Novo fuso horário

fusohorario

O corpo e, mais especificamente, o cérebro da gente sempre me surpreende.

Imaginem vocês que, até poucos dias atrás, minha rotina era a seguinte: ia dormir entre 1h e 2h da madrugada, acordava entre 9h e 10h da manhã, tinha os momentos de lazer, de dona de casa e de blogueira até umas 15h, e trabalhava a partir das 16h, chegando em casa no começo da madrugada. Uma hora de trânsito para o trabalho na ida, 20 minutos na volta.

Subitamente, meu dia se inverteu: tenho que acordar às 5h30, trabalhar a partir das 7h, tenho o momento lazer/dona de casa/blogueira na metade da tarde e começo da noite e me esforço pra estar dormindo no máximo às 23h30. 25 minutos de trânsito para o trabalho na ida, 55 na volta.

Resultado da conta: os dias estão mais compridos, as horas de sono estão mais curtas — e o trânsito continua igualmente ruim.

Pensei que eu teria grande dificuldade em mudar tão radicalmente meu uso horário. Mas aí é que entra a surpresa com a capacidade de adaptação do corpo! Não estou tendo problema algum em acordar tão cedo e trabalho ligadona na parte da manhã, mesmo nas noites em que acabei dormindo só 4 horinhas.

Por outro lado, o restante do dia ainda não criou rotina — e rotina é bom pra ajudar nessa adaptação.

Teve dias em que cheguei em casa e me mantive acordada, fiz feira, lavei roupas, lavei vasilhas, nadei, corri, deixei cinco posts do blog agendados para entrar às 8h em ponto nos dias seguintes. Noutros, fiquei numa preguiça modorrenta, pingando de sono ao volante no trajeto de volta, e dormi pesado de 18h às 20h, depois tendo dificuldade em ir pra cama às 23h30. Nesses dias, o cansaço é enorme, o corpo fica mole e foi por que, dia desses, não consegui nem postar.

Como explicar? Essa forma diferente de lidar com a rotina também me surpreende: cérebro, meu caro, decida-se!

Só sei que, enquanto meu corpo não se adapta de vez, me fio no meu otimismo, que já encontrou mais pontos positivos que negativos no novo horário, e naquele ditado dos tempos da minha tataravó:

acordarcedo

 

Você já passou por isso? Como fez para se adaptar? Foi fácil? Conta pra mim! 😀

Leia também:


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo