Backup: como transformar seu blog em um arquivo de PDF em 10 passos

cofrecolorir

Outro dia li num blog que o autor tinha perdido tudo o que tinha escrito, depois de vários anos. Esse é um dos piores pesadelos de quem alimenta, com cuidado e dedicação, diariamente, um espaço como este. O meu blog, por exemplo, já tem 847 posts, que vêm sendo publicados quase diariamente desde 25 de dezembro de 2010.

O problema era: como fazer um backup de tanta coisa? Nos meus tempos de “Tamos com Raiva”, meu primeiro bloguinho, fiz o trabalho insano (e burro) de copiar post por post no Word e salvar. Agora, pensei, deve haver um jeito mais fácil.

Hoje descobri esse jeito e fiquei tão feliz que resolvi compartilhar aqui. Imagino que eu não seja tão burra assim e várias pessoas estejam com a mesma dúvida. Então, aí vamos nós no passo-a-passo em 10 partes:

  1. Clique no campo “Ferramentas” do painel de controle do seu WordPress.com. Selecione a opção “Exportar”.
  2. Exporte “todo o conteúdo” e clique em “Download do arquivo de exportação”.
  3. Será gerado um arquivo XML, que será salvo na sua pasta de Downloads ou a que você configurou. O nome dele será algo como blogdakikacastro.wordpress.com.2013-7-16, mas com o nome e data do seu caso.
  4. Acesse o site http://www.blogbooker.com e clique na opção do WordPress (ou Blogger, ou LiveJournal, que são as opções disponíveis).
  5. Clique em “escolher arquivo” e baixe aquele XML que você acabou de exportar pra dentro do seu computador. Abaixo, escreva a URL do seu blog, inclusive o “http://”.
  6. Depois, selecione a data que interessa fazer o backup (eu fiz da criação do blog até a data atual), idioma, fonte do texto, tamanho da fonte e as opções disponíveis (uma das mais interessantes é a “reverse chronological order”, pra que o primeiro post aparecesse antes do mais recente, em ordem cronológica de livro, e não de blog).
  7. Em seguida, clique em “create your BlogBook”.
  8. Demora um tempinho, mas nem tanto, e ele vai te avisando o progresso.
  9. Por fim, vai aparecer um desenho de um livro pronto. Clique com o botão direito sobre a imagem e “Salvar link em…”. Selecione a pasta de destino pra salvar seu livro no computador.
  10. O resultado será um arquivo PDF super bem organizado, na ordem cronológica, com separação de datas, e inclusive um índice! As imagens também vão aparecer, embora pequenas. Salva até os comentários! Não é lindíssimo, mas é muito prático e servirá como uma ótima opção de backup (além do XML propriamente dito, que poderá ser importado para o WordPress sempre que você precisar).

Dica: faça backup com alguma frequência. Não tem nada pior do que perder algo de que nos orgulhamos e que nos dá tanto trabalho!

Meu livrão me deixou feliz: nesses dois anos e meio de blog, já atingiu 2.506 páginas e está com 45 MB 🙂 E o seu? 😀

Ajude a espalhar este serviço!

Leia também:

Anúncios

14 comentários sobre “Backup: como transformar seu blog em um arquivo de PDF em 10 passos

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s