Ir para conteúdo

Janeiro de 2020: o pior mês da história, em vários aspectos

O cansaço é DEMAISSSSS! Foto: Abbie Bernet / Unsplash

Quem me conhece sabe como sou otimista. Tento, de verdade. Tudo bem que com um presidente como este Bolsonaro, é difícil manter o astral em dia. Mas este mês de janeiro está puxado, e nem é só por causa dele.

Trabalho com internet há anos, já mais do que acostumada ao batidão do noticiário digital, e não me lembro de – Brumadinho à parte – ter ralado tanto quanto neste primeiro mês de 2020. É um desastre atrás do outro. Uma surpresa atrás da outra.

Senão vejamos:

  1. Logo no segundo dia do ano, os Estados Unidos de Trump matam o número 2 do Irã, acirrando a tensão no Oriente Médio.
  2. No dia 7, morre uma pessoa do que, até então, era uma “doença misteriosa”, e hoje já se sabe que é uma intoxicação por dietilenoglicol que, ainda não se sabe como, contaminou a água que era usada pela Backer para produzir suas cervejas. Depois daquele dia, já surgiram mais de 20 casos de contaminação, outras três mortes, e o caso é investigado pela Polícia Civil.
  3. No dia 8, cai um avião ucraniano no Irã e 176 pessoas que estavam dentro morrem. Depois descobriu-se que foi uma barbeiragem dos iranianos, que abateram o avião.
  4. No mesmo dia, a Justiça do Rio mandar CENSURAR um especial de Natal feito pelo Porta dos Fundos e veiculado pela Netflix. Dias depois, felizmente, o STF derrubou a censura. (Escrevi mais sobre isso AQUI).
  5. No dia 15 de janeiro, surgem graves denúncias contra o chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro. Nada aconteceu com ele, que continua no mesmo cargo.
  6. No mesmo dia, Belo Horizonte tem recorde de ruas interditadas por causa de uma forte chuva. Que se repetiria no domingo, 19 de janeiro, mas seria MUITO pior entre os dias 24 e 25 de janeiro (ver no item 10).
  7. No dia 17 de janeiro, o secretário da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, é demitido depois de fazer um vídeo imitando Goebbels e com várias referências ao nazismo. (Escrevi mais sobre isso AQUI)
  8. No dia 18 de janeiro, após surgirem várias reclamações sobre erro em correção no Enem, o Inep admitiu o problema e estimou que 9.000 estudantes tenham sido prejudicados.
  9. No dia 21 de janeiro, a OMS resolve emitir um alerta mundial para uma nova variação do coronavírus, que até então tinha matado três pessoas na China. Hoje o vírus já matou dezenas e já se manifestou em outros países de outros continentes. No dia 28 de janeiro, já havia três casos suspeitos da doença no Brasil, sendo que um deles é de paciente internada em Belo Horizonte. Ontem, a OMS declarou emergência internacional.
  10. No dia 24 de janeiro, BH registra a maior chuva de sua história. Minas inteira passa por temporais muito fortes neste fim de janeiro. A chuva de 28 de janeiro deixa BH completamente alagada. Até ontem, as chuvas tinham feito 55 mortes no Estado e ainda havia 1 desaparecido. Mais de 50 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa dos temporais em Minas.
  11. Anteontem, mais uma crise no Planalto: Bolsonaro teve que demitir o número 2 da Casa Civil após ele usar um jato da FAB para fazer uma viagem pessoal à Índia. Seu filho Eduardo Bolsonaro pediu para o sujeito ganhar um outro cargo na Casa Civil, ele foi readmitido, mas a reação foi tão ruim que Jair Bolsonaro teve que exonerá-lo pela segunda vez.

É ou não é um amontoado de notícias bombásticas e péssimas? E este é só o primeiro mês do ano, minha gente! O que nos espera no restante de 2020? Ainda bem que amanhã começa fevereiro!

Ah, e se eu esqueci alguma coisa, me manda que eu acrescento! 😉

 


Leia também:

  1. As 6 pessoas no governo Bolsonaro que vão levar a cultura do Brasil para o buraco
  2. Mais um caso de grave censura a uma produção cultural no Brasil fundamentalista e autoritário em que vivemos
  3. Em 1 mês de governo Jair Bolsonaro, pelo menos 40 retrocessos e absurdos; veja a lista
  4. A censura ao beijo gay dos quadrinhos e o fundamentalismo religioso no Brasil
  5. Brasil, o ex-país do Carnaval
  6. O futuro distópico de um Brasil governado por bolsonaristas e olavistas
  7. O fanatismo, o fascista corrupto, as fake news e minha desesperança

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: