Mais de 40 desenhos animados e séries lindos e educativos para crianças de até 4 anos

Os personagens do livro desenho animado infantil Daniel O Tigre

Já fiz este post aqui no blog antes, mais precisamente há 1 ano atrás, mas descobrimos tantos desenhos animados infantis novos bacanas de lá pra cá, que achei que valia a pena uma atualização. Naquele post, listei 20 desenhos disponíveis na Netflix.

Canal do blog da kikacastro no WhatsApp

Hoje, trago um total de 50, da Netflix e da TV. OBSERVAÇÃO: este post foi publicado originalmente em 2019, mas já acrescentei novas descobertas feitas de lá pra cá. E muitos dos desenhos continuam sendo curtidos pelo meu filho, hoje com quase 7 anos 😉 

Que tal aproveitar o feriadão para brincar e passear bastante com seus filhos e, nos momentos de descanso, assistirem juntinhos a um desenho bem legal, com direito a pipoca e cobertor? 🙂

LEIA TAMBÉM:


No Amazon Prime Vídeo
você tem acesso a várias séries, desenhos, filmes e animações infantis. Clássicos da Disney como Alladin, Capitão Marvel, Avengers End Game, Toy Story 4, Rei Leão e Frozen também estão disponíveis. A assinatura custa apenas R$ 9,90 por mês. E também dá direito a Frete GRÁTIS em produtoss, filmes e séries de sucesso no Prime Video, músicas no Amazon Music e centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. 

Começo pelos desenhos animados infantis que eu ainda não havia citado antes, todos na Netflix:

Personagens do desenho Patrulha Canina1. Patrulha Canina – O Luiz descobriu este desenho há menos de um mês e se apaixonou por ele. Trata-se de uma patrulha de seis cachorrinhos, comandados pelo jovem Ryder, que ajudam a resolver vários problemas na Baía da Aventura, onde vivem. Eles buscam soluções tanto para situações mais simples, como ajudar um amiguinho a reconstruir seu velotrol de material reciclável, até coisas bem mais complexas, como ajudar a limpar um vazamento de petróleo no mar ou ajudar o Papai Noel a recuperar sua estrela mágica, para salvar o Natal. Uma coisa bacana que acho neste desenho e em outros deste tipo é que não existem vilões. São todos pessoas de bom coração, que enfrentam algum dilema e precisam buscar uma solução para ele. Outra coisa que acho legal é a mensagem principal, de que sempre há solução para os problemas, por mais complexos que sejam, e que devemos ser persistentes e não perder a cabeça. (Ah, este desenho virou alvo de muita polêmica e reclamação por conta de um erro de dublagem, que, no Brasil, deixou Marshall e Zuma com vozes femininas na primeira temporada. O erro foi corrigido depois, mas o internauta não perdoa e teve até gente falando que foi tudo um plano diabólico para incutir discussões sobre ideologia de gênero nos bebês, rs. Sobre isso, recomendo a leitura DESTE POST, com boas reflexões a respeito.)

Como comprar o livro Aventura no Sítio e Outras Histórias, de Luiz Moreno de Castro Trajano, do blog da kikacastro.

2. Top Wing – Parece muito com a Patrulha Canina, mas desta vez são aves, e não cachorrinhos, tentando solucionar os problemas. E eles moram em uma ilha paradisíaca.

Top Wing

3. O Pequeno Reino de Ben e Holly – Dos mesmos criadores de Peppa, este desenho faz muito sucesso lá em casa. A trama é bem mais elaborada, acho que pensada para crianças já um pouco maiores, e também cheia de humor e didatismo, como no desenho da porquinha. Aqui, temos um reino em miniatura (com todas as curiosidades de ver as coisas sob a perspectiva deles), povoado por fadas e duendes, que têm uma certa rivalidade entre si. As fadas adoram usar mágica, os duendes são habilidosos com trabalhos manuais e detestam mágica. O desenho só tem uma temporada e estou na torcida para que venha a ter mais em breve. Desenho Ben & Holly

4. Oddbods – Esses bichinhos meio amalucados fazem uma sátira da vida real, com personalidades bem próprias. Temos o valentão de pavio curto, o preguiçoso e relapso, o sujeito com mania de limpeza e perfeccionista, o exibido, o pregador de peças, a menina cientista super genial, a outra fofinha que só gosta de cor-de-rosa, e assim por diante. Um detalhe interessante é que não existem diálogos neste desenho. Os oddbods só conseguem soltar grunhidos. Isso estimula a imaginação dos pequenos, que conseguem acompanhar muito bem o que se passa na história.

5. Turma da Mônica – Dispensa apresentações, certo? Na Netflix, temos o CineGibi e os especiais temáticos da turminha do Mauricio de Sousa.

PJ Masks6. PJ Masks – Três amiguinhos que viram super-heróis à noite e salvam o planeta do vilão Romeu. É bem uma adaptação de super-heróis clássicos, como Batman, para os pequetitos. E faz muito-muito sucesso nesta geração de 3 a 4 anos! (Desenho ao lado)

7. Que Monstro te Mordeu? – Série do cineasta Cao Hamburger, o mesmo de “Castelo Rá-tim-bum“, sobre monstrinhos inusitados como o monstro que faz a gente querer comer fast-food até se entupir. O cenário é muito rico, como era no castelo, e a série estimula a imaginação e também faz com que os pequenos percam o medo de monstros, já que são retratados como se fossem apenas crianças (meio esquisitinhas, mas inofensivas). O Luiz viu poucas vezes, no canal Rá-Tim-Bum! e na Netflix, e gostou sempre que viu. Veja mais dicas legais de séries para crianças de 4 a 10 anos.

Série Que Monstro te Mordeu?

8. Molang – Uma coelhinha (ou coelhinho?) e um pintinho ou filhote de passarinho (cujo gênero também não é muito claro), que vivem aventuras variadas e muito engraçadas. Um detalhe legal deste desenho é que os personagens falam numa língua inventada, desconhecida. Mas dá pra entender tudo o que querem dizer, porque usam entonações universais. Cada episódio é curtíssimo e com roteiros muito bem resolvidos. Vale a pena assistir, a família inteira gosta.

Molang

A Guarda do Leão9. A Guarda do Leão – Quando o meu filho estava com 4 anos e 2 meses, conheceu o filme “O Rei Leão”. Amou! Um dia, navegando na Netflix, descobrimos este desenho, “A Guarda do Leão”. Seus personagens são de uma segunda geração do Rei Leão. O principal é Kion, filho de Simba. E ele tem amigos que são uma chita chamada Fuli, um hipopótamo chamado Beshte, um texugo chamado Bunga e uma garça chamada Ono. Eles ajudam a tomar conta do reino de Simba. Também aparecem personagens do filme, como Timão e Pumba, o macaco Rafiki, o próprio Simba e o pássaro Zazu. Hoje este é o desenho favorito do Luiz!

10. Calimero – Luiz conheceu este desenho aos 4 anos e meio e ficamos encantados. A história é linda, os quatro personagens principais são extremamente meigos e cheios de personalidade, os enredos são sempre com um problema a superar – e uma solução encontrada pelos pequenos amigos Calimero, Priscila, Valerio e Piero. Há também um toque de mistério no ar, com as invenções mágicas que eles usam, e uma trilha sonora envolvente. E já falei que o desenho é LINDO?

Calimero

11. Puffin Rock – É uma série irlandesa com as aventuras dos papagaios-do-mar (que mais parecem pinguins) Oona, seu irmãozinho Baba, seus pais e outros amigos. Assim como em “Pocoyo”(ver abaixo), tem um narrador sempre falando tudo o que vai acontecer.

12. Detetives da Natureza – São dois ursinhos que, com a ajuda dos amigos, resolvem mistérios envolvendo a natureza. Por exemplo, em um episódio, eles investigam por que as borboletas desapareceram do Bosque das Borboletas, que estava cheio de… lagartas! As crianças aprendem, neste desenho fofo, coisas sobre como as lagartas se transformam em borboletas ou como os lagartos trocam de pele para crescer.

E agora os que eu já tinha citado antes, todos ainda disponíveis na Netflix:

  1. Mundo Bita – São clipes musicais, com ilustrações muito bonitas e coloridas, letras bem elaboradas e mensagens positivas e educativas ou simplesmente divertidas sobre o dia a dia, o corpo humano, os animais e as brincadeiras. Não tem história, são apenas clipes curtinhos com músicas, para essa fase em que os pequenos se interessam mais pelas trilhas do que pelas histórias.
  2. Masha e o UrsoMasha e o Urso – Baseado no conto de fadas de Cachinhos Dourados, essa animação russa é cheia de mágica, aventuras e é praticamente sem falas, com lindíssima trilha sonora de orquestra. Masha é muito levada e sei que haverá um grupo dizendo que ela ensina maus hábitos aos nossos filhos etc, mas ela também tem um carinho imenso pelo urso, que representa uma figura paternal na vida da garotinha minúscula, e a ternura e afeto entre os dois é comovente. Leia a entrevista que fiz com o diretor do estúdio de Masha e o Urso, em Moscou.
  3. Backyardigans – Além de ter historinha cheia de aventuras, esse desenho é lotado de músicas, cantadas pela própria trupe de personagens, que ainda por cima fazem coreografias para acompanhar! Acho legal por incentivar os pequenos a brincarem apenas com fantasia e imaginação, explorando mundos fantásticos sem sair do quintal de casa.
  4. Little Baby Bum – É o que tem conteúdo mais explicitamente educativo, dentre todos que citei. Tem a musiquinha para ensinar a guardar os brinquedos na caixa, outra pra escovar os dentes, outra pra mostrar a diferença das formas e cores, e assim por diante. Além de músicas clássicas, como a da roda do ônibus que gira e gira.
  5. Bob Zoom – Produção nacional que já tem tradução para inglês e espanhol, com musiquinhas clássicas da nossa infância (assim como fizeram os criadores da Galinha Pintadinha), numa ilustração bem simples, cujo personagem principal é uma formiguinha azul. Os pequenos adoram!
  6. Festa de Palavras – Animação original da Netflix, com quatro bebês que interagem a todo momento com nossos pequenos do lado de cá. A cada episódio, eles tentam descobrir palavras novas (por exemplo, há o episódio em que aprendem o que é “cotovelo”). Didático.
  7. Turminha Paraíso – Mais um de clipes musicais, com desenho realmente muito bonito.
  8. A Turma do Seu Lobato – Outro de clipes musicais bonitinho.
  9. Na Sala da Julie Esta série é maravilhosa, com a grande atriz Julie Andrews, que fez Mary Poppins, por trás da produção e no papel da protagonista. Foi a favorita do Luiz por um tempo. (A propósito, Luiz ama o filme Mary Poppins!)
  10. Daniel O TigreDaniel o Tigre – Um dos meus desenhos favoritos. Além de ser muito bonitinho, apesar de todo feito em 2D, ele é extremamente educativo. Mas, em vez de falar sobre a importância de escovar os dentes, por exemplo, vai além: fala sobre como lidar com a frustração, com os ciúmes do irmãozinho caçula que está chegando, com o dodói que apareceu no joelho durante a brincadeira, e outras tantas questões envolvendo, principalmente, os sentimentos. Os episódios giram em torno da família de Daniel, de sua escolinha ou de suas brincadeiras com os amigos. Cada questão é trabalhada sempre em dois episódios seguidos. E a música da trilha sonora, principalmente a que encerra o programa, é uma das mais lindas que já vi na TV!
  11. A Casa do Mickey Mouse – Desenho mais poluído, com os personagens clássicos da Disney, mas que encanta o Luiz, principalmente pelas engenhocas e outras coisas mágicas que aparecem na casa do Mickey. Como o interruptor gigante que, em vez de apenas acender a luz, abre um dispositivo para dar passagem a uma mão de robô, que puxa a cordinha da lâmpada e a acende. Coisas assim. É bastante interativo também.
  12. Peppa – Acho que dispensa apresentações, certo? Peppa é unanimidade. Desenhos curtos, simples, com historinhas fáceis de entender e, ouso dizer, cheio de piadas de inglês que só os adultos captam realmente. Como no fim do episódio em que o sr. Touro está escavando a estrada, que termina com uma exclamação: “Todos adoram ficar parados no trânsito!”. E todas aquelas buzinas. Minha maior diversão é ver se os personagens adultos estão sorrindo ou sérios, porque isso é suficiente para compor toda a piada inglesa da historieta.
  13. Galinha PintadinhaGalinha Pintadinha (e a Mini) – Outra que dispensa apresentações. Prefiro a versão Mini, que, em vez de apenas trazer os clipes musicais, já tão presentes em outras séries já citadas (como Bob Zoom e Turminha Paraíso), traz uma historinha mesmo, com começo, meio e fim.
  14. Dora a Aventureira – Desenho ultrainterativo, chega até a cansar o excesso de vezes em que os personagens param o que estão fazendo para perguntar o que o expectador acha ou faria. Traz sempre uma pequena aventura e palavrinhas em inglês.
  15. Doutora Brinquedos – Desenho que explora a imaginação, com uma menininha interagindo o tempo todo apenas com seus brinquedos.
  16. Supermonstros em ação – Desenho fofo, cujos personagens principais são um vampiro, uma bruxa, um Frankenstein etc. Eles têm superpoderes e tal, mas as questões discutidas se parecem muito com as vividas por qualquer criança, como saber emprestar o brinquedo para o outro etc.
  17. Beat Bugs – Bichinhos que vivem aventuras em episódios que contêm sempre uma versão de música dos Beatles. Acho que vale mais pela trilha sonora do que pelas histórias em si, que interessam mais a crianças maiores.
  18. Pocoyo – Esse é o desenho mais “clean” de todos, com pouquíssimos elementos e um narrador sempre se intrometendo na história. É o que gosto menos, mas meu filho de vez em quando pede para assistir.

Pocoyo

Agora algumas descobertas muito boas na TV:

Também descobrimos alguns desenhos bem legais na TV, alguns dos quais ainda não citados aqui no blog, e que não existem na Netflix:

  1. Noddy, o detetive no país dos brinquedos (Gloobinho)
  2. Sol, da série Detetives do Prédio AzulDetetives do Prédio Azul – agrada crianças mais velhas também, mas os pequenos já conseguem entender e se divertir com as histórias, que são muito bem boladas (Gloob). Veja mais dicas legais de séries para crianças de 4 a 10 anos
  3. O Zoo da Zu (Discovery Kids) – série que agrada as crianças mais velhas também, assim como o D.P.A.. Desta vez, a história se passa em um zoológico e envolve muitas aventuras com os animais.
  4. Mister BeanMr Bean (Boomerang) – Não é lá muito educativo, mas é engraçado e tem pouquíssimos diálogos, então diverte desde os mais pequenos.
  5. Oi, Duggee (Gloobinho) – desenho curtinho mostrando um aprendizado de um grupo de escoteiros.
  6. Yo Yo (Gloobinho)
  7. A Colmeia Feliz (Zoo Moo) – desenho mais antigo, mas muito bonitinho, com ensinamentos legais sobre comportamento para os pequenos.
  8. MoukMouk (Zoo Moo) – ensina sobre os costumes de vários países do mundo. Muito legal! (Desenho ao lado)
  9. SOS Sônia (Zoo Moo)
  10. Teatro das Fábulas (Zoo Moo)
  11. Cocoricó (TV Rá-tim-bum) – um clássico!
  12. O Show da Luna! (Discovery Kids e TV Rá-tim-bum) – desenho extremamente educativo, já premiado várias vezes, e que agrada a crianças de várias faixas etárias.
  13. Cantando com Ping e Pong (Discovery Kids) – educação musical.
  14. Super Wings (Discovery Kids)
  15. Monchhichi (Discovery Kids)
  16. Meu AmigãozãoThe Happos Family (Boomerang)
  17. Meu Amigãozão (Discovery Kids) – outro desenho lindo, coprodução entre Brasil e Canadá, com vários ensinamentos bacanas e muito sobre a imaginação infantil sendo explorada.
  18. George, o Curioso (Discovery Kids) – adoro! Já escrevi sobre esse desenho aqui no blog.

George O Curioso

19. Floogals (Discovery Kids) – uma descoberta do mundo pelos olhos dos pequenos (e dos E.T.s de outro planeta…)!

Floogals

20. Blaze and the Monster Machines É um desenho com personagens carrões que sempre se metem em grandes aventuras, normalmente correndo de um lado pro outro. Assim como em “Dora” (ver acima), eles sempre nos perguntam o que fazer, pedem ajuda para as crianças contarem, pensarem e interagirem com a história. Achei muito interessante também ele ensinar conceitos de física e matemática de uma maneira lúdica e fácil de entender pelos pequenos. Já vi episódios explicando, por exemplo, o que é elasticidade e o que é aderência.

21. Bluey (TV Cultura e Disney+) – É um desenho muito fofo de uma família de cachorros: o pai, a mãe, Bluey e sua irmãzinha Bingo. Acho que este desenho é mais didático para os pais que para as crianças, viu? Isso porque nos ensina como podemos sempre usar a criatividade, imaginação e as brincadeiras para contornar as birras e outras dificuldades. Os pais da Bluey são incríveis! Este desenho verdadeiramente nos mostra a importância do brincar.

Bluey

EXTRA: O Luiz ainda não tem paciência para ver longas, nem mesmo de animação, mas teve três filmes que ele não só viu e adorou, como já viu dezenas de vezes! Estão disponíveis na Netflix: Menino MaluquinhoMary Poppins e Babá McPhee. (ATUALIZAÇÃO: agora, aos 6 anos, o Luiz ama filmes longos, e já compartilhei os melhores aqui no blog também).

Mary Poppins

 

Leia mais dicas para quem tem criança em casa:

Como comprar o livro de crônicas (Con)vivências, de Cristina Moreno de Castro, do blog da kikacastro.

➡ Quer reproduzir este ou outro conteúdo do meu blog em seu site? Tudo bem!, desde que cite a fonte (texto de Cristina Moreno de Castro, publicado no blog kikacastro.com.br) e coloque um link para o post original, combinado? Se quiser reproduzir o texto em algum livro didático ou outra publicação impressa, por favor, entre em contato para combinar.

➡ Quer receber os novos posts por email? É gratuito! Veja como é simples ASSINAR o blog! Saiba também como ANUNCIAR no blog e como CONTRIBUIR conosco! E, sempre que quiser, ENTRE EM CONTATO 😉

Receba novos posts de graça por emailResponda ao censo do Blog da Kikafaceblogttblog

 


No Amazon Prime Vídeo
você tem acesso a várias séries, desenhos, filmes e animações infantis. Grandes títulos da Disney como Alladin, Capitão Marvel, Avengers End Game, Toy Story 4, Rei Leão e Frozen também estão disponíveis. A assinatura custa apenas R$ 9,90 por mês. E ainda dá direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, filmes e séries de sucesso no Prime Video, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading e muito mais. 


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

9 comments

  1. Olá pessoal. Tô divulgando o desenho animado infantil que produzi: as Estripulices de Clarice e Artur. Quem puder dar uma assisitida, eu agradeço:

    Curtido por 1 pessoa

  2. A Patrulha Canina é um desenho muito perigoso apesar de um detalhe ter me passado despercebido por algum tempo, mas que ao ser questionada pelo meu filho de 3 anos comecei a prestar atenção….2 filhotes tem suas vozes transformadas nas traduções feitas recentemente…tenho o DVD da patrulha canina de Natal, no qual o filhote Marshall tem a voz de fêmea e e até chamada de bobinha comfirmando o que Marshall viria ser de fato, porém, ao assistir o mesmo desenho na internet, a voz de Marshall já é grossa, parecendo ser de um filhote macho…meu filho ao fazer a pergunta se Marshall era fêmea ou macho devido a mudança de voz que ele percebeu, me chamou muito a atenção..

    Curtir

    1. Sim, houve um erro na dublagem de uma das temporadas. Na época meu filho também percebeu, expliquei a ele e ele entendeu. Não vejo perigo nenhum no desenho, é super bonitinho e o roteiro traz muitas histórias e ensina coisas legais como a importância de ajudar ao próximo.

      Curtir

    1. Temos algumas séries clássicas pena que eu não sou criança mas minha mãe botou castelo rá-im-bum e eu falei Ah sai daqui eu nem sou o Zequinha mas aí minha avó já tá vendo novela e como eu apaixono por música desde criança até adolescentes como pop tenn

      Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo