aniversário de 7 anos!

Com amor,

Mami Cris

P.S. Lembro até hoje do meu niver de 7 anos. Não lembro muito de quase nenhum outro niver da infância, mas o de 7 anos, brincando com as amigas e com a cachorrinha Kika até ficar toda suada, na garagem do prédio, o ano em que ganhei uma corda de presente e também o livro “Volta ao Mundo de Mickey e Pateta”, este ficou na minha memória, com carinho. Espero que seu niver de 7 anos, pela primeira vez com uma festinha junto de alguns amigos, também fique no seu coração como algo muito especial! ❤

 


Leia também:

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

 


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

2 comments

  1. Feliz aniversário, Lu!
    Tia Vivi te ama muito!
    Adoro ficar pertinho de você e te ver brincando feliz com a Rafa. ❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo