Backup: como transformar seu blog em um arquivo de PDF em 10 passos

cofrecolorir

Outro dia li num blog que o autor tinha perdido tudo o que tinha escrito, depois de vários anos. Esse é um dos piores pesadelos de quem alimenta, com cuidado e dedicação, diariamente, um espaço como este. O meu blog, por exemplo, já tem 847 posts, que vêm sendo publicados quase diariamente desde 25 de dezembro de 2010.

O problema era: como fazer um backup de tanta coisa? Nos meus tempos de “Tamos com Raiva”, meu primeiro bloguinho, fiz o trabalho insano (e burro) de copiar post por post no Word e salvar. Agora, pensei, deve haver um jeito mais fácil.

Hoje descobri esse jeito e fiquei tão feliz que resolvi compartilhar aqui. Imagino que eu não seja tão burra assim e várias pessoas estejam com a mesma dúvida. Então, aí vamos nós no passo-a-passo em 10 partes:

  1. Clique no campo “Ferramentas” do painel de controle do seu WordPress.com. Selecione a opção “Exportar”.
  2. Exporte “todo o conteúdo” e clique em “Download do arquivo de exportação”.
  3. Será gerado um arquivo XML, que será salvo na sua pasta de Downloads ou a que você configurou. O nome dele será algo como blogdakikacastro.wordpress.com.2013-7-16, mas com o nome e data do seu caso.
  4. Acesse o site http://www.blogbooker.com e clique na opção do WordPress (ou Blogger, ou LiveJournal, que são as opções disponíveis).
  5. Clique em “escolher arquivo” e baixe aquele XML que você acabou de exportar pra dentro do seu computador. Abaixo, escreva a URL do seu blog, inclusive o “http://”.
  6. Depois, selecione a data que interessa fazer o backup (eu fiz da criação do blog até a data atual), idioma, fonte do texto, tamanho da fonte e as opções disponíveis (uma das mais interessantes é a “reverse chronological order”, pra que o primeiro post aparecesse antes do mais recente, em ordem cronológica de livro, e não de blog).
  7. Em seguida, clique em “create your BlogBook”.
  8. Demora um tempinho, mas nem tanto, e ele vai te avisando o progresso.
  9. Por fim, vai aparecer um desenho de um livro pronto. Clique com o botão direito sobre a imagem e “Salvar link em…”. Selecione a pasta de destino pra salvar seu livro no computador.
  10. O resultado será um arquivo PDF super bem organizado, na ordem cronológica, com separação de datas, e inclusive um índice! As imagens também vão aparecer, embora pequenas. Salva até os comentários! Não é lindíssimo, mas é muito prático e servirá como uma ótima opção de backup (além do XML propriamente dito, que poderá ser importado para o WordPress sempre que você precisar).

Dica: faça backup com alguma frequência. Não tem nada pior do que perder algo de que nos orgulhamos e que nos dá tanto trabalho!

Meu livrão me deixou feliz: nesses dois anos e meio de blog, já atingiu 2.506 páginas e está com 45 MB 🙂 E o seu? 😀

Ajude a espalhar este serviço!

Leia também:


Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, escritora, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1, TV Globo, O Tempo etc), blogueira há mais de 20 anos, amante dos livros, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Autora dos livros A Vaga é Sua (Publifolha, 2010) e (Con)vivências (edição de autor, 2025). Antirracista e antifascista.

20 comments

  1. Eu fiz isso aí tudo e só consegui uma página escrita “BlogBooker”
    Cadê o conteúdo do blog no arquivo,não era pra vir junto??

    Curtir

      1. Será que não funciona mais?
        Que pena…
        :/
        Tentei salvar tanto em PDF quanto em DOCX,e nenhum dos dois saiu conforme esperado…Queria muito o conteúdo do meu blog em arquivo PDF e/ou documento do Word…
        Não teria outro site?

        Curtir

  2. Gente como estava procurando isto, o meu blog eu acabei vendendo na pandemia e nunca passou pela minha cabeça que quem comprou ia apagar eu deveria se soubesse ter salvo em algum pdf, mas por sorte parte do material eu tenho que era um trabalho da faculdade, vou refazer e agora com esta ferramenta salvar. Estou com outros blogs escrevendo e vou aproveitar para salvar também.

    Curtir

Deixe um comentário

Descubra mais sobre blog da kikacastro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo