O Brasil vai ganhar, a partir de semana que vem, um canal de jornalismo independente que abordará exclusivamente pautas de segurança pública, Justiça e direitos humanos, o Ponte. E eu já aviso desde já: é bom todo mundo ficar atento ao que será veiculado por ali, porque tenho certeza de que vai ser só reportagem bombástica e muitos furos (e é o que espero já para a estreia).
Falo isso por causa do time de jornalistas que estão tocando o projeto. Começa com meu amigo André Caramante, que já citei várias vezes aqui no blog, passa pela excepcional Laura Capriglione e segue com os feras Bruno Paes Manso, Fausto Salvadori Filho, Claudia Belfort, dentre outros. São “só” os melhores jornalistas de segurança pública e direitos humanos deste Brasil. Sou fã de todos eles e os tenho como inspiração (ao lado do meu pai).
Eles não vão sair publicando qualquer vídeo de celular capturado nas ruas, como já fazem bem outros grupos de jornalismo independente que contam com o caráter viral das redes sociais: se tiverem acesso a um vídeo com carga grave de denúncia, vão publicá-lo junto com um trabalho de jornalismo investigativo, com uma apuração profissional, de quem já trabalha há anos com reportagem e sabe como se faz. Esse é o diferencial em que aposto.
Por isso, recomendo desde já que não só os leitores em geral, mas principalmente os jornalistas de outras Redações fiquem atentos ao que será produzido ali, porque certamente haverá material para grande repercussão e debate público.
Conheça mais a intenção de alguns dos criadores do projeto no vídeo abaixo:
CLIQUE AQUI para ir para o site do Ponte — e salvar o endereço nos Favoritos para acompanhá-lo a partir da semana que vem 😉
VEJA AQUI a lista de apoiadores do projeto, que inclui figuras como Julian Assange, editor do WikiLeaks, os ex-ministros da Justiça José Gregori e Marcio Thomaz Bastos, o cientista político Luiz Eduardo Soares (co-autor de “Tropa de Elite”), o dramaturgo José Celso Martinez Correa, o escritor Paulo Lins (autor de “Cidade de Deus”), o rapper Emicida, o grupo Racionais MC’s, e várias outras pessoas e instituições de peso.
Descubra mais sobre blog da kikacastro
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Kika, gostei da matéria!
CurtirCurtir
Obrigada! Vamos ajudar a divulgar, porque tenho expectativa de que será uma baita duma ponte! 😀
CurtirCurtir
Cris, não tem nada a ver com o post, mas eu queria te mostrar e por isso uso o espaço: vc viu isso?
http://www.huffingtonpost.co.uk/2014/05/29/world-cup-2014-anti-fifa-graffiti-brazil_n_5408811.html
Perfeitos!
Li e logo lembrei do seu blog, aproveitando o gancho da sua galeria de grafites em BH, do seu (ótimo) texto sobre manifestações no início da copa…
Pena que (ao que eu saiba) nenhum veículo brasileiro mostrou esses grafites, um jornal britânico teve que fazer isso!
CurtirCurtir
Eu tinha visto! Realmente, ótimas ilustrações com visões críticas sobre a Copa. Minha favorita não está lá, mas a 5 também é excelente.
Eu vi que a Folha e o Estadão deram matérias superficiais a respeito: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/2014/05/1371382-grafites-com-tema-da-copa-colorem-paredes-do-metro-de-sp.shtml e http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,nos-muros-de-sao-paulo-grafiteiros-retratam-a-copa-do-mundo,1170268
O jornal O Tempo deu melhor, com uma galeria boa também: http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/copa-do-mundo-2014/movimento-re%C3%BAne-picha%C3%A7%C3%B5es-e-arte-contra-a-copa-do-mundo-no-brasil-1.856636
(meu favorito é este quinto que aparece na galeria)
Beijão!
CurtirCurtir